Connect with us

Refinaria Abreu E Lima

Refinaria Abreu E Lima

Uncategorized

Refinaria Abreu E Lima

Refinaria Abreu E Lima

Você já ouviu falar na refinaria abreu e lima? Ocupando páginas de jornais e revistas por muitos anos, por causa de polêmicas envolvendo seu nome, a refinaria se tornou conhecida por muitas pessoas. Mas, ao mesmo tempo em que praticamente todo mundo conhecia seu nome, poucos sabem o que ela realmente faz.

Sim porque a refinaria abreu e lima é um importante ativo na produção de petróleo, garantindo assim o abastecimento de diferentes setores de nossa economia. Para explicar um pouco mais sobre essa empresa e como ela contribui com as finanças brasileiras, preparamos o artigo abaixo. Confira.

O que é a refinaria abreu e lima

Refinaria Abreu E Lima

Construída pela Petrobras, a gigante que garante a extração de petróleo e a comercialização de combustíveis e outros derivados do produto no Brasil, a refinaria abreu e lima foi construída em meados da década de 2000, entrando em funcionamento no ano de 2014.

Sua localização, no Complexo Industrial Portuário de Saupe, nas proximidades do Recife, representam uma vantagem competitiva para o escoamento dos materiais produzidos ali, já que fica próximo da área portuária e está nos arredores da capital pernambucana, contribuindo assim para que os combustíveis produzidos ali sejam escoados para todo o Brasil.

Um dos principais atrativos da refinaria abreu e lima é a alta tecnologia empregada em sua construção, que permite não apenas atender a alta demanda por combustível de todo o Brasil, como também gera combustível de alta qualidade. Para que se tenha uma ideia, a refinaria é uma das apresenta o maior percentual de conversão de petróleo cru em diesel, um dos combustíveis mais demandados, contribuindo assim para que a malha de transporte e escoamento de riquezas nacionais transcorra sem grandes problemas.

Tecnologia

Graças à alta tecnologia empregada em sua construção, a refinaria abreu e lima é capaz não apenas de refinar uma grande quantidade de petróleo como também executa esta tarefa sem grandes impactos ao meio ambiente. Isso porque foram empregadas diretrizes para que seus processos agridam menos a natureza.

E, como a refinaria é altamente mecanizada, seus processos são altamente eficientes, resultando assim em um produto de alta qualidade. A refinaria abreu e lima é reconhecida, ainda, por ter um baixo custo de manutenção, graças aos equipamentos modernos presentes em suas instalações, ter um baixo consumo de energia e consumir apenas a quantidade de água necessária para executar seus processos, sem desperdício ou contaminação da água não utilizada.

Diversidade de produtos

Graças ao formato em que foi projetada, a refinaria abreu e lima é capaz de produzir diferentes tipos de petróleo, de alta qualidade, o que lhe garante eficiência e também lucratividade, já que é possível vender uma grande quantidade de combustível para diferentes consumidores.

O foco principal da refinaria é produzir o óleo diesel, um combustível altamente demandado em nosso país, sobretudo por veículos de transporte de mercadorias e pessoas, como caminhões e ônibus. Contudo, graças a seu diferencial tecnológico, o diesel que é produzido na refinaria é do tipo S-10, com menos enxofre.

Esse combustível tem como principal atrativo sua menor capacidade poluente, já que gera 80% menos material particulado e até 98% menos de óxidos de nitrogênio, compostos responsáveis por agravar a poluição atmosférica e que podem contribuir também para o efeito estufa, além de prejudicar nossa saúde.

Além de diesel, a refinaria produz outros materiais, como nafta, óleo combustível, coque e GLP, o gás liquefeito de petróleo, o popular gás de cozinha, que utilizamos em nosso dia a dia.

Atendimento da demanda nordestina

A localização da refinaria abreu e lima, que fica às margens da rodovia PE 60 é, sem dúvida, uma grande vantagem competitiva, sobretudo quando pensamos em sua finalidade: o atendimento da demanda por combustível das regiões norte de nordeste.

Graças à sua malha rodoviária e localização geográfica, mais próxima das duas regiões do que refinarias instaladas em outros estados, a refinaria abreu e lima permite que os combustíveis adquiridos por compradores nestas duas regiões cheguem a seus destinos rapidamente, abastecendo assim sua demanda.

Essa proximidade favorece também o mercado interno de venda de combustíveis, já que as empresas e entes públicos conseguem aqui dentro, em nosso mercado, o que eles precisam, sem ser necessário importar combustíveis para suprir a demanda local.

Desta forma, a refinaria ajuda também a trazer mais riquezas para o Brasil, já que menos importações significam menos dinheiro pago pelos governos locais a outros países para o fornecimento deste combustível que, com a refinaria em funcionamento, é produzido em terras brasileiras e vendido a um preço menor do que se fosse importado.

Geração de emprego local

Outro benefício que a existência da refinaria abreu lima trouxe para a região em que está inserido, nos arredores de Recife, é a geração de empregos e a absorção de talentos locais, que em outros casos teriam de buscar por vagas em outras regiões ou mesmo atuar em outras áreas.

Como a refinaria demanda mão de obra qualificada, os arredores tem investido na oferta de cursos especializados nas áreas de atuação da refinaria, garantindo assim que os trabalhadores contratados para trabalhar na refinaria abreu e lima não fiquem devendo a colaboradores de nenhuma outra refinaria brasileira.

Isso se reflete também na remuneração paga a esses trabalhadores, que é elevada em relação a outras carreiras. O maior valor pago a eles influencia, também, na economia das cidades de seu entorno, já que as pessoas, por ganharem mais, acabam impulsionando mais a economia local, já que compram em maior quantidade no comércio regional, gerando outros empregos indiretos e, assim, fazendo a roda do dinheiro girar, beneficiando a toda a região.

A existência da refinaria tem influenciado também as novas gerações, que tem partido em busca de cursos relacionados à área de petróleo e gás, reativando áreas acadêmicas que, anteriormente, estavam um pouco esquecidas, já que os empregos gerados na região eram de outros tipos.

Incentivo à pesquisa

A inovação empregada em todo o processo de refino e produção de diesel e derivados do petróleo favorece não apenas a natureza, que é beneficiada por um menor impacto de poluentes como também beneficia a pesquisa e a inovação.

Como forma de descobrir novas formas de impulsionar sua produção ou mesmo reduzir o impacto desta fabricação ao meio ambiente, os trabalhadores da refinaria abreu e lima estão constantemente estudando e pesquisando, trocando conhecimentos com especialistas de outras refinarias para que, assim, possam manter a eficiência dos processos.

Além de gerar lucros para a empresa, que ganha com o aumento da eficiência, o incentivo à pesquisa gera também resultados para a ciência brasileira, pois todo o conhecimento absorvido com estas pesquisas é compartilhado com instituições acadêmicas, que levam para a sala de aula alguns destes processos, como case para que os alunos estudem e, assim, possam eles próprios desenvolver novos processos inovadores, alimentando a roda da pesquisa e inovação em nosso país.

Retorno financeiro à região

Por fim, a existência da refinaria abreu e lima traz, também, retornos financeiros à região onde está instalada por meio do pagamento de tributos. Esses impostos, quando bem utilizados pelo estado, se convertem em diversos benefícios à população local.

Por exemplo, com o dinheiro dos impostos, o governo local pode investir para melhorar e ampliar os centros de saúde, escolas, melhorar a infraestrutura urbana, aumentar o efeito de segurança, criando um ambiente mais seguro, melhorar as políticas públicas e, sobretudo, investir em educação, construindo mais escolas e empregando um maior número de professores dos mais diferentes níveis.

Tudo isso contribui para melhorar os índices de desenvolvimento de uma localidade, resultado em maior crescimento econômico, mais empregos gerados, melhor educação, menos criminalidade, números positivos em saúde, mais habitação e, também, mais tributos pagos pela população ao estado, que os devolve à união, contribuindo assim para o círculo virtuoso da economia. Tudo isso graças ao uso produtivo de uma refinaria do porte da refinaria abreu e lima.

Ter uma refinaria no “quintal da sua casa”, como no caso da refinaria abreu e lima, pode trazer consequências muito benéficas à região, desde, é claro, que ela seja aproveitada em todo o seu potencial, o que felizmente acontece com esta refinaria.

Desde sua inauguração e entrada em funcionamento, o projeto se mostrou um grande acerto para a região, se convertendo em lucros, inovação e devolvendo ao estado de Pernambuco o que pode ter lhe sido tirado quando da sua construção, já que a refinaria ocupa uma boa extensão da região de Ipojuca.

Manter uma refinaria funcionando não é tão simples. Ao contrário. Esse tipo de estabelecimento representa enormes desafios, e a demanda por combustíveis limpos e renováveis é, quem sabe, um dos maiores deles. A era do petróleo está se aproximando de sua reta final, mas com a expertise e a inovação aprendidos pelos profissionais da refinaria abreu e lima, certamente, em pouco tempo, veremos uma solução sustentável e renovável para atender a esta demanda.

E, desta forma, manter a roda da economia girando, com todos satisfeitos graças aos resultados conquistados e ao crescimento apresentado por uma instalação do porte e da grandeza da refinaria abreu e lima, que tanto progresso trouxe à região.

 

 

 

 

 

Continue Reading
Faça seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Uncategorized

To Top