Connect with us

Espetáculo “Manifesto Elekô” chega até Recife

O evento trabalha a relação entre mito de orixá e as mulheres negras

Teatro

Espetáculo “Manifesto Elekô” chega até Recife

Espetáculo “Manifesto Elekô” chega até Recife

A CAIXA Cultural Recife apresentou, entre 18 e 20 de dezembro, o espetáculo de dança Manifesto Elekô. No evento,  saberes e movimentos ancestrais foram unidos às dinâmicas do contemporâneo. O trabalho contemplou o mito da orixá Obá para detalhar sobre a força do feminino e dialogar com as vivências das mulheres negras nos dias de hoje. Os ingressos são gratuitos e podem ser retirados no Sympla.

Dentro do evento identificado pela Cia de Dança Clanm, o mito de Obá é colocado em diálogo com as vivências de mulheres negras da atualidade. Nesse sentido, a dança tradicional dos orixás se une ao contemporâneo. Obá, orixá considerada mais retinta e a mais bela do panteão yorubano, era chamada de Deusa do Ébano. Ela liderou Elekô, uma sociedade composta apenas por mulheres guerreiras, destemidas e feiticeiras, unidas pela preservação de suas tradições e da terra.

Duarte 1h, o espetáculo propõe um encontro afro diaspórico, das bailarinas Ana Gregório, Ana Pérola,Eloáh Vicente, Enya Moreira,Laíza Bastos, Sabrina Sant’Anae Thayssa Souza e seis músicos no palco. Eles apresentam cantigas yorubás e bantus, ao som de instrumentos de percussão, teclado, violino e violoncelo.

Continue Reading
Faça seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Teatro

To Top