Connect with us

Mais de 15 apresentações culturais afro-brasileiras chegam à Mata Norte

Evento integrante da turnê 'Maracacongo' começou na última terça-feira (7) e tem apresentação final marcada para o próximo sábado (12)

Exposições

Mais de 15 apresentações culturais afro-brasileiras chegam à Mata Norte

Mais de 15 apresentações culturais afro-brasileiras chegam à Mata Norte

A turnê nacional, intitulada de ‘Maracacongo’, está na região Mata Norte deste a última terça-feira (7). Contemplando atividades culturais simultâneas, o projeto pode ser acompanhado nos municípios de Aliança, Goiana e Itambé. Com projeção final no próximo domingo (12), o evento vai ter lançamento de livro, oficinas e roda de debate.

No geral, cerca de 17 atrações vão animar o público regional. Um dos principais espetáculos é o Maracacongo, responsável por unir no palco, os grupos Negro por Negro (Brumadinho/Minas Gerais) e Maracatu Estrela de Ouro (Aliança/PE), além do cantor e compositor Afonjah.

Outros atrações são o Maracatu Leãozinho das Flores (Itambé); Maracatu Leão da Fronteira (Itambé); Orquestra Zezé Correia (Aliança); – Índios Orubá (Goiana);Caboclinho 7 Flexas (Goiana); Orquestra Pedra Preta (Itambé), entre outros.

Aprovado no Edital do Instituto Cultural Vale, o projeto ocupará, por seis dias, escolas, biblioteca, ginásio esportivo, clube e teatro dos três municípios que vão sediar as atividades.

“Este evento tem como finalidade festejar as danças, costumes e práticas dos povos originários e de nossos ancestrais, unindo a cultura popular do Maracatu Rural, que tem sua origem aqui na região da Zona da Mata Norte do Estado às tradições do Congo, de Minas Gerais”, analisou Afonso Oliveira, produtor cultural e coordenador da turnê.

A cidade de Aliança teve os eventos iniciados na última terça, com atividades na zona urbana e rural. Oficinas de Congo/Moçambique e de Maracatu Rural estão agendadas para o local. Goiana recebe oficinas de Maracatu Rural e Congo/Moçambique a partir da próxima quinta-feira (9).

Já Itambé, que tem início no mesmo dia, sediará as oficinas de Maracatu Rural e Congo/Moçambique, na Quadra do Ginásio de Esportes José Mendes Filho, nos turnos da manhã e tarde. No último dia da turnê na Mata Norte, uma roda de diálogo será feita com mestres da cultura popular e a comunidade local.

Serviço

Evento: Mata Norte recebe mais de 15 apresentações culturais afro-brasileira;

Data e horário: 07 de junho (terça-feira) até 12 de junho (domingo);

Local: Aliança, Goiana e Itambé.

Continue Reading
Faça seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Exposições

To Top