Connect with us

Grupo de dança Pantomina apresenta espetáculo Anamauê, em Recife 

Teatro

Grupo de dança Pantomina apresenta espetáculo Anamauê, em Recife 

Grupo de dança Pantomina apresenta espetáculo Anamauê, em Recife 

Neste domingo (27), às 18 horas, o grupo de dança Pantomima estreia o espetáculo “Anamauê”, no Teatro do Parque, na cidade de Recife.

O show celebra os 35 anos do movimento Manguebeat e reúne músicas e manifestos que marcaram o legado do grupo que trouxe ao holofote nomes como Chico Science, Fred Zero Quatro, bandas Nação Zumbi e Mundo Livre S/A.

O espetáculo, com uma hora e meia de duração, levará ao palco do teatro 50 bailarinos. “Anamauê tem toda a efervescência e força do Movimento Manguebeat, que revolucionou a cena cultural pernambucana. O espírito coletivo e o desejo de mudar a cidade fazem parte do legado deixado pelo Movimento. Falar dessa cena cultural é trazer à tona um orgulho que, até então, não existia entre os pernambucanos”, declara o grupo Pantomima, dirigido por Taynanda Carvalho e Viviane Lira.

O evento contará com a participação especial de Gilmar Bola 8, que comanda a banda Combo X e é ex-integrante do Nação Zumbi & Chico Science, um dos fundadores do Movimento Manguebeat. “É um reconhecimento da nossa história, que começou há trinta anos. É também uma evolução do que fizemos lá atrás. Estou muito animado e honrado com o convite”,  conta o músico, que preparou uma intervenção de percussão e outras surpresas para a montagem. Para a montagem, o músico prepara uma intervenção de percussão e outras surpresas.

Os ingressos estão à venda através da internet a partir de R$ 40. Na entrada do local, é necessário estar usando máscara, apresentar o comprovante de vacinação contra a Covid-19 e manter o distanciamento social.

Pantomima

Grupo de dança contemporânea independente da cidade de Recife, o Pantomima foi fundado em 2016 por um conjunto de alunos do Colégio Equipe.

Atualmente, o grupo atua em um escola de dança na cidade, com turmas iniciantes e avançadas dirigidas pelas coreógrafas Taynanda Carvalho e Viviane Lira. O objetivo do Pantomima é trazer à tona uma arte crítica e transformadora, por meio da dança moderna contemporânea. 

Movimento Manguebeat

Movimento de contracultura, o Manguebeat surgiu em Recife a partir de 1991 e teve como principal motivação a pobreza e a estagnação do cenário cultural pernambucano na época.

Na música, o Manguebeat promoveu a união de ritmos e batidas tradicionais da cultura nordestina com ritmos provenientes da cultura pop, incorporando ao hip-hop e rock estilos e ritmos como o maracatu e o coco. Essa mistura de elementos tradicionais e modernos foi estabelecida pelos representantes do movimento como uma forma de valorizar a cultura regional. Os principais idealizadores do Manguebeat foram os cantores Chico Science, Fred Zero Quatro, Renato L, Mabuse, Héder Aragão.

O Manguebeat incentivou as manifestações artísticas e culturais em Recife, tanto na música quanto no teatro. Ele procurava integrar as culturas tradicionais às manifestações culturais modernas, com o objetivo de mantê-las vivas e alimentar o interesse dos jovens. Os representantes do Manguebeat na música também procuraram trazer inovação na forma como se vestiam, mesclando roupas tradicionais, como chapéus típicos da cultura nordestina, com roupas modernas, como tênis.

Serviço

Apresentação do espetáculo de dança “Anamauê”, no Teatro do Parque

Data: 27 de março (domingo)

Horário: 18 horas

Local: Teatro do Parque (Rua do Hospício, 81, Boa Vista) 

Ingressos: À venda através da internet, a partir de R$ 40.

Continue Reading
Faça seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Teatro

To Top