Connect with us

UPA Igarassu | Especialidades, Horários e Agendamento

UPA Igarassu

Uncategorized

UPA Igarassu | Especialidades, Horários e Agendamento

UPA Igarassu | Especialidades, Horários e Agendamento

 

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA Igarassu) integra a Rede de Atenção às Urgências. Nela estão concentrados os atendimentos de complexidade que compõem em conjunto a atenção básica, atenção hospitalar, atenção domiciliar e o SAMU.

Um dos maiores objetivos da implantação das UPAs é diminuir as filas nos hospitais quando em decorrências de casos não graves. Além disso, buscou-se também aumentar a capacidade de atendimento do Sus.

As UPAs funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana e estão prontas para acolherem todos os usuários que demanda assistência médica. Segundo estatísticas, mais de 90% dos casos locais são resolvidos na própria unidade, sem que seja preciso acesso a uma outra unidade de saúde.

Diante da chegada de um paciente ele é prontamente atendido, estabilizado o problema e busca-se um diagnóstico. Com isso, ele pode ficar por 24 horas em observação ou ser encaminhado, em caso de necessidade, para um hospital. As UPAs estão prontas para atenderem urgências pediátricas, clínicas e odontológicas.

 

UPA Igarassu

 

A UPA de Igarassu fica localizada na Rodovia BR-101, km 47, em Cruz de Rebouças, Igarassu. A unidade fica aberta 24 horas prestando atendimento às urgências em saúde da comunidade. A UPA de Igarassu teve sua gerência assumida pela Sociedade Pernambucana de Combate ao Câncer.

A unidade tem como missão promover a assistência através da realização de atendimentos de urgência e emergência. Isto ocorre dentro do sistema de classificação de média complexidade do SUS. Na UPA é possível obter atendimento nas especialidades médicas de ortopedia, clínica médica e pediatria.

A unidade chega a realizar cerca de até 300 atendimentos por dia, isso mesmo, cerca de 300 atendimentos diários. A estrutura da UPA é completa, contando com

  • Consultórios médicos;
  • Acolhimento com classificação de risco;
  • Salas de observação vermelha, amarela e pediatria;
  • Sala de medicação;
  • Sala de imobilização;
  • Exames de urgência, tais como Raio-x, laboratorial. ECG e telemedicina.

 

Especialidades médicas

 

Na UPA de Igarassu conta-se com equipes multiprofissionais, ou seja, equipes compostas por profissionais da saúde de áreas diversas. Desta forma, oferta-se à população a possibilidade de ser assistido em sua integralidade, tal qual preconiza o SUS. Na unidade as especialidades que compõem a equipe de atendimento multiprofissional são:

  • Enfermagem;
  • Farmácia;
  • Fisioterapia;
  • Nutrição;
  • Serviço Social.

O profissional de Enfermagem ocupa-se de obter a história do paciente, realizar exames físicos e executar tratamento. Além disso, ele também aconselha e ensina métodos de manutenção da saúde e orienta os enfermos para continuidade do tratamento e medidas vitais.

O farmacêutico atua junto à equipe obtendo o histórico de medicamentos de uso habitual, promove informações sobre o medicamento e análise de prescrições médicas. A atuação do farmacêutico na UPA promove redução de custos e de erros de medicação.

O profissional de Fisioterapia tem como função na unidade oferecer suporte rápido e eficiente para disfunções cardiorrespiratórias, principalmente nas primeiras horas. Com isso, é possível que não haja um agravamento do quadro do paciente e evita-se, por exemplo, necessidade de intubação ou mesmo ventilação mecânica.

O nutricionista também se faz presente dentre as especialidades disponível na UPA. Ele é responsável pro orientar e supervisionar a distribuição de dietas orais e enterais, e verificar logicamente o nível de aceitação das mesmas. Responsável também pela produção das refeições e orientação sobre dieta alimentar.

Por fim, temos o Assistente Social que irá articular visitação de familiares, explicar as regras de funcionamento da unidade. Além disso, também promover rede de apoio socioassistencial, garantindo o cumprimento dos direitos dos pacientes.

 

Horários da UPA Igarassu

 

Como já mencionamos anteriormente, a UPA Igarassu segue o mesmo regime de funcionamento de unidades similares. Ou seja, a unidade atua 24 horas por dia, o que significa que ela não fecha, podendo receber pacientes de forma contínua.

Com isso, quem precise de atendimento não precisa esperar o horário mais apropriado. A qualquer hora que se busque atendimento na unidade o mesmo será encontrado. E não apenas um ou outra especialidade, todas estão disponíveis ao longo de todo o tempo de funcionamento da unidade, em regime de revezamento das equipes.

Ou seja, a UPA Igarassu está aberta para atendimento 24 horas por dia ao longo dos sete dias da semana. Isso significa que a população conta com um atendimento ininterrupto, podendo oferecer suporte para as urgências e emergências a qualquer tempo.

Sendo assim, quem precisa de assistência médica pode se direcionar certamente para a unidade, com a certeza de atendimento. Afinal, dentre muitos princípios está o de acolher e atender a todos os usuários que busquem assistência.

A UPA de Igarassu, portanto, é um grande alívio para quem queira fugir da lotação dos prontos-socorros de hospitais que permanecem cheios. Além disso, nos hospitais tem-se ainda o risco de contaminação pela pluralidade de pacientes que são atendidos nestas unidades. Desta forma, a UPA é solução em dobro para quem precisa de assistência médica.

UPA Igarassu

Agendamento UPA Igarassu

 

Como já dito, a UPA de Igarassu funciona 24 horas por dia, podendo o paciente buscar o atendimento de acordo com sua disponibilidade. Ou seja, não existe processo de agendamento para atendimento na unidade. Sendo assim, a demanda é espontânea e para conseguir atendimento basta se dirigir à unidade.

Porém, a unidade conta com uma central telefônica por meio da qual dúvidas e outras questões podem ser levantadas. O número para contato é o (81) 3184 4279, já para contato com a ouvidoria tem-se a possibilidade de comparecer pessoalmente ou pelos números (81) 3184 4281 ou (81) 9 9480 8372.

Quem desejar pode também encaminhar um e-mail para o endereço [email protected] ou ainda o [email protected].

A importância das UPAs

 

Sem qualquer dúvida, um dos maiores problemas do nosso país é a saúde. Faltam recursos financeiros e capacidade de gerenciamento das altas demandas que o setor exige. Nós brasileiros temos o maior sistema de saúde pública do mundo, atendendo desde exames de rotina até demandas de alta complexidade.

As Unidades de Pronto Atendimento surgem para reforçar o sistema, impedindo o colapso da rede hospitalar. Para isso, elas desafogam os hospitais e prontos-socorros quanto aos casos de complexidade intermediária.

As UPAs têm como regimento o funcionamento 24 horas diárias, com atendimento laboratorial, infecções de urgência, pequenos traumas e febres altas. Assim, após permanência de 24 horas e sem estabilização do quadro clínico, o paciente é imediatamente encaminhado para o serviço hospitalar.

Há ainda os casos em que o médico fará o primeiro atendimento, mas encaminhará de imediato para o hospital. Portanto, todo paciente que chega à UPA recebe atendimento, ele jamais é dispensado ou encaminhando sem que tenha sido lançado diagnóstico.

Contudo, é sempre bom deixar claro que as UPAs não são unidades hospitalares, com isso, o paciente não permanece em suas dependências por mais de 24 horas. Por isso, é bom ter em mente em quais situações se deve buscar a UPA de acordo com a demanda por ela atendida. É ideal buscar a UPA nos casos de:

  • Febre alta com temperatura acima de 39 graus;
  • Fraturas e cortes com pequeno sangramento;
  • Infarto e derrame;
  • Queda com torsão e dor intensa ou suspeita de fratura;
  • Cólicas renais;
  • Intensa falta de ar;
  • Crises convulsivas;
  • Dores fortes no peito;
  • Vômito constante.

 

Com isso, notamos o quanto a Unidade de Pronto Atendimento possui uma importância reconhecível. Elas evitam que casos que possam ser resolvidos sem intervenção cirúrgica, por exemplo, sejam destinados ao hospital. Com isso, leitos nos hospitais permanecem disponíveis para pacientes cuja demanda realmente exija uma maior complexidade no atendimento.

Acompanhe a UPA Igarassu

 

Quem desejar acompanhar as novidades da Unidade de Pronto Atendimento de Igarassu pode acessar o endereço https://hcpgestao.org.br/unidades-de-saude/upa-igarassu. Neste site é possível conferir mais informações não apenas da UPA de Igarassu, mas de todas as unidades geridas pelo Hospital do Câncer de Pernambuco.

Neste site é possível acompanhar, por exemplo, os informes do portal da transparência de cada unidade. Assim como conferir também os processos seletivos e seus respectivos editais, bem como outros em andamento ou mesmo resultados. Ou seja, para quem é profissional de saúde e está objetivando uma vaga é interessante acompanhar por lá.

Profissionais também podem fazer seu encaminhamento direto através da contratação de serviços. As especialidades e prazos de lançamento de propostas ficam devidamente sinalizados no site.

 

 

 

 

Continue Reading
Faça seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Uncategorized

To Top