Connect with us

Praia de Boa Viagem: As Melhores Dicas praia de boa viagem

Praia de Boa Viagem

Boa Viagem

Praia de Boa Viagem: As Melhores Dicas praia de boa viagem

Praia de Boa Viagem: As Melhores Dicas praia de boa viagem

Para quem está viajando para o nordeste brasileiro, a Praia de Boa Viagem é a mais famosa de Recife e uma das mais belas  de Pernambuco. Localizada no bairro de mesmo nome, esta famosa estância turística liga a Praia do Pina à Praia da Piedade e tem um litoral de aproximadamente 7 km .

Veja como vale a pena conhecer essa linda e ensolarada atração, mas mantendo a tradição e a força de uma marca admirada por Pernambuco e pelo Brasil inteiro.

 

Conheça um pouco sobre a Praia de Boa Viagem

Praia de Boa Viagem

A Praia de Boa Viagem fica a apenas 5 km do Aeroporto Internacional do Recife e fica na área mais famosa da cidade, por isso há bons hotéis e pousadas  nas proximidades. Maré baixa quando os recifes de coral criam uma barreira protetora na água.

Esta praia tem águas mornas e esverdeadas e oferece não só um bom banho de mar como também um excelente pano de fundo para a vista: quiosques de venda de bebidas e vendedores ambulantes e barracas (aquelas com preços mais altos que os quiosques) na areia.

Boa Viagem é uma praia com ondas relativamente fracas, pois a costa é protegida por um grande recife. Várias piscinas naturais se formam durante a maré baixa, especialmente ao redor do  Golden Tulip Hotel.

A praia conta com várias placas na praia alertando sobre ataques de tubarões. Ataques de tubarão acontecem em Recife, por isso é importante tomar algumas precauções, por exemplo, evitar mergulhar na maré alta, evitar mergulhar quando estiver sangrando, não usar objetos brilhantes ao entrar no mar e não se afastar muito da areia entre outras coisas.

A praia fica localizada no bairro de mesmo nome, na zona sul do Recife, o bairro de Boa Viagem. Ele é considerado um bairro bastante residencial e de fácil acesso por ser a praia mais famosa da capital pernambucana.

A região concentra as principais opções de hospedagem da cidade,  que para o turista que chega  lá é em um hotel ou pousada próxima.

Para chegar à praia a partir do Aeroporto Internacional dos Guararapes, que tem voos regulares das principais cidades do Brasil, são apenas 5 km até a Praia de Boa Viagem, final onde você passará a noite.

Sendo assim, ao contrário de outras capitais brasileiras, não fica longe do aeroporto principal, o que torna o transporte mais barato. Por via terrestre, a rodoviária também é bastante movimentada e oferece muitas opções de horários. Mas é mais longe da praia do que do aeroporto. Fica a 20 km da praia, ou cerca de meia hora de táxi ou Uber.

Para quem vai visitar a Praia de Boa Viagem o verão é a estação mais indicada, pois seca, com temperaturas médias em torno de 28°C, enquanto o inverno é o mais chuvoso, com temperaturas médias  em torno de 25°C.

O calor é constante durante todo o ano, sem flutuações significativas de temperatura. O que é fácil perceber  é que embora o verão seja a estação mais seca, o inverno é chuvoso, por isso não é uma época muito adequada para viajar, pois a chuva pode atrapalhar os passeios ao ar livre e os dias desejados à beira-mar.

Falando sobre as épocas do ano, o final de dezembro, janeiro, carnaval e julho são períodos de alta temporada. Para quem é flexível e consegue planejar sua viagem, recomendamos  meses alternativos  como março, setembro, abril e novembro, quando os preços de hotéis e passagens não são tão altos. Eles são tão altos e, ao mesmo tempo,  há menos risco de dias chuvosos.

 

O que fazer na Praia de Boa Viagem

Primeiramente, vale lembrar que toda a estrutura da Praia de  Boa Viagem é muito propícia ao turismo. Com barracas e quiosques padronizados na beira da praia e várias opções de comida e bebida na Avenida Boa Viagem,  toda a região é um ótimo lugar para passar o dia.

Os prédios que agora rodeiam a praia, no princípio foram motivos de críticas, mas foi um ponto crucial para o desenvolvimento do  que hoje é o bairro mais nobre e prestigiado do Recife, perdendo apenas para Jaqueira no índice de desenvolvimento da cidade.

A praia é muito agradável, com águas mornas e piscinas naturais que dão beleza à paisagem, aliadas aos muitos coqueiros que margeiam a orla. Há poucas ondas, o que torna o local muito conveniente para o mergulho.

Porém, um dos grandes problemas da Praia de Boa Viagem é o grande número de ataques de tubarões que ocorreram nos últimos anos, principalmente em surfistas. A partir da década de 1990, os casos se tornaram mais frequentes e ganharam manchetes. Então, recomenda-se cuidado e respeito ás sinalizações e procedimentos de seguranças passados aos banhistas.

Salvo essas observações, a Praia de Boa Viagem é um excelente ponto para quem mora na cidade e para aqueles que estão visitando, pois oferece uma série de atividades que podem ser feitas. Entre elas:

  • Mergulho nas Piscinas naturais

Apesar de urbana e cercada de arranha-céus, a Praia de Boa Viagem goza de um clima relaxante e maravilhosas paisagens naturais. As piscinas naturais que se formam na maré baixa não só oferecem segurança, mas também águas claras e mornas, ideais para banho. Portanto, é um ambiente altamente recomendado para crianças e para quem não gosta de ondas fortes.

 

  • Aproveitar o calçadão

 Para aqueles que querem sentar e relaxar próximo à Praia da Boa Viagem, é possível optar pelo calçadão, que é um dos lugares mais populares. Lá, você pode encontrar diversos quiosques para alugar e fazer festas ou churrascos com seus amigos e parentes.

Além disso, existem outros quiosques que ainda vendem bebidas alcoólicas e todos os tipos diferentes de comida. Vendedores ambulantes e muitas barracas também são encontrados aqui.

Uma das vantagens do Calçadão é que ele ajuda a  evitar longas filas, principalmente nos finais de semana ou durante a temporada, já que Recife fica lotada no Carnaval de Recife e Carnaval de Olinda, por exemplo.

Muitas lojas e restaurantes ficam bem em frente à praia, então você não precisa se preocupar em parar para comprar lembrancinhas, também para ter uma lembrança agradável de Recife e da Praia de Boa Viagem.

Em Boa Viagem, a Orla é bem estruturada, o que permite uma boa caminhada, já que  a praia recebeu recentemente uma pista de cooper com asfalto ecológico (meu caso), bater bola nas quadras de esportes e andar de bicicleta pelo passeio.

Você pode encontrar banheiros públicos GRATUITOS ao longo do passeio, quando eu estava lá, eles estavam limpos! Boa Viagem precisa de melhorias nos bancos, quiosques e iluminação do calçadão.

  • Feirinha de Boa Viagem

A Feira de Boa Viagem fica na Rua Barão de Souza Leão e funciona das 16h às 22h. Uma parte da feira é dedicada à venda de artesanato local, souvenirs e roupas. O mercado tem várias barracas de tapioca.

Sendo assim, você pode escolher entre sabores mais tradicionais como queijo e leite condensado de coco, ou experimentar novas combinações como carne seca, carne de sol, frango  cheddar, sarapatel e tantas outras delicias.

A feira é uma ótima parada para comprar lembrancinhas e  conhecer um pouco mais da história da cidade. A missa acontece no pátio da Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem, construída na época do Brasil-Colônia. É um dos templos com maior conquista patrimonial do Recife, foi a igreja que deu nome à praia mais famosa da região.

  • Parque Dona Lindu

Nas proximidades da praia, fica o Parque Dona Lindu, no bairro de Boa Viagem também é sinônimo de cultura e lazer para os turistas, há o Parque Dona Lindu entre as avenidas Boa Viagem e Visconde de Jequitinhonha, idealizado por Oscar Niemeyer, é o local ideal para quem pratica esportes como skate e andar de bicicleta ou fazer uma pausa.

Além disso, o Parque Dona Lindu também abriga o Teatro Luiz Mendonça com capacidade para 587 pessoas, palco reversível que pode ser direcionado para o interior do teatro ou para o exterior do parque, apresentando crianças e adultos. E a Galeria Janete Costa, construída em homenagem ao arquiteto e designer pernambucano e dedicada à exposição de grandes obras de arte.

 

O que fazer a noite na Praia de Boa Viagem

Quem procura por opções para a noite na Praia da Boa Viagem, há um bar popular  na área: o Manhattan, que também funciona  como café e teatro. A música também é uma das principais ofertas desta instalação.

Nas proximidades há também a Galeria Joana D’Arc, que apesar de ser muito  popular em Recife, é uma das melhores da região. Principalmente à noite, pois há muitas lojas diferentes e os melhores restaurantes.

Já  se você gosta  de beber muito, o UK Pub é  sua grande referência na cidade, pois o local tem música ao vivo, geralmente rock ‘n’ roll e estilo MPB. Em questão de funcionamento, o BAR fecha sempre às segundas-feiras e quartas-feiras. O local conta ainda com uma enorme pista de dança, perfeito para quem gosta de farrear e conhecer pessoas.

Gostou das nossas dicas sobre a Praia da Boa Viagem? Para mais dicas como essa, continue nos acompanhando.

Continue Reading
Faça seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Boa Viagem

To Top