Connect with us

Livraria Jaqueira Recife Antigo: Vale a Pena?

Livraria Jaqueira Recife Antigo

Compras

Livraria Jaqueira Recife Antigo: Vale a Pena?

Livraria Jaqueira Recife Antigo: Vale a Pena?

O Recife é uma das cidades mais tradicionais do Brasil, um dos corações do Brasil nele sendo possuído diferentes formas e retratos da cidade, dentro do recife antigo é onde  a parte ais histórica da cidade se encontra , contando com diversos lugares que são verdadeiros patrimônios culturais , A Livraria Jaqueira foi fundada no ano de 2006, num bairro que representa o coração da zona norte do Recife/PE.

História da livraria recife antigo

Nasceu seguindo a tradição da família que iniciou neste ramo em 1969, com uma livraria modesta no bairro da Encruzilhada.

A Livraria Jaqueira logo tornou-se referência na cidade e já “nasceu grande”!

Reconhecida pelo arsenal de serviços e por se conseguir fazer tudo em um só lugar.

Cafeteria e adega, gráfica, brinquedos, presentes, escritório, informática, escolar, geek e área Disney.

Hoje existem duas lojas físicas: uma na zona norte e outra no Recife Antigo, local de maior cartão postal da cidade!

Só estando neste lugar que fomenta cultura para experimentar um sentimento de extensão de casa, de querer retornar, de não querer fazer nada e só observar a vida passar enquanto toma um café quentinho.

Características da livraria

Livraria Jaqueira Recife Antigo

Os livros estão lá (e são cerca de cem mil títulos), mas outros produtos têm tanto apelo quanto, em outros espaços – os livros, no entanto, sempre ligando esses espaços. No térreo, próximo à entrada, há uma cafeteria rápida, para atendimento a quem está dentro e aos passantes, por uma janela para a rua lateral que dá para o Paço Alfândega.

Café rápido, mas tirado de torrefação própria de grãos de diferentes origens. Ainda no térreo há papelaria e espaços dedicados ao público geek e às crianças – este, muito variado, abastecido de livros infantis a brinquedos e roupas.

No primeiro andar, mais livros. De outro lado, uma vinoteca com cerca de 300 rótulos de três distribuidores, além de auditório, gráfica, espaço de música (com vitrolas e vinis, inclusive) e a cafeteria principal, numa proposta bistrô. Com cardápio da chef Taci Teti, servirá tanto lanches quanto refeições. São 150 lugares equipados com tomadas, para sentar e ficar.

As arquitetas Fernanda Zerbone, Mariana Magalhães e Taciana Gomes, do escritório Ponto 5, primaram por deixar iscas de como era a Cultura, e assim pescam a nossa memória afetiva. Há também partes estruturais do prédio que remetem à antiga livraria, como as escadas, que continuam onde sempre estiveram. Logo à entrada, assumindo o espírito do novo locatário, banco de praça, uma kombi-revisteiro graciosa e uma árvore (que não é jaqueira e não é natural, mas que funciona no propósito de deixar o espaço “verde”). Sob ela dá pra ter uma prosa, ler uma poesia.

PAPELARIA

A área de papelaria traz materiais escolares e muito mais – quem gosta de caneta, papéis e adereços específicos vai ter uma boa gama de opções. A parte de quadrinhos e jogos de tabuleiro é também espaçosa, com action figures e lançamentos. O setor de música traz CDs e, principalmente, LPs – segundo Fernando, a loja anterior tinha uma boa vendagem de produtos para apreciadores de música.

Não há venda de DVDs ou games por enquanto por conta de atrasos nas negociações com fornecedores, mas o plano ter no futuro. O auditório é simples e equipado com iluminação cênica – uma das promessas da Livraria Jaqueira é sempre trazer atividades, principalmente voltada para o público familiar.

No café, todos os produtos são feitos na própria loja, que acabou com a terceirização de produtos para aumentar o padrão de qualidade. Além de café da manhã, uma das apostas é o almoço, com um prato do dia e também opções fit. São quase 150 lugares no espaço. A adega, talvez a parte que mais destoe do restante da loja, tem uma variedade de 300 rótulos de vinho.

O BELO CAFÉ da Livraria Jaqueira Recife Antigo

Um dos maiores destaques é o espaço do café interno que traz uma espécie de unidade fabril encolhida onde o cliente pode assistir a todo o processo de torrefação do grão verde. São quatro tipos de grãos vindos de quatro regiões diferentes com procedência rotativa. Por enquanto, Norte do Paraná, Minas, São Paulo e Espírito Santo.

O projeto, inédito no Brasil, foi desenvolvido artesanalmente desde 2016 pela empresa Carmomak, maior exportadora de torradores industriais para Ásia e Europa. Com investimento em torno de R$ 180 mil, a máquina feita a mão tem um aspecto alegórico com capacidade para operação de 10kg de café em 20 minutos e medição de temperatura a cada 30 segundos.

Cinco funcionários a operam. O cliente acompanha todo o processo, que inclui elevação de caneca na máquina, tudo sem interação da mão humana. Ao lado deste espaço, ainda há um local onde ele pode levar seu grão, ou comprar, e fazer seu próprio café.

Fernando Medes conta que o empreendimento contou com a parceria do Banco do Nordeste (R$ 3 milhões) além de outras duas instituições financeiras privadas e recursos próprios.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA LIVRARIA JAQUEIRA

A casa, que possui cerca de 90 funcionários, abrirá de segunda a sexta, das 8h às 20h; no sábado, das 9h às 21h; no domingo, das 9h às 18h e no feriado, das 10h às 19h.

 

A Livraria Jaqueira é Cara ?

Aquelas que já foram consideradas as mais importantes livrarias do país lutam para não falir. Saraiva e Livraria Cultura se encontram em processo de recuperação judicial desde 2018, e o mercado como um todo sentiu o impacto dos problemas financeiros enfrentados por ambas.

Os sinais de que as coisas iam mal se acumulavam antes mesmo da abertura do processo. O principal era o atraso nos repasses às editoras. Novos prazos eram requisitados, e, quando a data combinada chegava, novas extensões eram pedidas. As livrarias passaram a dividir seus problemas de caixa com as editoras.

Os perrengues de Saraiva e Livraria Cultura são resultado de dívidas acumuladas ao longo de anos. Enquanto expandiam suas operações, as redes iam fazendo empréstimos e investindo em lojas cada vez maiores – e, portanto, mais caras de se manter. Em dado momento, os pedidos por mais prazo não foram suficientes, e os processos de recuperação judicial tiveram início.

É a partir da que a livraria jaqueira tenta tomar outro rumo, oferecendo outros recursos dentro do seu ambiente e oferecendo preços mais acessíveis, então não, a livraria Jaqueira não é cara.

 

 Vale a pena ir na Livraria Jaqueira Recife Antigo ?

Por isso defendemos: a resolução de nosso drama exige mais que dar livros no Natal. De que adianta você dar um livro de presente se quem o receber não o valorizar? Ele vai ser jogado num canto qualquer da casa e de lá seguirá para doação ou para o lixo.

O que precisamos, mais que presentear com livros, é nos empenhar para transformar o livro em objeto de desejo igual e, por sua natureza, acima do smarphone, do brinquedo dos Avengers, do show do(a) cantor(a) ou banda “X”, do ingresso de cinema, de um combo de pipoca + refrigerante, de um sanduíche do Mac Donald´s. É nesse lugar que o livro deve estar: um lugar no qual o seu valor de produto cultural seja reconhecido e buscado.

O livro é permanente (não quebra como os brinquedos), não tem prazo de validade como os alimentos, não termina depois de 2h que começou sob o risco de você ainda não gostar.

O livro abre a sua mente, amplia o seu vocabulário, com ele você aprende, com ele você ensina, com ele você viaja para outros lugares, dimensões.

Com ele você decifra, decodifica.

Com ele você se socializa, reconhece e é reconhecido e, acima de tudo, a partir de suas leituras, você consegue enxergar além do que está diante dos seus olhos ou na ponta do seu nariz.

Alguns depoimentos sobre :

A livraria é linda e super acolhedora! Conta com uma vasta opções de livros, assim como uma papelaria boa. Na parte inferior tem uma linda cafeteria, espaço Kids, literatura estrangeira e papelaria. Sem contar com uma linda árvore central que traz um ar mágico e leve ao local. Na parte superior é onde se encontra a maior parte do café jaqueira, onde tem bastante mesas, ótimo pra ir trabalhar enquanto toma um café, fazer negócios, se encontrar com os amigos, ou ficar a sós com seu laptop e seu livrinho. Pedi um banoffee e uma torta de limão, achei ambos muito doce, então talvez não seja uma boa opção pra quem tem mais sensibilidade a açúcar. Também há uma parte dedicada a vinhos, tudo muito bonito e feito com cuidado. Recomendo muito o local! Voltaria mais vezes e vale a pela conhecer

– Brendha J

Ambiente aconchegante e belo, com ótima iluminação na medida certa. Boa variedade de obras dos mais variados gêneros e, além disso, um amplo espaço para tomar um café, um sorvete ou mesmo almoçar ou jantar. Mais um ponto legal de se passar caso você esteja pelo Recife antigo.

– Rodrigo B

ENDEREÇO DA LIVRARIA JAQUEIRA

  1. Antenor Navarro, 138 – Jaqueira, Recife – PE, 52050-080

Telefone para contato: (81) 3265-9455

 

Continue Reading
Faça seu comentário

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais em Compras

To Top