Connect with us

Curso Arduíno Recife

Curso Arduíno Recife

Uncategorized

Curso Arduíno Recife

Curso Arduíno Recife

O Curso Arduíno Recife surge com a criação em 2005 da plataforma Arduíno. A mesma funcionou como uma outra opção para promover o ensino e a aprendizagem sobre microcontroladores. Muito fácil de ser utilizada, ela se tornou responsável por popularizar a programação e o contexto IOT (internet das coisas), operando uma grande revolução neste sentido.

É e muita valia aprender a operar o Arduíno, afinal, o mercado de trabalho está cada dia mais voltado para profissionais que possuam a habilidade de compreensão dos funcionamentos automatizados e interconectados entre si. Por isso, a oferta de curso sobre a plataforma tem se tornado tão crescente atendendo à demanda do mercado pela qualificação.

Por meio da plataforma Arduíno se pode criar projetos inteiros de automação e mesmo produtos de forma muito fácil, com um baixo custo embutido. Portanto, o profissional com este conhecimento poderá encabeçar pesquisas e se envolver na criação de novos dispositivos para basear estudos ou ainda para comercializar.

O curso Arduíno é buscado por muitos estudantes e também por profissionais de mais diversas áreas. Além disso, é buscado também por quem apenas tem a programação com hobby e quer ascender um pouco mais na escala de conhecimento. Afinal, este é o principal objetivo da plataforma Arduíno, tornar a prototipagem eletrônica mais assimilável e palpável a todos.

 

O que se aprende no curso Arduíno

Curso Arduíno Recife

O curso Arduíno se volta para o desenvolvimento com base no conceito de fonte aberta, ou código aberto. Ou seja, o projeto da placa e o firmware podem ser utilizados de forma livre por outros desenvolvedores e também fabricantes. Assim, essa forma de revolução na eletrônica e programação trouxe grande inovação para o movimento do faça você mesmo.

A tecnologia da programação livre aprendida no curso Arduíno tem promovido a quarta revolução industrial. Afinal, temos o reflexo de sua representatividade na comunidade de programadores. Além disso, vemos mudanças positivas também no sentido de que se torna possível idealizar, compartilhar e até mesmo recriar ideias já concebidas.

Com isso, no curso Arduíno o aluno aprende os primeiros passos em programação para a plataformas. E ainda a usar os periféricos simples para integração com a plataforma. É um curso voltado para todos que tenham curiosidade de aprender Arduíno na prática. O melhor de tudo é que não se exige conhecimento prévio algum em programação para fazer o curso.

 

Para que serve o Curso Arduíno Recife

 

O Arduíno serve para viabilizar o aprendizado de programação, basicamente. Ele ensina às pessoas a desenvolverem projetos de eletrônica e robótica. Com isso, conseguem automatizar um escritório, criar um novo jogo, um novo brinquedo e muitos mais. Assim fica fácil entender como são infinitas as possibilidades presentes a partir deste aprendizado.

Pode ainda estabelecer conexão com outros acessórios, a exemplo de displays, módulos de relés, teclados. É possível até mesmo gerenciar a abertura de portas e cortinas e controle de volume e áudio. Ou seja, é possível automatizar tudo em um ambiente doméstico ou ainda qualquer outro.

Pode servir ainda como um dispositivo para segurança residencial, através da programação de alarme inteligente, sensores de presença e movimento, câmeras. Enfim, este é um recurso que possui utilidade doméstica, comercial e industrial.

 

Onde fazer o curso Arduíno em Recife

 

Fazer o curso Arduíno é se qualificar numa das áreas que mais crescem no mercado de trabalho que é a lógica de programação. Cada vez mais, a programação se torna um conhecimento multidisciplinar, levado até mesmo às escolas infantis. Afinal, entende-se que este é um conhecimento que traz grande independência no mundo eletrônico.

Se você mora em Recife e está pensando em fazer o curso Arduíno, podemos ajudar indicando algumas das instituições que oferecem o curso. Confira a seguir.

Fuctura Tecnologia – Escola de Informática

 

É uma das escolas de tecnologia mais tradicionais que se tem em Recife. Por isso, através da mesma você tem acesso a cursos como Java, Linux, Phyton e, logicamente, o curso de Arduíno. É uma escola que reúne todos os recursos, tanto profissionais quanto em equipamentos, para solidificar a formação do programador.

Ctrl + Play – Escola de Programação e Robótica

 

A escola tem um dos métodos mais inovadores e únicos, auxiliando seus alunos na criação de games, aplicativos, sites e até mesmo robô. É uma escola infantil, engajada em transformar crianças em criadoras de tecnologia. Assim, elas são pluralmente preparadas para um futuro brilhante na tecnologia, e o Arduíno faz parte disto.

Leiaut Escola Técnica

Com professores de excelência, dominando os conteúdos e a forma didática do ensino, a escola oferece o melhor em termos de qualificação em tecnologia. Eles possuem uma ótima infraestrutura e reserva de equipamentos que atendem a todos os alunos. Além disso, dispõe também de uma plataforma digital de ensino e por lá você pode fazer o curso Arduíno.

CESAR – Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife

 

A Cesar School é uma escola de inovação que forma profissionais inovadores. Aptos para fomentar a execução de projetos que tragam mudanças de caráter efetivo para a sociedade. Assim, sua formação é focada no interesse do mercado, do ponto de vista técnico e comportamental.

O que é o Arduíno Day Recife?

 

O Arduíno Day é um evento de ordem mundial que ocorre em comemoração ao aniversário da plataforma Arduíno. Por meio deste evento os amantes da eletrônica, robótica e programação disseminam conhecimento e semeiam novos aprendizados.

O evento costuma ocorrer ao longo de todo um dia e costuma ser promovido pela própria organização Arduíno. Porém, também costuma ser organizado pela comunidade maker local. no Recife este evento é comunitário, sendo ajustado entre os membros da comunidade maker e a empresa Makerama.

O evento ocorre anualmente e está voltado para todos os tipos de públicos. Sendo assim, tanto programadores hobistas quanto os mais técnicos são bem-vindos. Da mesma forma os novatos ou profissionais e jovens ou adultos.

O grande objetivo é promover educação e desenvolvimento tecnológico. Ao longo do evento ocorrem workshops, cursos, oficinas, palestras, distribuição de kits e muito mais. Tudo num clima muito integrado que representa a comunidade maker enquanto amantes da tecnologia e suas possibilidades.

 

Por que aprender Arduíno

 

O aprendizado da plataforma Arduíno está em alta e sendo muito demandando no mercado de trabalho. Ele costuma ser conhecido como um lego para adultos, e de certa forma essa similaridade faz sentido. Afinal, aprender Arduíno é como fazer a combinação de várias peças com diferentes funções, resultando em coisas incríveis.

Mas o que de fato aprender Arduíno me permite?

Construir coisas muito satisfatórias

 

Criar coisas muito divertidas talvez seja o ponto chave. Quem é curioso e gosta de entender como as coisas funcionam e podem ser interligadas este é o aprendizado que satisfaz. Porém, mesmo quem não seja tão curioso ou não tão afeito a construir coisas, ao experimentar, pode se sentir instigado.

Você poderá criar coisas mais complexas ou mais simples. Coisas de ordem mais práticas ou sem utilidade alguma. Peças mais sérias ou algumas que podem se tornar muito engraçadas. A partir do momento em que você se familiariza com a plataformas sua imaginação é o único limite para suas criações.

Introdução à programação

 

O aprendizado de programação é um tanto quanto árduo. Afinal, não é um processo intuitivo, e pode levar mais tempo do que se imagina para que tudo aquilo faça sentido para você. A maioria das pessoas têm relatos de experiências frustrante na tentativa de aprender que as fizeram desistir.

Por isso, o Arduíno chega com uma pegada diferente. Afinal, seu código está longe de ser algo complexo de se assimilar, não é a coisa mais simples do mundo, mas mais assimilável que o mundo dos apps e games. Ou seja, ele é um caminho no meio termo que vai te ajudar a adentrar o mundo da programação.

Você vai precisar aprender um código básico, sem a necessidade de conceitos muito avançados. O melhor é que você pode testar com ele, mexer dali e daqui e esperar para ver o que acontece, mas no mundo palpável, diante de você.

 

Boa introdução à eletrônica

 

Dependendo do tipo de projeto com o qual esteja trabalhando aprenderá, naturalmente, habilidade da área de eletrônica. Porém, não é preciso se preocupar, tudo será feito de um modo seguro e mais, divertido. Você descobrirá a existência de uma série de componentes e atestar suas mais variadas funções. LEDs, capacitores, motores, sensores e outros.

As possibilidades são infinitas!

Estímulo à criatividade

 

Para começar com o Arduíno precisará adquirir um kit de iniciante, mas não se preocupe, não é nada fora do normal. Um bom kit para início pode ser obtido pelo valor entre R$100 e R$300. Se formos pensar não passa nem perto do material necessário para início em outras atividades como pintura, fotografia, etc.

Por isso, o Arduíno é um hobby perfeito, onde além de se divertir criando tudo que a imaginação pede, você está aprendendo programação. Assimilando uma série de conhecimentos sobre programação, robótica e eletrônica. Conhecimentos estes que lhe trarão a chance de poder criar infinitas coisas, de acordo com suas habilidades.

 

Comece a aprender no Curso Arduíno Recife   e viva um outro mundo de possibilidades!

Continue Reading
Faça seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Uncategorized

To Top