Pernambuco sedia estreia de temporada da turnê nacional “Maracacongo”
A turnê nacional “Maracacongo” chega a Pernambuco nesta terça-feira (31) e fica no estado até o próximo dia 12 de junho. O evento, realizado no Nordeste, contempla manifestações culturais e religiosas afro-brasileiras. A apresentação visa festejar as práticas dos povos originários, unificando a cultura popular do Maracatu Rural às tradições do Congo, de Minhas Gerais.
As cidades de Recife e Olinda (Região Metropolitana); e Aliança, Goiana e Itambé (Mata Norte), vão receber a apresentação. Para cada local, existe uma agenda de atividades culturais, contemplando filmes, oficinas, espetáculos no geral, de forma gratuita.
Aprovado no Edital do Instituto Cultural Vale, o projeto que, é patrocinado pela Lei de Incentivo à Cultura, também vai chegar, em julho deste ano, aos palcos de outras cidades, como em Minhas Gerais: Ouro Preto, Brumadinho, Belo Horizonte, Mariana e Congonhas.
O público que acompanhar a turnê terá protagonistas como Maracatu Rural Estrela de Ouro (Aliança – PE) e o Grupo Afro mineiro Negro Por Negro (Brumadinho-MG). O objetivo do evento é retratar histórias e culturas dos povos negros.
Na capital pernambucana, por exemplo, convidados como Adiel Luna, Quinteto Violado, Charles Theone e o Maracatu de Baque Virado Estrela Brilhante do Recife estarão no evento. A turnê tem previsão para durar 13 dias, e vai ocupar vários locais, situados em áreas urbanas e rurais de Pernambuco.
Serviço
Evento: Turnê “Maracacongo”;
Data e horário: Terça-feira (31 de maio) à domingo (12 de junho);
Local: Recife e Olinda (Região Metropolitana); e Aliança, Goiana e Itambé (Mata Norte);
Ingressos: Gratuito.