Connect with us

Bar Do Cuscuz Recife: Vale A Pena? Resenha Completa

Bar Do Cuscuz Recife

Comer e Beber

Bar Do Cuscuz Recife: Vale A Pena? Resenha Completa

Bar Do Cuscuz Recife: Vale A Pena? Resenha Completa

Recife, capital do estado de Pernambuco, é uma cidade cheia de atrações para os turistas. Nesta cidade, é possível encontrar lindas praias, centros culturais, praças, museus entre outras atrações para se visitar. O Bar Do Cuscuz Recife é um deles.

Em resumo, a cidade de Recife é uma cidade cheia de pontos turísticos, espaços públicos, arte para todos os lados e uma infinidade de curiosidades.

Não é à toa que a cidade de Recife recebe milhares de turistas todos os meses do ano. O povo pernambucano, é um povo extremamente e orgulhoso de sua cultura e suas tradições. A cidade de Recife tem sua arquitetura preservada e excelentes museus para se visitar. Cultura é o que não falta na cidade.

O que não falta em Recife são bons restaurantes e bares para se frequentar. A cidade é bem boêmia e seja de dia ou de noite, sempre é possível encontrar um bar movimentado para de tomar uma bebida ou beliscar um delicioso petisco. A cidade é recheada de bares e pubs.

Bar do Cuscuz em Recife

O bar do Cuscuz, fica localizado no Bairro Boa Viagem, um dos mais nobres da cidade de Recife. O conceito do Bar do Cuscuz é de temática nordestina. O Bar do Cuscuz apresenta toques de requinte, tanto em sua decoração e arquitetura, quanto em seu cardápio.  O bar do Cuscuz Recife, conta com uma ampla área kids para a diversão dos pequenos. O local serve aos seus clientes frutos do mar, carnes e bebidas. Amantes de um bom hamburguer, também sairão satisfeitos do Bar do Cuscuz.

No bar do Cuscuz Recife, acontecem todos os dias, das 16:00 às 19:00 horas, um Happy Hour em que alguns drinks do seu cardápio são oferecidos aos clientes por um preço especial.

Apesar de fazer um grande sucesso entre os frequentadores do bairro de Boa Viagem, o Bar do Cuscuz surgiu no terraço da casa de Jovelino Costa em Campina Grande na Paraíba, no ano de 1973. Na ocasião, o bar ficou famoso por servir um delicioso Cuscuz, acompanhado principalmente por carne seca. Fato este, que fez com que os próprios clientes o apelidassem de Bar do Cuscuz.

Na época, por ser localizado na zona rural em Campina Grande, recebia apenas clientes das regiões próximas.

Recentemente, o Bar do Cuscuz firmou uma parceria com o jogador de futebol Hulk do Atlético MG e atualmente, tem unidades em João Pessoa, Campina grande e Recife.

A origem do cuscuz vem do Oriente Médio, mas especificamente na cidade de Maghreb, localizada no norte da África. Acredita-se que o cuscuz já era preparado há pelo menos 200 anos antes de Cristo, de uma maneira bem diferente da qual conhecemos hoje. No século XVI, os colonizadores portugueses introduziram este prato na culinária brasileira. Desde então, o cuscuz se tornou uma referência da culinária Nordestina e é apreciado pela maioria dos brasileiros.

O Cuscuz pode ser preparado de diversas forma e servido com uma infinidade de acompanhamentos.

Pontos turísticos em Recife

A cidade de Recife, possui vários pontos turísticos. O turista, encontrará na cidade, muita música, dança, gastronomia, artes etc. A cidade de Recife, é uma das mais procuradas pelos turistas brasileiros, qualquer que seja a época do ano. Temos praticamente duas estações em Recife: uma chuvosa, que abrange geralmente os meses de maio, junho, julho e agosto, e outra em que quase não chove, abrangendo os meses de outubro a março.

O carnaval em Recife e Olinda, cidade vizinha, costuma ser bem concorrido. Milhares de foliões de todas as partes do Brasil, procuram estas duas cidades para se divertir nesta época de folia. Se você quer evitar a época em que a cidade fica mais cheia, mas gosta de curtir um bom carnaval, pode visitar a cidade de Recife ou Olinda nos meses de janeiro e fevereiro, período em que começam os blocos de carnaval.

Os principais pontos turísticos de Recife:

 

Praias:

A praia mais conhecida do recife é a Praia de Boa Viagem, porém, existem várias outras praias na cidade que valem a sua visita. Além de Boa viagem, Recife possui as seguintes praias:

  • Praia do Pina;
  • Praia de Maria Farinha;
  • Praia de Piedade;
  • Enseada dos Corais;
  • Praia Gaibú;
  • Praia do Paiva;
  • Porto de Galinhas;
  • Entre outras.

Praça do Marco Zero:

 

Esta praça, marca o local em que a cidade de Recife nasceu, como diz o seu próprio nome. A praça de piso colorido, é palco de constantes apresentações culturais da cidade.

Centro de Artesanato de Pernambuco:

 

O local, que funciona próximo a Praça do Marco Zero, abriga quase mil e quinhentos artesãos da cidade e possui cerca de 25 mil itens para a venda. O espaço funciona de segunda à sábado de 08:00 às 19:00 e aos domingos funciona de 09:00 às 16:00 hs.

 

Paço do Frevo:

 

O Paço do Frevo é um espaço cultural idealizado através de uma parceria entre o IPHAN, Governo federal, Fundação Roberto Marinho e a Prefeitura de Recife.

Como o próprio nome já diz, o espaço cultural Paço do Frevo é voltado para a cultura da dança e do frevo. O espaço funciona de terça à sexta de 09:00 às 16:30. Aos sábados e domingos funciona de 14:00 às 17:30 hs.

Museu Cais do Sertão:

 

Este museu, que tem proposta interativa, tem uma temática do Sertão e Luiz Gonzaga. Em 2015 foi eleito como um dos melhores museus da América Latina. O museu funciona de terça à sexta de 09:00 às 17:00. Aos sábados e domingos funciona de 13:00 às 17:00 hs.

Rua do Bom Jesus e Praça do Arsenal:

 

Arquitetura e história desta rua do recife são muito marcantes para todos que a conhecem. Ao caminhar pela rua, observa-se beleza em cada detalhe. Ao final desta, encontra-se a Praça do Arsenal. O local é propício ao descanso, sendo muito procurado também pelos turistas para tirar fotos e admirar a paisagem.

 

Torre Malakoff:

 

Este monumento, data do século XX, e foi construído para servir de observatório astronômico. Em 2010, o prédio da Torre Malakoff, foi transformado em espaço cultural. A Torre Malakoff, se localiza bem ao Lado da Praça do arsenal. O espaço cultural Torre Malakoff funciona de terça à sexta de 10:00 às 17:00. Aos sábados de 15:0 às 18:00e aos domingos funciona de 13:00 às 19:30 hs.

Parque de Esculturas de Francisco Brennand:

 

Francisco Brennand é um famoso ceramista nordestino. O artista plástico é autor de dois importantes espaços culturais no Recife. O Parque das esculturas, que fica localizado na beira da água, é um deles. A principal forma de se chegar no Parque das Esculturas é de barco, saindo do píer da Praça do Marco Zero. Mas também é possível chegar ao local utilizando carros. O Parque de Esculturas funciona de segunda à sexta de 08:00 às 17:00, aos sábados de 07:00 às 17:00 e aos domingos de 10:00 às 16:00 hs.

Além destes citados, Recife possui muitos outros locais para se fazer turismo. Se você estiver visitando a cidade, vale a pena pesquisar sobre estes e outros pontos turísticos.

 

 

 

O Frevo:

 

Uma das mais tradicionais manifestações brasileiras, o Frevo é uma dança folclórica muito conhecida na região Nordeste do Brasil. O Frevo é muito popular no carnaval pernambucano, principalmente nas cidades de Olinda e Recife.

O Frevo foi reconhecido pelo IPHAN em2017, como sendo Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

A dança Frevo, teve origem no século XIX na cidade de Recife. O nome Frevo, tém associação com o verbo ferver. Diz-se que este nome foi escolhido, por ser esta uma dança muito frenética e com o ritmo bem acelerado.  O dia do Frevo é comemorado nos dias 09 de fevereiro e 14 de setembro.

O Frevo caracteriza-se por ser uma marchinha acelerada. A orquestra que rege o seu ritmo é chamada de Fanfarra. Tanto a música, quanto a dança, são chamadas pelo mesmo nome: Frevo.

Existem 3 tipos de Frevo:

  • Frevo de rua: este é o mais tradicional. Não é cantado. É o mais conhecido por ser o Frevo da Dança.
  • Frevo-Canção: É o que apresenta o ritmo mais lento dos três.
  • Frevo de Bloco: Se assemelha a uma marchinha de carnaval.

 

O Frevo é uma dança muito executada em todos os carnavais de Pernambuco. Centenas de blocos saem às ruas, embalando centenas de foliões nos passos do Frevo. O Bloco Carnavaleco Galo da Madrugada é um dos mais tradicionais de Pernambuco. Este bloco, também é considerado o maior bloco carnavalesco do mundo segundo o Guiness Book of Records. O bloco Carnavalesco Galo da Madrugada, todos os anos, leva cerca de 2 milhões de foliões às ruas no centro do recife.

Em Olinda, o Bloco Vassourinhas, também tem grande representatividade entre os blocos carnavalescos de Frevo. Este bloco, toma as ruas de Olinda a mais de 100 anos.

O Frevo é uma dança complexa e cheia de passos complicados, os bailarinos desta dança apresentam grande habilidade técnica. A característica mais marcante da dança Frevo, é a sombrinha colorida utilizada pelos bailarinos.

Em todo o estado de Pernambuco, é possível encontrar escolas e academias para poder aprender e praticar o Frevo.

 

 

Continue Reading
Faça seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Comer e Beber

To Top