Connect with us

Exposição com temática de São João permanece na Casa do Carnaval

Com temática de "São João é alquimia - Um lugar de memória", evento tem ocorrido no Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural

Exposições

Exposição com temática de São João permanece na Casa do Carnaval

Exposição com temática de São João permanece na Casa do Carnaval

O Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – Casa do Carnaval, no Pátio de São Paulo, em Recife (PE), tem sido palco da exposição “São João é alquimia – Um lugar de memória”. O evento que, acontece desde 1° de julho à 15 de julho, pode ser visitado de terça-feira a sexta-feira, entre 10h e 16h, e, aos domingo, das 13h às 16h.

Promovida pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade da capital pernambucana, a exposição contempla a celebração das tradições e brincadeiras juninas. Acima de tudo, aquelas que compreendem a identidade do povo recifense e nordestino. A mostra possui uma série de cinco textos escritos pela pesquisadora de cultura popular Carmem Lélis, especialista da Secretaria de Cultura.

As produções abarcam o ciclo festivo que, de acordo com um dos textos expostos, “se aconchega na lida do povo, celebra um Brasil profundo, abarrotado de histórias e fé”. Além disso, as produções podem ser vistas pelo público por meio de QR Codes, para serem ouvidos pelo celular, na voz da própria Carmem, numa parceria com a rádio pública Frei Caneca FM.

A exposição ainda tem um altar para os santos juninos e com a representação de um cortejo, composto por camisetas com os temas defendidos, durante os últimos anos, pelos mais tradicionais grupos de quadrilhas juninas da cidade. Os visitantes podem tentar a sorte no amor, no oratório junino, endereçando simpatias e adivinhas ao santo casamenteiro.

No término da exposição, eles serão convidados a integrar uma participação no mural para responder sobre suas memórias juninas e que sentidos elas aguçam principalmente, se olfato, visão, audição, tato ou paladar. A mostra atende a uma iniciativa da equipe da Casa do Carnaval, com projeto expográfico de Adélia Collier e Carlos Moura (KombeirodoAmor).

 

Serviço

Evento: exposição “São João é alquimia – Um lugar de memória”;

Data e horário: De 1 de julho a 15 de julho, entre 10h e 16h;

Local: Centro de Formação, Pesquisa e Memória Cultural – Casa do Carnaval, no Pátio de São Pedro;

Ingressos: Gratuito.

Continue Reading
Faça seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Exposições

To Top