Connect with us

Feirinha de Boa Viagem: Vale a Pena?

Feirinha de Boa Viagem

Boa Viagem

Feirinha de Boa Viagem: Vale a Pena?

Feirinha de Boa Viagem: Vale a Pena?

O bairro de Boa Viagem no Recife, surgiu no século XVII, quando foi construída uma Igreja em homenagem a Nossa Senhora de Boa Viagem. A Igreja foi construída para que os pescadores locais fizessem suas preces. A Feirinha de Boa Viagem é tradicional na região.

Com o passar dos anos, o bairro foi ganhando algumas construções e se transformou um bairro de veraneio da capital Recife. Com a construção da Avenida Boa Viagem no início do século XX, o Bairro de Boa Viagem se tornou o bairro mais rico da Zona Sul da capital de Pernambuco.

O Bairro de Boa Viagem, tem uma posição privilegiada junto ao mar, onde fica localizada a Praia de Boa Viagem, uma das praias mais famosas do Brasil. A praia é uma praia bem urbana, com arranha céus de um lado e o lindo mar de Boa Viagem do outro.

A Praia de Boa Viagem tem um calçadão de cerca de 8 quilômetros de extensão. A larga faixa de areia com vários coqueiros e as piscinas naturais formadas com a maré baixa, proporcionam aos turistas um lindo visual da praia. O mar possui águas calmas e mornas durante a maior parte do ano.

O Bairro de Boa Viagem é muito procurado por turistas todos os anos. Nos meses de verão ou nas férias de julho, a cidade fica repleta de turistas de várias partes do Brasil e do mundo.

No Bairro de Boa Viagem, é possível encontrar uma infinidade de bares, restaurantes e pubs para fazer uma refeição, lanchar o comer um petisco. A noite na cidade é muito animada e os turistas costumam virar a madrugada em bares e festas pela cidade.

 

Feira de Artesanato de Boa Viagem

Feirinha de Boa Viagem

O estado é muito rico culturalmente. Pernambuco se destaca em artes cênicas, dança, música e outras manifestações artísticas. Através das mãos dos artesãos pernambucanos, simples matérias primas têm se transformado em verdadeiras obras de arte. Com muita criatividade, estes artistas têm produzido ao longo dos anos no estado, as mais diversas peças de artesanato. São os mais diversos produtos utilizados, como couro, madeira, barro, fibras, couro etc. O artesanato é considerado um dos grandes patrimônios do povo pernambucano.

Devido ao forte incentivo dado pelo turismo na região, o artesanato no estado de Pernambuco se tornou uma importante atividade econômica no estado. O Governo de Pernambuco, têm investido bastante em programas para que esta atividade gere cada vez mais valor e renda para os artesãos e suas famílias.

A feira artesanato de Boa Viagem, no Recife, é considerada a mais antiga do gênero no Brasil. A feirinha de artesanato funciona na praça de Boa Viagem desde 1966. Ela fica bem ao lado da Igreja de Nossa Senhora de Boa viagem, próximo a Praia de Boa Viagem.

Na feirinha de Boa Viagem, é possível encontrar os mais diversos tipos de produtos feitos pelos artesãos do estado de Pernambuco.

O que se pode comprar na Feirinha de Boa Viagem:

  • Redes Brasileiras;
  • Quadros;
  • Bijuterias;
  • Malas;
  • Roupas;
  • Biquínis;
  • Cangas;
  • Calçados;
  • Malas;
  • Utensílios de madeira;
  • Enfeites para casa;

Na Feira de Artesanato de Boa Viagem também é possível comer muito bem. Existem dezenas de barraquinhas com os mais diversos tipos de comidas e bebidas para os turistas que estão fazendo suas compras.  Na parte gourmet da feira, é possível encontrar doces, tortas, bolos, pratos típicos, tapiocas, crepes, hambúrgueres, cachorros-quentes etc. Além das comidas, também é possível encontrar várias barraquinhas que vendem bebidas e preparam drinks.

A Feira de Artesanato de Boa Viagem funciona todos os dias das 16:00 às 22 horas. Se você está na cidade de Recife não deixe de visitá-la.

 

O que fazer na Cidade de Recife

A Cidade de Recife possui inúmeros pontos turísticos. Não é à toa que milhares de turistas do Brasil e de outros países visitam a capital todos os meses. O Turismo se tornou um grande tesouro da capital pernambucana desde os anos de 1950. Com a vinda da população do interior para a capital, houve um grande crescimento das cidades próximas ao litoral e o turismo foi fortemente impulsionado no estado e Pernambuco. A Capital Recife é uma das capitais brasileiras mais visitadas por turistas todos os anos.

No verão, o índice de chuva diminui e a água do mar fica mais quente. Este é o período em que a cidade recebe mais turistas. Há movimento de pessoas em todos os cantos da cidade, seja em qual hora for. Para aqueles que gostam de locais menos movimentados e passeios mais sossegados devem escolher visitar a cidade fora deste período (de março a agosto a cidade costuma ter menos turistas, mas nem por isso deixa de ser movimentada e ter diversas atrações legais).

O carnaval é o ápice da chegada de turistas na cidade. Famoso mundialmente, o Carnaval de Recife e Olinda, leva milhões de foliões às ruas atrás de seus tradicionais blocos carnavalescos.

A maior parte dos turistas chega a Recife através do Aeroporto Internacional de Guararapes. O aeroporto, que é considerado um dos melhores do país, têm voos frequentes e excelente infraestrutura para receber os turistas.

Se hospedar na Cidade de Recife também não é difícil. Repleta de hotéis e posadas, têm opção para todos os gostos e bolsos. As opções de hospedagem são tantas que vale a pena perder algumas horas antes de fazer as reservas procurando o melhor local para você.

Praias da Cidade de Recife

A Recife possui dezenas de belas praias. A mais famosa delas, a Praia de Boa Viagem, é um das mais visitadas do Brasil.

Veja a seguir o que encontrar em algumas praias do Recife:

  1. Praia de Boa Viagem: A Praia de Boa Viagem, recebe uma grande quantidade de turistas principalmente na alta temporada. A praia de cerca de 9 quilômetros de extensão possui um calçadão com ciclovia, vários quiosques e barracas para atender os turistas e moradores locais. De águas claras e calmas, possui um visual encantador.
  2. Praia do Pina: Fica bem ao lado da Praia de Boa Viagem, entre esta e o Centro Histórico de Recife. A praia possui boa infraestrutura para os turistas. O local tem uma vida noturna bem movimentada.
  3. Porto de Galinhas: Apesar de ser um pouco mais afastada da capital (cerca de 20 quilômetros), se você estiver em Recife, vale apena visitar esta praia. A Praia possui muitas belezas naturais, várias piscinas naturais e um mar bastante azul. O comércio local é bem movimentado e os moradores locais bem simpáticos com os turistas.
  4. Praia dos Carneiros: A cerca de 100 quilômetros da capital Recife, esta é uma das mais belas praias do litoral pernambucano. A praia de areias muito brancas, possui águas bem transparentes e tranquilas. Um belo local para apreciar a paisagem e descansar.

 

Pontos Turísticos em Recife

Na cidade existem dezenas de pontos turísticos para ser visitados pelos turistas.

Veja abaixo alguns destes locais.

  1. Recife Antigo: O centro histórico da Cidade de Recife é também conhecido como Recife Antigo. O local possui muitas construções do período colonial do Brasil. Prédios históricos, igrejas, museus e pontes compõem uma bela paisagem do centro da cidade. Quem está na cidade, não pode deixar de percorrer a pé as ruas do Recife Antigo.
  2. Praça do Marco Zero (Praça Rio Branco): A praça fica localizada a beira do cais do porto de Recife, banhada pelo rio Capibaribe. De belo conjunto arquitetônico, é o local em que foi fundada de cidade de Recife. O chão da praça é marcado por uma Rosa dos Ventos feita pelo artista plástico Cícero Dias.
  3. Paço do Frevo: O frevo, ritmo típico do estado de Pernambuco, foi considerado como Patrimônio Imaterial da Humanidade de 2012. O Paço do Frevo é o principal local de preservação da cultura do Frevo na Cidade de Recife. Lá acontecem aulas de dança, músicas e diversas apresentações de Frevo.
  4. Parque 13 de Maio: O Parque 13 de Maio foi inaugurado em 1939. Construído sobre um aterro no bairro Santo Amaro em Recife, possui diversas árvores da flora brasileira. No parque também é possível encontrar diversos monumentos.
  5. Arena Pernambuco: Construída para sediar os jogos da Copa de 2014, a Arena Pernambuco foi inaugurada em abril de 2013. Com capacidade para 46 mil pessoas a arena fica a cerca de 20 quilômetros da cidade de Recife. Além de eventos esportivos de grande porte, a arena costuma receber vários shows musicais durante todo o ano.
  6. Oficina de Cerâmica Francisco Brennand: O local foi criado por Francisco Brennand, um famoso ceramista pernambucano. A Oficina é um grande espaço a céu aberto onde é possível apreciar não só as esculturas de Francisco, mas como também de vários outros grandes artistas.
  7. Casa da Cultura de Pernambuco: A Casa da Cultura do Recife, possui cerca de 130 lojas de artesanato. Neste local é possível encontrar redes, bonecas de pano, tapetes, artigos de couro e cerâmica, bijuterias e muito mais. A Casa da Cultura de Recife foi instalada na antiga Casa de detenção da Cidade, considerado Patrimônio Histórico da Cidade. Lá acontecem com frequência apresentações de grupos folclóricos e de danças típicas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Continue Reading
Faça seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Boa Viagem



Publicidade

Mais Lidos

Redação

Agenda Cultural

To Top