Connect with us

City Tour Recife: qual o melhor?

City tour recife

Turismo

City Tour Recife: qual o melhor?

City Tour Recife: qual o melhor?

Quem vai para Recife geralmente não deixa de conhecer todas as opções de atração que a cidade e os seus arredores tem para oferecer. Sendo que uma das melhores opções para se aproveitar todas as atrações que a capital de Pernambuco tem para oferecer são os city tours. Quer saber mais sobre esse tipo de passeios? Continue a leitura desse texto

 

O que há de melhor para conhecer em Recife?

City tour recife

Primeiramente, vale a pena esclarecer que um city tour é um tipo de passeio oferecido por diversas empresas de turismo ou transfers, onde é possível conhecer melhor a cidade e visitar os principais pontos de interesse em poucas horas, dependendo do roteiro planejado.

Sendo assim, um ponto muito positivo de conhecer a cidade através do city tour é o conforto e a facilidade, pois você não precisa se preocupar com trânsito ou como chegar a um determinado local.

A maioria dos  city tours tem um guia local que fornece informações sobre os locais visitados e sobre a cidade. Além de caminhar, a pessoa também recebe conhecimento de uma pessoa qualificada.

Outra vantagem ao usar o serviço de city tour para conhecer a cidade é que essa acaba sendo uma forma mais segura de fazer o passeio, pois as pessoas costumam ficar no ponto de entrada e nunca estão sozinhas, sempre tem um grupo grande acompanhando, por exemplo, eles pegam  pessoas em vários hotéis e após o passeio deixá-los na porta dos mesmos lugares.

É importante, porém, deixar claro que nem todas as cidades valem um city tour, como é o caso de Recife. Sendo assim, o destino deve ser avaliado antes de completar o tour e meu conselho é fazer uma avaliação primeiro.

A primeira coisa que você precisa avaliar é o preço do passeio, depois avalie o tipo de passeio oferecido, depois avalie o tempo do passeio e ao final quando tiver todas essas informações compare se não vale a pena os pontos turísticos para visitar no seu próprio ou se vale a pena alugar um carro.

Quando o assunto é city tour, existem basicamente duas modalidades:  aqueles passeios oferecidos por agências de viagem e outro são os Hop on Hop off. Estes últimos são ônibus circulando durante o dia com pontos de paradas e os turistas escolhem quais os melhores pontos para descer.

Em suma, podemos afirmar que os City Tours são roteiros menores que contribuem para mostrar a cidade e seus atrativos diferenciais. São chamados de visitas à cidade ou “sightseeing”, tornando mais fácil a localização do turista no espaço urbano (passeio de reconhecimento com explicação contextualizada sobre os aspectos sociais, econômicos e culturais).

 

Como fazer um city tour em Recife?

Antes de fazer um city tour em Recife é preciso escolher uma boa empresa, visto que a cidade é repleta de companhias e agências de viagens que proporcionam esse tipo de passeio aos turistas que estão visitando a capital de Pernambuco e a região.

 

Vale lembrar que muitas agências de viagem costumam incluir o city tour em seus pacotes, sendo assim, consulte a disponibilidade com o seu agente.

Para aqueles que optarem por fechar um city tour por conta própria, recomendamos algumas dicas.

Como, por exemplo, você precisa saber que não é difícil se locomover em Recife. O que já é um bom começo. Sendo assim,  se estiver hospedado em bairros como  Boa Viagem ou proximidades, você estará bem servido de transporte público e terá fácil acesso ao centro histórico, Olinda e outras regiões.

Porém sem dúvida a melhor forma de fazer um City Tour pela cidade é com as agências de turismo, assim você economiza tempo e terá informações confiáveis, podendo assim aproveitar as atrações da cidade com mais tranquilidade.

O city tour seguirá um roteiro padrão pela cidade e algumas opções e lugares visitados podem incluir:

 

–       PASSEIO DE CATAMARÃ:

Alguns city tour optam por começar o passeio no  Cais de Santa Rita, onde pode ser oferecido (de forma opcional) um passeio de Catamarã muito legal pelo Rio Capibaribe, fazendo jus ao apelido ganhado pela cidade de Veneza Brasileira. Esse passeio de barco oferecido durante o City Tour, dura em média 30 minutos.

 

  • Recife Antigo

Outro local que geralmente está incluso no city tour de Recife é a famosa praça do Marco Zero, principal ponto do centro histórico de Recife.

Ao seu redor é possível ver diversos prédios centenários, o letreiro do Recife, o Centro de Artesanato de Pernambuco, e conseguimos ver dali, às margens do Rio Capibaribe, o museu a céu aberto com as esculturas de Francisco Brennand, outro cartão postal da cidade.

O lugar em si é cheio de riquezas e atrações nas proximidades. No local tem ainda vários objetos e personagens que fazem parte da cultura de Pernambuco, em algumas ocasiões inclusive há até uma pequena apresentação, com direito a frevo.

 

  • Casa da Cultura

Outra parada que geralmente está no city tour Recife é a  antiga cadeia pública da cidade. Esse edifício é um casarão histórico que fica no bairro de Santo Antônio e funciona hoje como um centro de artesanatos e cultura regional, também conhecido como a Casa da Cultura.

Nesse interessante lugar as celas se transformaram em lojinhas de artesanatos, lembrancinhas e produtos típicos, inclusive uma delas foi preservada no aspecto original.

–       Oficina Cerâmica Francisco Brennand

Outro local que pode ser visitado no City Tour Recife é a famosa Oficina de Cerâmica de Recife, que fica próxima ao Terminal Rodoviário, no bairro de Várzea. Essa oficial foi criada pelo ceramista recifense que deu nome ao local. Quando vivo, o artista aproveitou a estrutura da extinta Olaria São João da Várzea para criar um complexo que pode ser chamado de museu e ateliê.

Hoje em dia são mais de duas mil obras de arte, entre peças cerâmicas, pinturas, esculturas, murais e painéis que nos trazem reflexões sobre a origem da vida e questões como universo e a eternidade. O local é muito bonito e vale a pena estar no roteiro do melhor city tour da cidade.

  • Embaixada dos Bonecos Gigantes

Outro excelente destino do City tour a Embaixada dos Bonecos Gigantes fica no Recife Antigo e possibilita ao visitante ver de perto os famosos bonecos que desfilam pelas ruas no carnaval de Olinda.

Sendo assim, a embaixada conta com diversas personalidades representadas: Chacrinha, Luiz Gonzaga, Messi, Ronaldinho Gaúcho e muitas outras pessoas.

Atualmente, a exposição permanente conta com 63 bonecos. Sendo que o valor da entrada custa R $15 para adultos e crianças menores de 12 anos não pagam.

Quanto tempo dura um city tour?

Isso depende muito da empresa contratada, mas geralmente o city tour em Recife dura em média de 7 horas, a depender do roteiro. Vale lembrar, por exemplo, que muitos city tour costumam se estender para a cidade vizinha, Olinda, o que pode alongar um pouco mais o passeio.

Sendo assim, consulte a empresa responsável pelo passeio para saber a respeito da duração do mesmo para que você se planeje melhor.

 

Como funciona o city tour?

Como você já pode perceber, o City Tour nada mais é do que uma visita rápida pelos principais pontos turísticos de uma cidade. Esse passeio conta com toda a estrutura e é acompanhado de guia turístico contando uma breve história sobre cada uma das atrações. Um incremento e tanto para a sua viagem.

Em questão de funcionamento, o  City Tour tem início na parte da manhã, visto que o passeio possui diversas paradas em seu roteiro. As saídas acontecem geralmente nas primeiras horas da manhã (as 08/09h) e o ônibus responsável por levar o grupo de turista inicia o seu trajeto com destino aos pontos especificados no roteiro.

Ao chegar em cada local é feita uma parada de um tempo estimado para que as pessoas possam conhecer o lugar enquanto aproveita os serviços que são oferecidos, tira fotos e se encanta um pouco mais com as belezas da cidade.

Como o city tour costuma durar uma boa parte do dia, geralmente são feitas também pausas para o almoço e lanches. Vale lembrar também que os turistas podem aproveitar para experimentar as delícias da culinária local nas feiras e estabelecimentos visitados durante o city tour.

O passeio segue por todos os pontos combinados no roteiro e os turistas desembarcam no ponto final geralmente no final da tarde.

Existem alguns city tour focados na vida noturna de alguns pontos turísticos, que podem adentrar um pouco mais a noite. Porém isso tudo é acordado no roteiro e os turistas são avisados para que possam se planejar.

 

Para saber quais são as empresas que oferecem esse tipo de serviço em Recife basta uma rápida pesquisa e você terá em mãos uma lista completa das empresas que atuam em Recife e nas proximidades.

Vale lembrar que o preço pode variar de acordo com quantidade de pessoas, o trajeto feito e também a duração do city tour.

Antes de fechar o pacote, certifique-se de checar o histórico e as avaliações da empresa escolhida para não ter problemas durantes e após o passeio.

 

 

 

 

Continue Reading
Faça seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Turismo

To Top