Connect with us

Praias Ilha De Itamaracá

Praias Ilha De Itamaracá

Uncategorized

Praias Ilha De Itamaracá

Praias Ilha De Itamaracá

A Praias Ilha De Itamaracá é um dos destinos mais cotados dentro dos planos de turismo, seja de brasileiros ou turistas de fora. O destino é repleto de belezas naturais e memórias do passado da colonização brasileira. Afinal, em seu passado, a Ilha teve um destaque importante na história do país, sendo um dos nomes das primeiras capitanias hereditárias.

O fato é que o destino concentra uma série de atrações turísticas e históricas que são surpreendentes e encantam a todos. O cenário do litoral pernambucana se enriquece ainda mais com as belezas naturais que ostenta a Ilha de Itamaracá.

São praias belíssimas, áreas de reserva e proteção ambiental, trilhas, igrejas seculares, vilas históricas e fortalezas. Ou seja, além de curtir as paisagens paradisíacas ainda se pode mergulhar na história do Brasil, o que deixa tudo ainda mais interessante.

 

Onde fica a Ilha de Itamaracá?

Praias Ilha De Itamaracá

A Ilha de Itamaracá é um município pernambucano, integrando a região metropolitana do Recife. A Ilha se liga ao continente por meio do canal de Santa Cruz, e esta ligação é feita pela ponte Presidente Getúlio Vargas.

Localizada no litoral norte do estado, a Ilha fica muito próxima à capital pernambucana, estando a menos de 60km de distância. Assim, para adentrar a Ilha é preciso atravessar o canal de Santa Cruz.

Quem vem do Recife pode fazer o percurso de carro, ônibus ou táxi, sendo a duração de cerca de 1 hora. Contudo, há possibilidade também de se fazer o trajeto de barco até a Ilhota de Coroa do Avião, partindo da marina de Igarassu.

 

História da Ilha de Itamaracá

 

Os primeiros habitantes de que se tem notícia da Ilha datam do período entre 1493 e 1498. Contudo, há ainda relatos da presença de portugueses também na região. Ao longo dos séculos seguintes a Ilha prosperou com o incremento da economia da cana de açúcar.

Já em 1630, o pequeno vilarejo de Vila Velha, que, inclusive, existe até hoje, já era bem desenvolvido. Assim, já se podia contar com cerca de mais de 90 prédios construídos, entre eles:

  • A Santa Casa;
  • Igrejas;
  • Câmara;
  • Residência do Governador;
  • Entre outros.

Já no ano de 1631, a Ilha sofreria a invasão dos holandeses. Estes ergueram um forte na principal entrada do canal de Santa Cruz. Um pouco mais à frente, em 1763, o rei português, Dom João V adquiriu a Ilha para a coroa portuguesa pelo valor de 4 mil cruzados.

Em 1959, ela ganhou o título efetivo de cidade, tendo sido desvinculada da cidade de Igarassu.

Quantas e quais são as praias da Ilha de Itamaracá?

 

Quando se pensa em viajar e conhecer o litoral pernambucano a primeira coisa em que se pensa é em sol e mar. Por isso, quando se tenta elaborar um roteiro de viagem, o primeiro critério é conhecer quantas e quais são as melhores praias da região.

Assim, você pode ter noção de suas localizações, acessos, proximidade e limites. Assim, pode elaborar um roteiro que lhe permita curtir um pouco de cada uma.

A região da Ilha conta com 11 praias no total, atendendo aos mais variados estilos. Ou seja, praias mais tranquilas como a do Pontal da Ilha, Sossego e do Fortinho, ou mais agitadas como Pilar, Jaguaribe e Quatro Cantos.

Algumas desta lista de 11 praias são consideradas as melhores praias de Recife. E mais, alguma são consideradas as mais belas de todo o estado de Pernambuco.

 

O que fazer na Ilha de Itamaracá?

 

Depois de planejar uma viagem até a Ilha de Itamaracá o que não irá faltar é oportunidade para se divertir. Afinal, atrações não faltam, desde as belas praias até muita história contada na própria estrutura local.

 

Forte Orange e Praia do Forte

 

Temos aqui a união de belas paisagens e história do Brasil. Ou seja, este é o local perfeito para quem quer curtir o mar e após aproveitar para explorar as memórias locais. O forte é considerado um dos maiores do Brasil, sendo uma marca da presença holandesa.

Erguido no ano de 1631, ele foi destruído em seguida, no século XVII. Contudo, foi reconstruído após aquisição da Ilha por parte da coroa portuguesa. Na fortaleza está contada a história da Ilha de Itamaracá.

Quem visita a fortificação, pode conhecer todas as suas dependências e também o topo da construção. É nessa área onde se pode ver de perto os canhões que protegiam a região. Há também uma sala com restos das paredes originais e uma exposição com peças encontradas durante a revitalização do local.

A Praia do Forte tem areias bem branquinhas onde você pode desfrutar de uma linda paisagem. Algumas barracas no local têm deliciosas porções e drinks para serem desfrutados à beira-mar.

 

Enseada dos Golfinhos

 

A Enseada dos Golfinhos é também conhecida como praia do Fortinho. A praia possui um lindo azul cor de esmeralda, com uma região tranquila e sem muitas barracas. Isso se deve ao fato de o acesso ser um tanto quanto custoso, já que é preciso percorrer cerca de 8 km de uma estrada de terra.

Porém, o esforço vale a pena, pois o cenário é de tirar o fôlego, sendo uma recompensa indescritível descansar em suas areias.

 

Coroa do Avião

 

É mais um dos lugares ilustres do litoral de Pernambuco, sendo um dos principais pontos da Ilha de Itamaracá. É ideal que se reserve todo um dia para conhecê-lo e assim poder desfrutar de suas areias e mar de águas calmas.

O local é perfeito para quem viaja em família, pois as crianças têm total tranquilidade para se divertirem à beira-mar. Além disso, possui uma infraestrutura maior, contando com barracas que servem bebidas e petiscos para os visitantes.

Uma dica boa a ser compartilhada é ficar até o final da tarde, pois o pôr do sol é um espetáculo à parte.

 

Praia de São Paulo

 

A Praia de São Paulo é também uma praia para quem quer fugir do agito dos pontos mais movimentados. Por isso, logicamente terá poucos pontos de apoio, com raros quiosques. A praia fica do outro lado do Forte Orange, possibilitando uma bela caminhada à beira mar através de uma ampla faixa de areia.

As águas são bastante calmas, e quando a maré está baixa a amplitude da faixa de areia aumenta, sendo um ótimo lugar para se levar as crianças.

 

Praia do Sossego

 

A Praia do Sossego é considerada por muitos como a melhor de todas as praias da região. Seu mar possui águas super transparentes com uma tonalidade esverdeada clara. Também possui uma ampla faixa de areia que permite um longo e tranquilo passeio à beira mar.

É o local perfeito para quem aprecia a paisagem litorânea, podendo se refrescar e relaxar em águas tranquilas.

 

Locais históricos

 

Igreja dos Santos Cosme e Damião

Além de suas belezas naturais, Ilha de Itamaracá conta ainda com atrações históricas que não podem deixar de fazer parte da viagem. Uma delas é a Igreja dos Santos Cosme e Damião que foi construída no século XV e considerada uma das mais antigas do país.

A construção conta com a fama de milagreira, devido a uma epidemia de febre amarela em 1635 que atingiu toda a região, menos a Ilha. Os moradores na época atribuíram o fato à proteção da Igreja.

Vila Velha

Vila Velha é um dos vilarejos mais antigos construído no ponto mais alto da cidade pelos portugueses, no ano de 1540. É um local muito charmoso, com casarios coloniais, ruínas de igrejas e uma bela vista para o mar.

O clima pacato permanece no local, como se a região tivesse parado no tempo. Atualmente o vilarejo conta com cerca de 500 moradores.

Lagoa Azul

Próximo à Vila Velha há também um local que vale muito a pena conhecer, a Lagoa Azul. É um verdadeiro complexo de ecoturismo onde é possível realizar muitas atividades como pedalinho, caiaque e também tirolesa. A gastronomia local também é muito apreciável, por isso vale a pena dar uma pausa nas águas salgadas para aproveitar a água doce.

Trilha dos Holandeses

Para quem é adepto da prática de trilha a Trilha dos Holandeses vale muito a pena. É uma trilha relativamente curta, porém, oferece uma beleza exuberante que vale ser vista de perto. São cerca de 3 km de caminhada passando ainda por construções antigas e logicamente pelas belas praias da região.

Ecoparque Peixe-Boi e Cia

É um Ecoparque com ótimas atrações para quem viaja com crianças. Há um tour para conhecer a história do animal que dá nome ao parque, estando o mesmo na lista de extinção. É possível se aproximar dos mesmos nos tanques onde nadam e interagem entre si e como público.

 

 

 

 

 

 

Continue Reading
Faça seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Uncategorized

To Top