Muafro Recife expõe obras do escultor Otávio Bahia em reabertura de salão
Nesta quinta-feira (19), a partir das 19h, o Museu de Arte Afro Brasil Rolando Toro (Muafro Recife) vai ser reaberto com duas exposições inéditas: “Um homem com calos nas mãos não precisa de identidade”, do escultor de máscaras africanas Otávio Bahia, e “Eu sou um Brasil que o Brasil não conhece”, construída pela fotógrafa Nathalia Martins.
Este segundo tem a missão de resgatar memórias registradas pelo multi-instrumentista Naná Vasconcelos, no próprio museu, em um workshop ocorrido em 2015.
O início do evento, que tem entrada gratuita, vai contemplar a apresentação de Mestre Leandro e os Batuqueiros. O local do evento fica localizado na Rua Mariz e Barros, 328, Recife Antigo.
Segundo a produção do evento, o público também pode acompanhar uma instalação em vídeo que exibe a caminhada do museu e do antropólogo e colecionador Rolando Toro, fundador do espaço.
Um flash day de tattoo com Maria Magdala, especialista em tatuagens na pele negra, também será visto na programação desta quinta.
A exposição “Um homem com calos nas mãos não precisa de identidade” abrange 16 obras, de máscaras a esculturas, cedidas ao museu por Rolando Toro. Todas as peças dessa composição são únicas e exclusivas em exposições públicas.
Por outro lado, a mostra fotográfica de Nathalia permite ao público a lembrança do músico pernambucano, conhecido em âmbito internacional, chamado por Naná Vasconcelos.
Em suma, a exposição simboliza uma oficina de som corporal disposta pelo percussionista em 2015. Na ocasião, os participantes experimentaram os sons e ritmos propostos pelo corpo e seus movimentos.
Serviço
Evento: Reabertura do Muafro Recife
Local: Muafro – Rua Mariz e Barros, 328, Bairro do Recife – Recife
Data e horário: Quinta-feira (19), às 19h. Em cartaz até agosto.
Valor: Entrada gratuita