Connect with us

Zoológico Recife | Saiba todas as informações antes de pagar mico 🐵

Zoológico Recife

Crianças

Zoológico Recife | Saiba todas as informações antes de pagar mico 🐵

Zoológico Recife | Saiba todas as informações antes de pagar mico 🐵

O Zoológico Recife, também conhecido como Horto dois irmãos, é uma das principais atrações da cidade de Recife. Neste artigo vamos compartilhar todas as informações que você precisa saber antes de fazer sua visita para evitar pagar qualquer tipo de mico.

Onde fica o Zoológico Recife?

O Parque Estadual Dois Irmãos tem uma área de 384,42 hectares, dos quais 14 hectares são o Zoológico do Recife, suas plantas e animais nativos como preguiças, saguis, quatis, capivaras, além de uma enorme variedade de pássaros.

O zoológico possui cerca de 600 animais, entre aves, répteis e mamíferos, distribuídos em 120 espécies, nativas e exóticas. Vinculado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, o Parque Dois Irmãos representa os Zoológicos do Norte e Nordeste e se caracteriza por eventos pioneiros e atividades inovadoras nas áreas de educação ambiental e reprodução de animais em cativeiro.

Aqui, o conhecimento da natureza é adquirido através da experiência e do contato direto com a fauna, transformando o zoo de “vitrine de animais” num centro de conservação.

Além disso, junto ao zoológico do Recife funciona o Centro  de Educação Ambiental Vasconcelos Sobrinho. O Centro de Educação Ambiental Vasconcelos Sobrinho (CEA) tem como objetivo socializar e promover o conhecimento nas áreas das ciências da vida, veterinária, zootecnia e educação ambiental através de eventos comemorativos dentro do calendário ecológico e educacional como:

  • Semana do Índio
  • Dia da Criança
  • Semana do Meio Ambiente
  • Colônia de Férias  ( realizados em janeiro e julho)
  • Exposições temáticas
  • Cursos e palestras sobre o meio ambiente, com atividades e informações sobre conservação e reciclagem da natureza.

O Centro atende as diversas áreas da sociedade e principalmente em escolas, universidades, centros de pesquisa e desenvolvimento, secretarias de educação, prefeituras, prefeituras, centros  de lazer e entretenimento. Inclui também o Museu de Ciências Naturais, que possui uma coleção de bichos empalhados da fauna e flora locais, expostos em um ambiente que reflete  seu habitat natural, enriquecido com árvores e plantas típicas de nossa vegetação e encontrados no Departamento de Conservação são localizado na Mata Atlântica.

Zoológico Recife

Atividades do Zoológico Recife

Atividades de monitoramento escolar: Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre a necessidade de conservar e preservar o meio ambiente, o Parque Dois Irmãos desenvolve um programa de educação ambiental voltado para escolas públicas e particulares e instituições  de educação especial que acompanham as escolas, e  dão  aos alunos e professores durante o passeio informações sobre animais do zoológico e proteção ambiental.

  • Trilhas Ecológicas – Com beleza exuberante, a Unidade de Conservação  Mata Atlântica  Dois Irmãos oferece aos visitantes e amantes da natureza a oportunidade de conhecer as características do bioma, aspectos relacionados à fauna, flora, geografia e geologia, destacando a importância do ecossistema. Nos cursos são abordados temas como desmatamento, biodiversidade, cadeia alimentar, comportamento animal, manejo de resíduos e proteção ambiental.
  • Exposições – Os biólogos do Centro de Educação Ambiental Vasconcelos Sobrinho (CEA), todos os anos de acordo com o calendário ecológico, promovem eventos e exposições interativas para todas as idades, aliando sempre o lúdico à educação ambiental. Mata Atlântica, Semana do Meio Ambiente, Dia das Crianças
  • Zoo vai à escola  – O projeto Zoo Vai à Escola tem como objetivo  levar educação ambiental a  escolas públicas e  particulares de todo o estado e conscientizar os alunos sobre a importância do meio ambiente. O projeto faz parte do calendário de atividades do CEA, que investe na divulgação e promoção da consciência ecológica e estimula a comunidade a formar atores multiplicadores da conservação.
  • ZOO Férias – Durante os meses de Janeiro e Julho, o Parque Dois Irmãos oferece uma alternativa educativa de lazer para crianças dos 6 aos 12 anos, o Zoo Holidays, que visa a sensibilização ecológica o mais rapidamente possível através de atividades lúdicas dedicadas à o show mostra a vida cotidiana do zoológico e mostra como o bem-estar animal e a conservação da natureza são importantes.
  • Formação de estagiários –  Alunos de universidades públicas e privadas estagiam no Centro de Educação Ambiental Vasconcelos Sobrinho e no Departamento de Veterinária e Biologia, onde são capacitados para atuar em supervisão de escolas, visitação de trilhas ecológicas, formação de produção e plantio por mudas, ambiente de cercados, acompanhamento de tratamentos veterinários, etc.
  • Projetos e Pesquisas – O Parque Dois Irmãos possui uma exuberante área florestal de  cerca de 370 hectares, que funciona como um verdadeiro laboratório vivo e abriga espécimes da fauna e flora da Mata Atlântica. La Mata é uma ferramenta de educação ambiental que é um local para o desenvolvimento de pesquisas e projetos realizados em colaboração com universidades públicas e privadas.

Para atender pesquisadores, estudantes e visitantes em geral, o Parque Dois Irmãos desenvolve diversos programas de visitas que se adaptam aos interesses da comunidade através do telefone 3184.7754 (terça a domingo, das 9h às 16h).

Lembre-se que é proibido entrar no Parque Dois Irmãos com bebidas alcoólicas, bailes de festa ou balões de qualquer tipo, instrumentos musicais e equipamentos de som. O acesso à zona florestal do parque é permitido a pessoas com vestuário diferente.

Além disso, vale mencionar que na última década o governo do estado está realizando uma grande transformação na infraestrutura do Parque Dois Irmãos, onde funciona o Zoológico do Recife, segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) R$ 40 milhões para obras de reestruturação e modernização do parque Pernambuco na categoria de Bioparque – novo conceito internacional para a conservação da fauna do habitat pernambucano, que recebe em média cinco mil visitantes por semana.

Essa iniciativa teve como intuito elevar o principal zoológico de Pernambuco à categoria de Bioparque, um novo conceito internacional de conservação da vida selvagem.” (caminhada), criando um ambiente visual mais próximo do habitat de cada animal. Protegidos por vedações ocultas e suspensos a grandes alturas, estes vastos espaços vão albergar répteis, pequenos mamíferos e  aves diferentes, que terão mais liberdade e mais espaço para voar sem risco de fuga.

Além disso, os animais receberam um dos hospitais veterinários mais bem estruturados do Nordeste, com setores de enfermagem, quarentena, extra, nutrição e biologia. Além disso, a coleção de animais mantidos em cativeiro está se expandindo para cerca de dois mil indivíduos atualmente. Cerca de 600 voos panorâmicos para observar a Mata Atlântica e facilitar o acesso ao mirante do Morro do Chapéu do Sol. A sede administrativa também foi reformada.

Na mesma época foram entregues à população cinco carros elétricos, que hoje atendem idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida, facilitando a mobilidade interna e evitando a emissão de ruídos e poluentes.

Além disso, o Parque Dois Irmãos recebeu câmeras de segurança instaladas em pontos estratégicos do zoológico (2011) em uma área de 500 metros quadrados onde convivem cerca de  50 aves de diferentes espécies no mesmo ambiente. Este trabalho é considerado o primeiro marco na reestruturação, pois deu início ao sistema de consórcio de espécies típico dos bioparques.

Agora falando um pouco sobre a história do Zoológico, podemos dizer que ele surge em  1916, quando foi fundado o  chamado Horto Florestal de Dois Irmãos  nas terras do Engenho Dois Irmãos, propriedade dos irmãos Antônio e Thomaz Lins Caldas _ dessa relação vem a origem do nome, que também batizou o bairro por fundada pela primeira vez no Brasil, em 1577.

Inicialmente administrado pela Prefeitura do Recife, em 1935 o Horto Florestal passou para a Fundação do Instituto de Pesquisas Agropecuárias – IPA e só em 14 de janeiro de 1939 se transformou no então Jardim Zoobotânico Dois Irmãos, cujo primeiro diretor foi o professor e o ecologista João de Vasconcelos Sobrino.

Desde 1969 é administrado pela Empresa Pernambucana de Turismo – EMPETUR, vinculada ao Ministério do Turismo, Cultura e Esportes, e  foi transformado em reserva ecológica em 1 pela Lei nº 9.989 de 13 de janeiro de 1989.

O Parque Dois Irmãos propriamente dito só foi criado em 7 de julho de 1997 e abrange uma área de 387,4 hectares, que, além de 14 hectares, inclui também um fragmento de Mata Atlântica com os rios Prata,  Meio e  Dois Irmãos barragens área edificada do Jardim Botânico.

Em 29 de dezembro de 1998, o Governo do Estado sancionou a Lei nº 11.622, transformando a Reserva Ecológica  Dois Irmãos em Parque Estadual Dois Irmãos.  reduzido para 384,42 hectares pela Lei nº 13.159. Atualmente responde à Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade  (Semas).

Quais bichos tem no Zoológico Recife?

 

O Zoológico do Recife no Parque Dois Irmãos possui centenas de animais. E eles podem ser divididos principalmente, em 4 tipos sendo os Mamíferos, as Aves, os Répteis e os Peixes.

Entre os mamíferos você encontrará: Antas, Babuíno Sagrado, Suçuarana, puma, Macaco-aranha-de-cara-vermelha, Macaco-prego-galego, Cervo-nobre, Cervo-sambar, Chimpanzé, Gato-do-mato, Guaxinim, Hipopótamo, Jaguatirica, Jupará Leão, Lontra, Macaco-aranha-de-cara-preta, Macaco-aranha-de-testa-branca, Macaco-barrigudo, Macaco-prego, Onça-preta, Papa-mel, Coandu, ouriço-cacheiro, Babuíno-verde , Tamanduá-mirim,Tamanduá-bandeira e Urso- pardo.

 

Já entre as aves você encontrará os seguintes exemplares no zoológico do Recife: Arara-azul, Arara-vermelha,Avestruz, Ararajuba, Ema, Emu, Harpia, Guará, Pelicano, Mutum-cavalo, Mutum-de-bico-azul, Mutum-de-bico-amarelo, Mutum-topete-de-pedra, Tucano-toco, Uiraçu- Falso e Cisne Negro.

Entre os animais répteis do zoológico os visitantes poderão ver: Cágado-do-Nordeste, Iguana, Jabuti, Jacaré-de-papo-amarelo, Jibóia, Suaçubóia, Sucuri, Piton-de-Burma (albina) e Tigre D’água.

 

Preço e horários

Para quem ficou interessado em visitar o Zoológico de Recife vale dizer que o  Horário de visitação é de terça-feira a domingo, das 9h às 16h.

Sobre o valor do ingresso: preço único de R $2,00 por pessoa , sendo gratuito para visitantes com mais de 60 anos, crianças com até 1 metro de altura e também para portadores de necessidades especiais com respectivos acompanhantes.

Vale lembrar que escolas públicas municipais e estaduais de Pernambuco (mediante ofício) pagam R $1,00 por estudante, apenas na quinta e sexta-feira.

 

Continue Reading
1 Comment

1 Comment

  1. Pingback: Dia das crianças no Horto de Dois irmãos no Recife |Agenda Recife

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Crianças

To Top