Connect with us

Praia Do Sossego Ilha De Itamaracá

Praia Do Sossego Ilha De Itamaracá

Uncategorized

Praia Do Sossego Ilha De Itamaracá

Praia Do Sossego Ilha De Itamaracá

A Ilha de Itamaracá é uma cidade brasileira localizada no estado de Pernambuco, na região metropolitana do Recife, onde fica a Praia Do Sossego Ilha De Itamaracá. Fica separada da porção de terra do continente pelo canal de Santa Cruz.

O município tem grande destaque na história brasileira, pois teria sido ali onde o primeiro engenho fora erguido. Além disso, Itamaracá foi uma das capitanias originais que posteriormente seria incorporada ao estado de Pernambuco.

A ilha é famosa por sua rica cultura e diversidade histórica. Um dos grandes destaques em seu nome é uma das danças mais conhecidas do estado de Pernambuco, a ciranda. Esta é uma dança popular que se caracteriza pela formação de uma grande roda com integrantes de mãos dadas.

A origem desta dança remonta à época da intensa pesca, quando as esposas dos mesmos se distraíam na areia enquanto aguardavam o retorno de seus companheiros. Como expoente desta prática cultural temos Lia de Itamaracá, considerada a rainha da ciranda.

Outra celebridade ligada à ilha é o já falecido cantor Reginaldo Rossi. O mesmo tem inclusive uma música feita em homenagem à ilha, pela qual ele era extremamente apaixonado. Suas visitas até o local eram constantes, desde os tempos de criança quando era levado pelo pai. Na cidade é possível até mesmo encontrar uma estátua feita em homenagem ao cantor.

A Ilha é conhecida como a ilha encantada, por conta de suas belas praias, sua vila histórica e muitos outros atrativos originais. Há diversão para todos os gostos, desde passeios para toda a família até a prática de esportes.

Quem aprecia esportes de aventura, por exemplo, tem muitas opções, como os esportes aquáticos, no mar e lagoa. Além disso, há também uma trilha envolvida em muita história e imersa em uma natureza de encantar os olhos.

 

Como chegar à Praia Do Sossego Ilha De Itamaracá?

Praia Do Sossego Ilha De Itamaracá

Para se chegar até a ilha há opções de algumas rotas, sejam feitas de carro próprio ou ainda transporte público. Confira abaixo as orientações e dicas de cada uma delas.

Ônibus

O transporte rodoviário é ideal para quem quer economizar, podendo chegar tranquilamente. Assim, você pode pegar a linha 1968 T.I Igarassu / Ilha de Itamaracá, que faz justamente a rota de Igarassu. Já quem parte de outros estados para Pernambuco também tem opção de ônibus, ou ainda de avião.

Avião

Na Ilha não há aeroporto, infelizmente. Porém, é possível chegar na capital pernambucana desembarcando no Aeroporto de Recife. A partir daí basta contratar o serviço de transfer até a ilha. Quem tem a possibilidade de acessar serviços como os de jatinhos ou mesmo helicópteros, podem desembarcar no Aeródromo Coroa do Avião.

Carro

A opção de carro de passeio é uma das mais recomendas, pois você pode acompanhar toda a trajetória do litoral de Pernambuco. Você pode optar pelo aluguel de um carro, com bons preços e condições. Ou seja, dá para chegar em Recife ou Olinda, alugar um automóvel e então seguir até a Ilha.

Há também diversas opções de excursões saindo de Recife, Porto de Galinhas e João Pessoa. Além disso, logicamente há opção de passeios privados, que garante exclusividade e reservas sem receios. Ou seja, você escolhe a rota e garante um serviço exclusivo para você e sua família e/ou amigos.

 

Onde ficar na Ilha de Itamaracá

A Ilha de Itamaracá é enorme em extensão, por isso, as opções de hospedagem são muitas, com os mais variados valores. Há pousadas de frente para o mar, próximas a atrações turísticas ou ainda na parte central. Conheça algumas das melhores opções.

Pousada Nossa Ilha. Esta pousada se situa na Praia de São Paulo, possuindo ótimas avaliações por parte de clientes e ficando bem de frente para o mar. O grande destaque é para a decoração do local, muito distinta e admirável.

Itamaracá Apartments. Esta opção é para quem gosta da estrutura mais completa de um apartamento. Há possibilidade de apartamentos com vista para o mar e espaços para de 6 a 8 pessoas dormirem com total conforto.

Villa Manary. Mais para o interior da ilha, é uma opção para quem prioriza mais paz e tranquilidade. Rodeada pela natureza, você poderá contemplar uma vista lindíssima dentro de um ambiente mais que saudável.

Pousada Refúgio do Forte. Uma opção de estrutura simples, mas com um serviço de qualidade e uma estrutura muito organizada. Há piscinas no estabelecimento, inclusive para crianças, e ainda fica a poucos metros da Praia do Forte.

Manga Verde Beach Residence. Oferecem apartamentos com infraestrutura completa, além deum ótimo serviço. Também fica em frente à Praia do Forte e tem uma piscina central que é um ótimo espaço para o descanso.

 

Praia do Sossego em Ilha de Itamaracá

 

Como o próprio nome já diz, é uma praia super tranquila, e isto se deve principalmente a uma certa dificuldade em seu acesso. As águas são rasas, de tom cristalino e perfeitas para o banho, até mesmo para as crianças. Não há muitas opções de barracas por perto, são poucas que oferecem comida e bebida para os visitantes.

Para se chegar até a Praia do Sossego é preciso um tanto de estratégia. Afinal, a entrada principal da Ilha de Itamaracá finda na região de Jaguaribe. A partir daí há um barco que promove a travessia até a Praia do Sossego.

Vale lembrar que esta embarcação só transporta pessoas e bicicletas. Ou seja, se está de carro, programe-se para estacionar o mais perto possível e atente-se ao momento do retorno. Contudo, podemos dizer que existe uma estrada para a Praia do Sossego, porém, a mesma é de barro e termina não compensando muito a tentativa.

A Praia do Sossego é apontada como uma das melhores praias da Ilha de Itamaracá, sendo uma das mais tranquilas da região. Possui um alonga faixa de areia e um mar muito calmo com águas quentes.

Chega a ter um perfil desértico, atraindo muitas pessoas que querem fugir do agito das grandes concentrações litorâneas. A Praia do Sossego fica localizada no município de Itapissuma, pertencente à Ilha de Itamaracá.

Com uma paisagem de causar inveja, ela atrai e continua atraindo a atenção de turistas brasileiros e também do mundo. A praia é rica em vegetação de “mangue”, o que termina sendo uma curiosidade a mais pela possibilidade de se ver os caranguejos.

Outras praias em Itamaracá

 

Enseada dos Golfinhos

 

A Enseada dos Golfinhos é também conhecida como praia do Fortinho. A praia possui um lindo azul cor de esmeralda, com uma região tranquila e sem muitas barracas. Isso se deve ao fato de o acesso ser um tanto quanto custoso, já que é preciso percorrer cerca de 8 km de uma estrada de terra.

Porém, o esforço vale a pena, pois o cenário é de tirar o fôlego, sendo uma recompensa indescritível descansar em suas areias.

 

Coroa do Avião

 

É mais um dos lugares ilustres do litoral de Pernambuco, sendo um dos principais pontos da Ilha de Itamaracá. É ideal que se reserve todo um dia para conhecê-lo e assim poder desfrutar de suas areias e mar de águas calmas.

O local é perfeito para quem viaja em família, pois as crianças têm total tranquilidade para se divertirem à beira-mar. Além disso, possui uma infraestrutura maior, contando com barracas que servem bebidas e petiscos para os visitantes.

Uma dica boa a ser compartilhada é ficar até o final da tarde, pois o pôr do sol é um espetáculo à parte.

 

Praia de São Paulo

 

A Praia de São Paulo é também uma praia para quem quer fugir do agito dos pontos mais movimentados. Por isso, logicamente terá poucos pontos de apoio, com raros quiosques. A praia fica do outro lado do Forte Orange, possibilitando uma bela caminhada à beira mar através de uma ampla faixa de areia.

As águas são bastante calmas, e quando a maré está baixa a amplitude da faixa de areia aumenta, sendo um ótimo lugar para se levar as crianças.

 

 

 

 

 

 

 

Continue Reading
Faça seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Uncategorized

To Top