Yerma Atemporal chega em Recife
O espetáculo Yerma Atemporal estreou, na última quarta-feira (22), na parte interna da programação oficial do Festival Recife do Teatro Nacional, no Teatro do Parque, às 19hs. Durante a tragédia moderna de Federico García Lorca, traduzida e adaptada por Simone Figueiredo, o autor conta a angustiante obsessão da protagonista em ser mãe, e aborda a velha moral social sobre o comportamento da mulher.
No mais, a obrigação pautada pelo matrimônio, bem como o tabu social relacionado aos desejos e comportamentos femininos também foram sustentados. Enraizada pela realidade brasileira, particularmente nordestina, a encenação teve modelo na reflexão acerca do papel da mulher na sociedade contemporânea e foi tecida por uma dramaturgia sonora desenvolvida através do canto, da percussão.
Sonoridades e metáforas, juntamente com pesquisas e possibilidades do corpo físico que realçam as expressões não verbais com a meta de aproximar o universo lorquiano da linguagem popular nordestina em suas manifestações também foram impactadas.