Connect with us

Bloco Cordão da Bola Preta 2014 – Programação Bola Preta 2014

Uncategorized

Bloco Cordão da Bola Preta 2014 – Programação Bola Preta 2014

Bloco Cordão da Bola Preta 2014 – Programação Bola Preta 2014




Foto: Logo Bola Preta 2014. Arte: Renato Aroeira

Cordão da Bola Preta 2014. Arte: Renato Aroeira

O  Cordão da Bola Preta 2014 irá realizar o desfile do bloco no dia 01 de março. Como nos anos anteriores, a concentração do bloco acontece a partir das 7hs da manhã, na Av. Rio Branco, cruzando com a Presidente Vargas no Centro do Rio de Janeiro. A Programação do Cordão da Bola Preta começa ainda antes do Carnaval com a feijoada do Bola no dia 15 de fevereiro.

A nova corte real do Cordão da Bola Preta 2014 já foi apresentada e Patrícia Pontes foi coroada como a nova rainha. Maria Rita leva o título de madrinha e Neguinho da Beija-Flor levou o título inédito de padrinho do bloco.

Programação Cordão da Bola Preta 2014

Confira abaixo a programação do Cordão da Bola Preta em 2014:

Dia 15 de fevereiro:

Feijoada do Bola Especial – 12h

Atrações: Banda Show do Cordão da Bola Preta, Portela (a confirmar), grupo de samba (a conformar)

Local: Sesc São João de Meriti. Av. Automóvel Clube, número 66, Centro.

Inscrições abertas no Sesc São João. Valor de R$50,00 para associados e R$95,00 para o público com transporte (com saída de 11h e retorno às 18h) , serviço de bordo, feijoada, camisa do Cordão da Bola Preta e os ingressos.

Dia 21 de fevereiro: 

Pré-desfile do Grito de Alerta…O maior dos maiores está chegando. – 20h.

Atração: Banda Show do Cordão da Bola Preta.

Local: Avenida Rio Branco.

Dia 01 de março: 

Desfile oficial do Cordão da Bola Preta. “Tradição, paz, amor e folia” – 09h.

Atração: Banda Show do Cordão da Bola Preta.

Local: Avenida Rio Branco.

Macarronada Carnavalesca – 12h.

Atração: Banda Show do Cordão da Bola Preta.

Local: Sede do Cordão da Bola Preta. (Rua da Relação, 03 – Centro)

Dias 02, 03 e 04 de março: 

Baile de Carnaval – 23h.

Atração: Banda Show do Cordão da Bola Preta.

Dia 04 de março: 

Baile Infantil de Carnaval – 15h.

Atração: Banda Show do Cordão da Bola Preta.

Conheça mais o Bloco Cordão da Bola Preta

Fundado em 1918, o Cordão da Bola Preta é um dos mais antigos e tradicionais blocos do carnaval carioca. A partir de 2012 se tornou o maior bloco de carnaval de rua do mundo, atraindo mais de 2,3 milhões de pessoas. Até então o maior bloco do mundo era o Galo da Madrugada de Recife.

No inicio dos anos 20, época de seu inicio, o Cordão do Bola Preta só funcionava em sedes alugadas entre o mês de novembro até o dia do carnaval.

Dizem os mais antigos membros do Cordão da Bola Preta, que o nome surgiu no dia em que os membros do bloco, até então chamado “Só se bebe água”, estavam fazendo umas comemorações de um novo cordão no Bar Nacional ou o Bar da Brahma. De repente passou uma mulher linda com corpinho de violão se mexendo que nem um pandeiro, com um vestidinho branco de bolas pretas, nesse momento um dos fundadores gritou: “Encontrei o nome perfeito: Cordão da Bola Preta!”.

Em 1930 os compositores Nelson Barbosa e Vicente Paiva criaram a marcha de carnaval “Quem Não Chora Não Mama”, que ficou famosa e conquistou o coração e o espírito dos foliões do Rio de Janeiro, permanecendo até hoje como hino oficial.

Na década de 40, o bloco já tinha conquistado um grande número de associados e assim conseguiram adquirir sua primeira sede. Ela foi inaugurada em 31 de dezembro de 1949 e funcionou até 2008, a nova sede teve que ser fechada por dívidas, nessa época os “Bolapretenses” como se autodenominam, juntaram-se para ajudar a salvar seu clube do coração. Em 2009 o Bola Preta conseguiu uma nova sede na Lapa lugar mais boêmio do Rio de Janeiro quando conseguiu solucionar as dívidas.

Na sede ocorriam os ensaios dos bailes de carnaval e do bloco, a nova casa animava o povo o ano inteiro, tocava de tudo, Pagode, Black Music, Samba e até Forró.  Foram nessas festas que surgiram os grandes sucessos do carnaval, que até hoje, fazem a alegria da maior festa popular do nosso país.

O lema máximo do Cordão do Bola Preta é incentivar e agregar a música popular brasileira e o carnaval carioca, de todas as suas formas, como: educação artística, musical e cultural, mantendo aberto ao povo brasileiro.

Nós últimos anos a maioria dos clubes deixaram de realizar os bailes de carnaval e os blocos de rua estavam esquecidos e acabados, o Bola Preta, manteve a tradição, incentivando muitos dos blocos que existem hoje em dia, até se diz que o carnaval começa quando o Cordão da Bola Preta bota o bloco para agitar na primeira manhã de sábado de carnaval.




Acompanhe as novidades e promoções da Agenda Cultural de Festas e Shows em Recife é só curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>



Continue Reading
To Top