Connect with us

Selo Pernambuco comemora 80 anos de Caetano Veloso

E-book contempla clássico texto do escritor Silviano Santiago, chamado de Caetano Veloso enquanto superastro, de 1972

Exposições

Selo Pernambuco comemora 80 anos de Caetano Veloso

Selo Pernambuco comemora 80 anos de Caetano Veloso

Os 80 anos de Caetano Veloso vai ser comemorado pelo Selo Pernambuco/Cepe Editora. A plataforma vai oferecer, durante este mês, o e-book gratuito Caetano Veloso enquanto superastro. Tanto o título quanto o clássico ensaio publicado há 50 anos pelo escritor mineiro Silviano Santiago são iguais.

De acordo com o editor do selo, Schneider Carpeggiani, o ensaio favorece os estudos culturais no Brasil. “Nele, Silviano Santiago propõe um olhar acadêmico para o fenômeno do popstar, um viés que não era comum naquela época”, destaca.

Ainda segundo Schneider, naquela oportunidade  “não era de bom tom um intelectual falar de cultura pop, mas esse texto é uma prova do quanto Silviano sempre esteve atento tanto para a dinâmica das ruas quanto para a dinâmica da academia. Hoje a academia fala sobre postar, sobre brega… Tornou-se comum. Mas não era assim naquele começo dos anos 1970″, adiciona o editor.

O documento comporta a coletânea de ensaios Uma literatura nos trópicos, divulgada originalmente em 1978, e relançada em 2019, pelo Selo Pernambuco/ Cepe Editora, com adição de ensaios que ficaram de fora da edição original.

Nascido no dia 7 de agosto de 1942, o músico, compositor e cantor baiano Caetano Veloso soma alguns prêmios. O mais recente deles aconteceu em 2020, quando conquistou a melhor canção em Língua Portuguesa, a “Pardo”, além de melhor álbum de Música Popular Brasileira (MPB), intitulado de “Caetano Veloso & Ivan Sacerdote (com Ivan Sacerdote)”.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

To Top