Tsunami em Recife: É possível?
Tsunami em Recife será que já aconteceu? Sabe o que é? Sabia que se trata de ondas enormes que são geradas por terremotos ou por outros eventos geológicos? Quando os tsunamis estão em alto mar elas costumam apresentar uma amplitude diferença entre a maior e a menor altura muito grande. Mas, quando próximas ao litoral com as águas mais rasas esse panorama muda e as ondas se tornam gigantes.
Tal fenômeno é mais comum nos oceanos Pacifico e no Indico, apesar de o Atlântico já ter registrado um Tsunami que atingiu a cidade de Lisboa em 1755. Porém a maior tsunami aconteceu no Alasca no ano de 1958.
Há tsunami no Brasil?
No Brasil está localizado no centro da placa Sul Americana, isso quer dizer que está em uma posição confortável em relação da ocorrência de atividades tectônicas que são capazes de desencadear tsunamis. Entretanto, existem pesquisas que sugerem que há possibilidade do litoral do Brasil ser atingido por um tsunami no futuro. Um bom exemplo disso foi às chuvas no Recife que foi como um tsunami que arrastou tudo pela frente.
Atualmente os moradores da região metropolitana do Recife contam as cenas de desespero em meio às chuvas que deixaram mais de 90 pessoas mortas e milhares de pessoas desabrigadas. As buscas pelas vitimas seguiram, porque as chuvas atingiram o estado do Pernambuco, causando deslizamentos de barreira e alagamentos, já deixaram mais de 90 mortos, muitas pessoas desaparecidas e milhares de desabrigados também.
Os moradores na época relataram cenas de desespero, enquanto as equipes de resgate correm contra o tempo em busca das vitimas. Algumas pessoas contam que não dormiam e não comiam, porque foi uma dor muito grande. A tragédia no Jardim Monte Verde teve inicio na manhã do dia 28/05, quando aconteceram os primeiros deslizamentos.
Aconteceu o primeiro deslizamento e as pessoas pensaram que não cairia muito mais, porém, em seguida veio um novo deslizamento que foi como um tsunami, pois, arrastou tudo pela frente. Não se tratou de uma tragédia que foi anunciada, porque isso nunca havia acontecido antes. O que foi entendido no dia do acontecimento é que se tratava de um fenômeno que era típico do aquecimento global, isso porque nunca havia caído tanta chuva em pouco tempo. Podendo ter sido um grande aviso para o próximo inverno.
Segundo meteorologistas atribuíram que as chuvas torrenciais que caíram nos últimos dias no estado do Pernambuco trata-se de um fenômeno que é chamada de ondas do leste, sendo comum nesta época do ano. E com nuvens densas que se deslocam do continente africano em direção ao litoral. E foi em poucas horas, entre a noite de sexta e a manhã de sábado que caiu 70% do volume total de chuvas para todo o mês de maio.
Moradores de Recife denunciaram o descaso das autoridades
Os moradores indignados atacaram o poder publico, pois, muitas pessoas perderam tudo. Ficou necessitando de alimentação, água, entre outros. Alex Santos, por exemplo, que é um dos moradores de 45 anos, colocou a culpa na autoridades pelo desastre, pois, em 25 anos que mora na região afetada, nada é efetivo da prefeitura. E apenas dizem que está em projeto, em análise e nada fazem.
Os moradores lembram que o cenário foi terrível, de guerra, onde muitas pessoas perderam a vida e no começo da comunidade buscando os corpos. Conseguiram salvar algumas pessoas que sobreviveram. Mas, que após isso não resistiram.
O desastre que mais parecia um desastre Tsunami em Recife, deixou ao menos 91 mortos, além de 26 desaparecidos e mais de 5 mil desabrigados. Pois, Tsunami em Recife ou em qualquer outro lugar trata-se de umas ondas gigantes que estavam previstas para chegar ao litoral do Recife e isso segundo a marinha do Brasil, com ondas d 2,5 metros serão vistas nas praias da região sul da capital do estado do Pernambuco.
De acordo com a marinha, a influencia de um sistema de alta pressão que poderá provocar ressaca com ondas de direção Sul e a Sudeste, na faixa litorânea entre os estados da Bahia, ao norte de conde, e de Pernambuco ao sul do Recife.
Como se formam os tsunamis
Há as mais variadas causas dos tsunamis, como alguns processos que são gerados por atividades vulcânicas e o depósito abrupto de um grande material de rochas ou de gelo no mar. Mas, a principal fator para a formação de tsunamis é a atividade tectônica.
Quando os tsunamis estão em alto mar elas costumam apresentar uma amplitude diferença entre a maior e a menor altura muito grande. Mas, quando próximas ao litoral com as águas mais rasas esse panorama muda e as ondas se tornam gigantes.
Esse fenômeno é mais comum nos oceanos Pacifico e também no Indico, apesar de o Atlântico já ter registrado um Tsunami que atingiu a cidade de Lisboa em 1755. Porém a maior tsunami aconteceu no Alasca no ano de 1958.
Uma zona de choque ou encontro entre duas placas tectônicas é uma área geologicamente muito instável, proporcionando o surgimento de eventuais terremotos, resultantes da liberação de energia acumulada nos pontos de contato entre ambas. Quando isso ocorre no oceano, há um soerguimento das águas oceânicas que, com isso, agitam-se e são capazes de gerar fortíssimas ondas, os tsunamis.
E quanto a maior a intensidade, maior irá ser a velocidade de propagação das ondas, gerando assim os efeitos mais catastróficos nas áreas litorâneas atingidas. E, além disso, quanto maior a velocidade de movimentação que são causadas pelas placas, maiores serão também os seus efeitos, o que aplicam em partes, porque o oceano atlântico não registra tanto tremores.
E como você já deve saber a Tsunami em Recife trata-se de uma onda grande que possui uma grande quantidade de energia e acontece nos oceanos, o que realmente diferenciam um tsunami de outras ondas acontece nos períodos de oscilação da água.
Isso quer dizer que enquanto em uma onda marítima normal podem acontecer os períodos de até algumas vezes de segundos, em um tsunami este tempo poderá atingir alguns minutos ou até mesmo meia hora. E assim os tsunami são ondas mais longas que em alto mar chegam a 100km e até mesmo 500 km de comprimento.
Causas de um tsunami
Um tsunami é formado a partir de distúrbios causados nos oceanos, que liberam energia, propiciando a movimentação de grandes massas de água. Como dito anteriormente, esse evento pode estar relacionado a fatores geológicos da área ou a exógenos, como a queda de meteoritos.
Os fenômenos de ordem tectônica são as principais causas das ondas gigantes características dos tsunamis, principalmente abalos sísmicos que se originam no assoalho oceânico. Sua ocorrência é mais comum em áreas de instabilidade tectônica, em que há o encontro de diferentes placas.
E, além disso, o vulcanismo é outro fator que gera as tsunamis, apesar que aconteça com menor frequência. E nesse caso, a atividade vulcânica pode se dar no fundo dos oceanos quanto nas zonas costeiras como a destruição da caldeira vulcânica durante o processo de erupção e o consequentemente o deslizamento de grandes quantidades de detritos para o mar ou ainda o fluxo propriamente dito de lava e outros materiais.
As propriedades de um Tsunami em Recife possui comprimentos de onda que podem chegar a 100 km a 500 km enquanto as ondas comuns por exemplo chegam a algumas centenas de metros. A sua amplitude é pequena e variável na escala de metros.
Esse tipo de fenômeno tem grande poder de destruição já que as ondas se quebram de forma violenta quando chegam no litoral e conseguem avançar centenas de quilômetros sobre as áreas que foram atingidas.
Hoje em dia na região de Recife os moradores da região metropolitana do Recife ainda contam as cenas de desespero em meio às chuvas que deixaram mais de 90 pessoas mortas e milhares de pessoas desabrigadas e que parecia uma Tsunami.
As buscas pelas vitimas seguiram, porque as chuvas atingiram a região do Recife Pernambuco, causando deslizamentos de barreira e alagamentos, já deixaram mais de 90 mortos, muitas pessoas desaparecidas e milhares de desabrigados também, como já citado.
Os moradores na época relataram cenas de desespero, enquanto as equipes de resgate correm contra o tempo em busca das vitimas. Algumas pessoas contam que não dormiam e não comiam, porque foi uma dor muito grande. A tragédia no Jardim Monte Verde teve inicio na manhã do dia 28/05, quando aconteceram os primeiros deslizamentos.
O Tsunami em Recife que foi a chuva que aconteceu provocando o primeiro deslizamento e as pessoas pensaram que não cairia muito mais, porém, em seguida veio um novo deslizamento que foi como um tsunami, pois, arrastou tudo pela frente. Não se tratou de uma tragédia que foi anunciada, porque isso nunca havia acontecido antes. O que foi entendido no dia do acontecimento é que se tratava de um fenômeno que era típico do aquecimento global, isso porque nunca havia caído tanta chuva em pouco tempo. Podendo ter sido um grande aviso para o próximo inverno.
Para você saber mais informações sobre Tsunami em Recife confira em outras matérias aqui no nosso blog!