Connect with us

População Jaboatão Dos Guararapes

População Jaboatão Dos Guararapes

Uncategorized

População Jaboatão Dos Guararapes

População Jaboatão Dos Guararapes

Jaboatão dos Guararapes é uma cidade brasileira que fica no estado de Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. O município fica localizado na região metropolitana do Recife, ficando ao sul da capital do estado, Pernambuco. A População Jaboatão Dos Guararapes só cresce a cada ano.

Segundo o último senso realizado, no ano de 2020, a População Jaboatão Dos Guararapes era de 706 867 mil habitantes. Isso coloca o município como o segundo mais populoso do estado pernambucano. Além disso, excluindo-se as capitais, é a cidade mais populosa de todo o norte-nordeste e fora eixo Rio-São Paulo.

A População Jaboatão Dos Guararapes tem como denominação o termo de jaboatonense. Ou seja, quem é nascido ou nascida no município é um cidadão ou cidadã jaboatonense. Jaboatão é também conhecida pelo seu apelido “Berço da Pátria”, em referência ao passado colonial da cidade.

Jaboatão surgiu no final do século XVI, pela confluência de dois rios, o Rio da Unas e o Rio Jaboatão. Assim, em torno destas margens nasceu o povoado fundado por Bento Luiz Figueira, proprietário do Engenho São João Batista.

O apelido mencionado anteriormente de “Berço da Pátria” faz referência às duas batalhas travadas contras os holandeses no estado. O nome do povoado deriva dos nomes Jaboatão, que se origina do termo indígena ‘yapoatan”, nome de uma árvore comum na região. Já Guararapes homenageia o local das batalhas, os montes Guararapes.

População Jaboatão Dos Guararapes

Economia de Jaboatão dos Guararapes

 

O município de Jaboatão dos Guararapes é formado por exatamente vinte e oito bairros, sendo eles:

  • Candeias;
  • Piedade;
  • Cajueiro Seco;
  • Curado;
  • Guararapes;
  • Cavaleiro;
  • Barra de Jangada;
  • Prazeres;
  • Vila Rica;
  • Zumbi do Pacheco;
  • Jardim Jordão;
  • Muribeca;
  • Sucupira;
  • Santo Aleixo;
  • Marcos Freire;
  • Dois Carneiros;
  • Centro;
  • Vista Alegre;
  • Floriano;
  • Áreas Rurais;
  • Engenho Velho;
  • Santana;
  • Socorro;
  • Comportas;
  • Muribequinha;
  • Manassu;
  • Vargem Fria;
  • Bulhões.

Dentre eles o bairro de Candeias é o mais populoso, possuindo cerca de 64, 5 mil habitantes, segundo as últimas estimativas. Já o bairro de Piedade ocupa o segundo lugar como o de maior população.

A maior parte da população está empregada no setor de serviços, já que este é o mais representativo na economia jaboatonense. O setor industrial e de agricultura ocupam, respectivamente, o segundo e terceiro lugar.

Jaboatão é a segunda maior economia de Pernambuco e ganhou nos dois últimos anos uma chancela da ONU por excelência em gestão administrativa. Assim, tem se destacado no cenário como modelo de gestão, tendo encontrado soluções para otimizar as demandas do dia a dia de sua população.

Cenários adversos como a última recessão econômica e ainda a pandemia por COVID-19 não foram capazes de perturbar a organização gerencial da cidade. Ao contrário disto, durante estes períodos a gestão municipal ocupou espaços de liderança e índices educacionais, sociais e de transparência.

A tecnologia tem sido, sem dúvidas, uma grande aliada na prestação de serviços públicos, sem abandonar a humanização do atendimento à população. Este foi um dos grandes pontos para a transformação socioeconômica vivida pelo município.

 

Educação para a População Jaboatão Dos Guararapes

 

Desde o ano de 2017, a rede municipal de ensino também contou com o incremento de tecnologia que revolucionou o sistema de ensino. As escolas passaram a contar com um sistema de reconhecimento facial para o acesso de alunos às dependências das instituições.

Com este controle, foi possível otimizar o tempo de uso de sala e controle da merenda escolar. Além disso, um ponto de grande importância também foi atingido, a segurança, tanto para o corpo escolar quanto da família dos alunos.

O sistema só permite a entrada de alunos devidamente matriculados e frequentes na rede municipal de ensino. E mais, após a abertura do turno, quando o sistema não registra a entrada de um aluno, os pais recebem um aviso via SMS.

A educação em Jaboatão também foi favorecida pela criação do projeto “Unir para Incluir”. O programa foi desenvolvido para assistir cerca de dois mil estudantes com deficiência. Assim, todos têm direito à aprendizagem, como monitoramento de profissionais capacitados para a função.

 

Cultura e lazer em Jaboatão dos Guararapes

 

Jaboatão dos Guararapes, tal qual o estado ao qual pertence possui uma riquíssima cultura. As tradições populares vividas e contadas pelo seu povo são plurais e muito diversas. E não é apenas na questão histórica que Guararapes possui atrativos, a orla do município é um convite à parte para passeios ao fim da tarde.

A orla dos bairros de Piedade e Candeias, por exemplo, são uma opção incrível. Afinal, durante as marés baixas se formam piscinas naturais que permitem um banho tranquilo contemplando o recife de corais.

A cidade conta ao todo com três praias, sendo elas:

Barra de Jangada: considerada regular para banho, possui 400 m de extensão aproximadamente. A praia possui águas pouco profundas e uma intensidade mediana de ondas. Na mesma praia existe uma ilha chamada Ilha do Amor, uma praia de vegetação intocada.

Candeias: são 3 km de extensão de praia alternando entre trechos quebrados e ondulados. Fica localizada entre a praia de Piedade e a praia de Barra de Jangada

Jaboatão possui um relevante patrimônio cultural, por isso sua atividade turística é intensa. Devido a isto o município conta com uma grande infraestrutura hoteleira. É uma das mais bonitas praias de Jaboatão, com um calçadão que abriga áreas de esporte e lazer. Além disso, fica próxima a muitas opções de restaurantes.

Piedade: praia quebrada com 4,5 km de extensão, sendo a mais buscada para o lazer dos finais de semana pela população. É na orla de Piedade que ficam os melhores hotéis da rede hoteleira da cidade. Além dos hotéis temos também bares, boates, restaurantes e muito mais atrativos.

Para quem está a passeio sempre é tempo de fazer umas comprinhas e não voltar para casa sem lembrança. A feira no bairro dos Prazeres tem um precinho que agrada qualquer um. Por isso, a parada por lá é quase regra, seja para quem mora ou para quem está a passeio.

 

A população de Jaboatão e sua fé

 

Dentre os habitantes de Jaboatão dos Guararapes, o catolicismo é a prática religiosa predominante. A fé do povo se expressa de forma presente com visitação a igrejas históricas para a prática de seus respectivos cultos. Conheça algumas das mais famosas:

Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora

 

Erguida no ano de 1660, ela está assentada sobre a pura rocha. Sua construção provavelmente se deu como pagamento de promessa diante da vitória contra os holandeses. Após ter sofrido reformas ela passou a ser propriedade da Ordem dos Beneditinos.

A igreja possui um belo e bem cuidado jardim em seu entorno, que chama a atenção ainda mais para o verdadeiro monumento. Como paróquia ela atende quatro comunidades:

  • Nossa Senhora do Loreto;
  • Nossa Senhora da Conceição;
  • Divino Mestre;
  • São Sebastião.

 

Igreja Matriz de Nossa Senhora do Rosário

 

A Igreja da Matriz fica localizada no bairro de Muribeca e também foi construída durante a invasão dos holandeses, no século XVII. Logo após a mesma foi vítima de depredação, tendo sido transformada em uma fortaleza de guerra. No ano de 1781 ela seria reconstruída pelo então dono do Engenho Santo André, o senhor Felipe Campelo.

O prédio da igreja se destaca pela sua grande proporção e imponência de seus detalhes arquitetônicos.

 

Santuário Basílica de Nossa Senhora Auxiliadora/Gruta de Nossa Senhora de Lourdes

 

O santuário foi construído no ano de 1915 a pedido de Dom Bosco, pelo padre italiano Antônio Villar. O mesmo foi erguido sobre um antigo monólito, na área que pertencia ao antigo engenho Suassuna.

Possui um estilo romântico, com formas externas de tendência bizantina. Nele pode ser vista a imagem de Nossa Senhora Auxiliadora, com seus surpreendentes 4 metros de altura. No ano de 1918 foi inaugurada a longa escadaria com seus 56 degraus que conduzem até a Gruta de Nossa Senhora de Lourdes, sobre onde a igreja foi erguida.

O Santuário possui vínculo com a Basílica de São Pedro, na cidade do Vaticano. Devido a isso, é possível receber lá as mesmas indulgências recebidas da Basílica.

 

Igreja de Nossa Senhora do Rosário

 

O local mais antigo da cidade hoje podemos encontrar uma praça. E foi exatamente neste lugar onde no século XVII, foi erguida a igreja. A mesma foi dedicada à Nossa Senhora do Rosário e seus lindos vitrais são um atrativo à parte.

 

Igreja de Santo Amaro

A Igreja de Santo Amaro foi construída no ano de 1598, por meio de um terreno cedido pelo proprietário do Engenho São João Batista. Já no ano de 1691, quando muito avariada e tornando-se distante do povoado, terminou sendo transferidas para seu local atual.

Hoje localiza-se numa das áreas mais elevadas da cidade, tendo por isso uma posição de muito destaque.

 

 

 

 

 

 

 

 

Continue Reading
Faça seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Uncategorized



Publicidade

Mais Lidos

Redação

Agenda Cultural

To Top