Connect with us

Consulado Americano Recife: Informações e Agendamento

Consulado Americano Recife

Turismo

Consulado Americano Recife: Informações e Agendamento

Consulado Americano Recife: Informações e Agendamento

Quer saber mais a respeito do consulado americano em Recife? Continue a leitura desse texto e descubra tudo a respeito dessa instituição na cidade.

Primeiramente começaremos explicando sobre oconceito de consulado, que muitas vezes não é claro para muitos dos brasileiros. Afinal, o que é esse órgão e o que ele faz? Confira logo abaixo.

O termo consulado vem do Do latim consulātus, e está relacionado à figura do  cônsul (pessoa nomeada por um governo para proteger os interesses do país e de seus cidadãos em um estado estrangeiro). Sendo assim, o  consulado é a residência ou escritório do cônsul, bem como o local oficial de seu cargo e a área em que exerce seus poderes.

Resumindo, o consulado opera como a representação da administração pública de uma nação em outro país. Entre os serviços prestados os mais buscados são a emissão de vistos para estrangeiros(, assim como a emissão ou a renovação de outros documentos (certidão de nascimento, etc.).

Além disso, o consulado garante a proteção dos cidadãos detidos em seu país de acolhimento. Outra função do consulado são as representativas, incluindo relações de promoção com o Estado receptor, sejam comerciais, culturais, científicas ou outras.

Exemplificando as atividades de um consulado, podemos citar o consulado brasileiro nos Estados Unidos e, portanto, os brasileiros que viajam para este país e têm algum problema em sua viagem como, por exemplo, perda de passaporte, roubo de documentos, problemas com menores, etc podem entrar em contato com o consulado e obter suporte.

Além dessas questões, o consulado pode prestar outros serviços, como:

Apoiar a Comunidade Educacional: Fornecer informações educacionais de grande valor para as comunidades educacionais existentes no seu país no exterior, contribuir para programas de desenvolvimento educacional, bolsas de estudo, bem como oficinas e outras atividades educacionais que promovam a  cultura do país no exterior, entre outros;

Ajudam com oportunidades de emprego, oferecendo vaga para trabalhar na equipe consular;

– E também os consulados do país do cidadão em outros países ajudam esse cidadão em momentos como: quando ocorre um desastre, um acidente,etc. Nesse momento o consulado preste toda a assistência necessária e entra em contato com os familiares deste cidadão sobre o ocorrido.

Vale a pena deixar claro também que existe mais de um tipo de consulado:

1-O Consulado-Geral (é aquele que ocupa a  posição mais alta na hierarquia da repartição consular e geralmente se concentra nos países onde há maiores laços jurídicos e econômicos entre os dois países e onde há maior concentração de cidadãos em conexão com o consulado).

2 – O Consulado: que executa as atividades citadas acima e podendo ter mais de um em um só país.

3 – Seção Consular: que desempenha as funções de um posto consular no país e parte de uma embaixada no país.

Já o consulado Americano em Recife tem mais de 200 anos de história. Fundado em 1815, o Consulado Geral dos Estados Unidos em Recife é a mais antiga missão diplomática dos Estados Unidos no Brasil. Junto com os brasileiros, comemoramos mais de 200 anos de amizade e cooperação entre os Estados Unidos e a região Nordeste.

Desde a chegada do Primeiro Cônsul Samuel Voorhees, o Consulado dos Estados Unidos operou em  territórios diferentes nos estados de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão.

 

Como Agendar

Para aqueles que desejam agendar um dos serviços no consulado americano de Recife o procedimento é bem simples e pode ser feito através da internet. Primeiramente será preciso acessar a página do consulado e embaixada americana, através do seguinte link e verificar qual o procedimento para agendamento de serviços como  agendamento de passaporte e outros serviços notariais, além do agendamentos de CRBA no Consulado Geral.

Para o agendamento de visto o procedimento é um pouco mais complexo, por isso, deve-se seguir as orientações fornecidas pelo site, para os preenchimentos dos formulários necessários, deve-se ficar atento também aos documentos e procedimentos necessário, já que a emissão de um visto americano, de qualquer tipo, é um procedimento muito burocrático.

Aliás, ao clicar na seção de Visto do site do Consulado e Embaixada do Recife você verá que existem mais de um tipo de visto para estrangeiro. Certifique-se então de clicar no link correto do visto desejado para fazer o agendamento correto.

Consulado americano Recife horário de abertura

Consulado Americano Recife

Para aqueles que desejam saber sobre o horário de abertura do Consulado Americano em Recife devem ficar atentos às seguintes informações: o consulado atende de segunda a sexta a partir das 07 horas da manhã.

O atendimento no consulado vai até as 16 em todos os dias da semana. Sendo que o mesmo não funciona aos sábados, domingos e feriados.

Porém, vale a pena deixar claro que o consulado americano em Recife também oferece atendimento via telefone, sendo que um dos números divulgados é para emergencias em horários fora do expediente. COnfira:

(81) 3416-3050: telefone de atendimento para os dias da semana durante o expediente (07h às 16h)

(81) 9916-9470: telefone para emergências fora do horário do expediente (esse número não é para solicitações a respeito de visto)

(81) 3231-1906 – Fax

 

O Consulado Americano de Recife atende a toda uma região, atendendo também os territórios do Pernambuco, Alagoas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Sergipe e Rio Grande do Norte.

Dicas de entrevista

Se você está prestes a fazer a sua entrevista de isto, ou ainda está dando entrada em todo o processo, é preciso saber que existem algumas dicas, assim como alguns procedimentos que podem te ajudar durante essa que pode ser uma das etapas mais difíceis da emissão do visto americano. Confira algumas delas:

  • Seja pontual

Assim como em todos os compromissos importantes, a pontualidade é crucial no momento da entrevista do visto. Procure chegar antes ao local. O recomendado é que se esteja dentro do horário agendado para não correr o risco de perder o seu agendamento.

  • Livre a sua agenda

Aliás, muita gente não sabe,mas o consulado recomenda que no dia da entrevista o entrevistado tenha a disponibilidade de permanecer toda a manhã do dia do agendamento no local, assim como o período da tarde da mesma data, caso seja necessário. Então, por precaução, não agende mais nenhum compromisso para esse dia.

  • Cuidado com a vestimentas

Já em relação às roupas que você deve utilizar no momento da entrevista, é preciso ficar atento, pois não é necessário nem se produzir demais e tampouco se arrumar de menos. A dica aqui é utilizar roupas que você utilizaria em uma entrevista de emprego. Sapato fechado, saia na medida certa, sem abusar dos decotes, calças jeans também ajudam e  uso de camisas se mostra uma opção sem erro.

  • Tente agir com naturalidade

Assim como em muitas situações sérias e burocráticas da vida, o nervosismo não será de grande ajuda no momento da sua entrevista de visto. Nesse momento é muito importante que você se sinta calmo e saiba respeitar o espaço do entrevistado, então fique atento aos pontos citados abaixo:

  • Não se aproxime demais do entrevistador;
  • Procure usar um tom de voz calmo, que na medida certa não deve ser nem alto e nem baixo demais. Deve ser o suficiente para que você seja claramente entendido;
  • Mostre propriedade e confiança no que você falam, a segurança é uma grande aliada nesse momento;

 

  • Pratique o seu inglês

Sim, dependendo do seu tipo de visto, a fluência em inglês pode ser necessário que você seja fluente em inglês, ou a presença de um tradutor oficial. Porém, a presença de um tradutor oficial resulta em mais documentos e procedimentos na hora da entrevista. Então a nossa dica é: pratique o inglês, para não fazer feio e ajudar na sua aprovação.

 

  • Vá com os seus documentos

Provavelmente o consulado já terá todos os documentos necessários em mãos, já que você os enviou ao longo do agendamento. Porém, ainda assim em hipótese alguma ande se os seus documentos pessoais. Leve:

  • Passaporte;
  • Identidade e CPF;
  • Carteira de Trabalho;
  • Extrato bancário;
  • Alguma comprovação de renda ativa no Brasil;
  • Certidão de casamento, caso seja casado;
  • Declaração de estudante (escola ou universidade).

Treine as perguntas mais feitas

Assim como nas entrevistas de empregos, apresentações e qualquer outro compromisso que envolva o uso do discurso oral, vale a pena praticar em casa, com a ajuda de alguém ou sozinho na frente do espelho. PAra isso, tenha em mente que algumas das perguntas feitas podem ser:

  • Quanto tempo irá ficar nos EUA?
  • Para qual cidade está indo?
  • Qual o motivo da sua viagem?
  • Se você trabalha ou não no Brasil?
  • Onde você trabalha e há quanto tempo?
  • Qual a sua formação?

Aqui é importante frisar que é é essencial ser  sincero nas respostas, e falar com calma e propriedade, como já falamos mais acima. lembre-se que o seu objetivo é passar segurança.

Por isso, lembre-se de ficar tranquilo, responda tudo com calma para se certificar de que estará passando as informações corretas e não se contradizer.

Neste momento é bom ter em mente o seu planejamento de viagem, qual o destino, quanto tempo ficará lá, pois isso te ajudará a responder as perguntas de maneira mais assertiva.

 

 

Continue Reading
Faça seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

To Top