Connect with us

Obra de Gilvan Samico integra calendário 2023

Gilvan José Meira Lins Samico, gravurista e desenhista, é homenageado pela Cepe no calendário da próxima temporada

Exposições

Obra de Gilvan Samico integra calendário 2023

Obra de Gilvan Samico integra calendário 2023

O gravurista Gilvan José Meira Lins Samico, considerado um dos maiores expoente da xilogravura no Brasil, é homenageado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) no calendário 2023 da empresa. Acima de tudo, as obras de Samico (1928-2013), que possui vários personagens bíblicos, figuras de lendas e animais fantásticos, fazem parte de ilustrações de todas as folhas em imagens produzidas pelo fotógrafo Helder Ferrer.

Conforme o jornalista e editor da Cepe, Diogo Guedes, as fotos retratam o trabalho de Gilvan Samico em fases diversas: dos anos 1960 até a década de 10 do século 21, passando pelos anos 1970, 1980 e 1990.

“Ele é um artista conhecido do grande público, um grande nome da xilogravura brasileira, que fala muito sobre as nossas referências, nosso imaginário. Samico se apropria do imaginário popular e da literatura do cordel e cria um estilo próprio”, declara Diogo Guedes.

Em contrapartida aos anos anteriores, o calendário 2023 possui formato vertical e chegou a ser impresso em papel offset, menos brilhoso, para privilegiar e não interferir na obra do homenageado. No meio das imagens estão “A Luta dos Anjos” (1968), em janeiro; “No Reino da Ave dos Três Punhais”(1975), em março; “O Enigma” (1989), em agosto; e “O Devorador de Estrelas” (1999), em outubro.

 

Serviço

Evento: Lançamento do calendário 2023 da Cepe;

Dia/Horário: De segunda a sexta-feira, em janeiro;

Local: Livrarias Cepe Editora;

Entrada: Gratuito.

Continue Reading
Faça seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Exposições

To Top