Connect with us

Ataque De Tubarão Em Recife: Veja as Praias Mais Perigosas

ataque de tubarão em recife

Turismo

Ataque De Tubarão Em Recife: Veja as Praias Mais Perigosas

Ataque De Tubarão Em Recife: Veja as Praias Mais Perigosas

A cidade de Recife, capital do estado de Pernambuco, é conhecida pela beleza de suas praias paradisíacas, pela famosa praia de Boa Viagem, que foi citada em uma das canções de Alceu Valença – La Belle de Jour, sua cultura diversificada e sua gastronomia típica nordestina. No entanto, por trás dessa beleza de tirar o fôlego e de ser o principal roteiro de viagem de muitos turistas, a cidade de Recife é conhecida pelos assustadores ataques de tubarões em muitas de suas praias. Infelizmente é muito comum os visitantes procurarem informações mais atualizadas sobre o ataque de tubarão em Recife.

Os temidos ataques de tubarões tem amedrontado a população recifense desde o ano de 1992, onde se teve o primeiro relato, porém, não é uma característica exclusiva da cidade do frevo, existem diversas histórias que o ataque ocorreu em diferentes praias brasileiras, como: Ubatuba-SP, Praia Grande-SP, Fernando de Noronha-PE, entre outras.

Ataque de tubarão em Recife: todos os ataques até hoje

  • 73 incidentes desde 1992
  • 64 das situações de ataque de tubarão em Recife aconteceram na Região Metropolitana do Recife
  • 9 ataques foram em Fernando de Noronha

Os tubarões possuem uma força gigantesca, podendo levar a vítima desse ataque a óbito em apenas uma única mordida, existem diversas pessoas que sobreviveram a esses ataques, por pura sorte. Os relatos de quem consegue escapar dessa vivo, são assustadores, o que contribui para o apavoramento sobre esse assunto de tubarões em praias brasileiras. 

Quantas vítimas dos ataques de tubarão em Recife?

  • 26 vítimas de ataque de tubarão em Recife não sobreviveram
  • 47 sobreviveram com amputações e sequelas

Por se tratar de uma cidade turística você deve estar se perguntando se realmente existe ataque de tubarão em Recife ou se não passa apenas de uma lenda contada pela população mais antiga da capital de Pernambuco.

Realmente esses ataques são verdadeiros, inclusive há reportagens espalhadas pelos canais de comunicação e com sobreviventes reais. O que você não sabe é que existem diversos fatores que levam a esses ataques.

Um desses fatores se dá pela ação de nós seres-humanos, ações essas como aumento elevado de banhistas e surfistas na região, consequentemente atraindo espécies como essa para lugares próximos da praia em questão.

Ataque De Tubarão Em Recife ,

Na cidade de Recife, esses ataques se tornaram quase frequentes, colocando em risco principalmente turistas que desconhecem a região, uma das ações que tem atraído tubarões em praias recifenses se deve pela criação do Porto de Suape.

A construção desse porto levou a modificação do ecossistema, ocasionando o aterro de muitos manguezais que se encontravam naquela região e também cerrando muitos estuários presentes, que em conjunto proporcionam uma imensa biodiversidade. Essa é uma das razões que levou ao aumento de ataque de tubarão em Recife. Com essa destruição, espécies que dependiam desses organismos para sobreviverem precisam sair à procura de abrigo e outra fonte de alimentação.

No caso das praias recifenses, muitos pescadores realizam o descarte de animais que não são de serventia para eles diretamente no mar, dessa forma, se tornando um verdadeiro chamariz para os tubarões. Ademais, restos de alimentos e excrementos descartados incorretamente nos mares, também atraem esse tipo de animal para as praias brasileiras.

Principais pontos de ataque de tubarão em Recife:

  • Igrejinha de Piedade
  • Praia de Boa Viagem (em frente ao Edifício Acaiaca)

Quanto maior for a frequência desse descarte realizado, fará que cada vez mais os tubarões sejam atraídos para aquela região, fazendo com que o risco de ataque seja cada vez maior. Uma vez que o contato com a população seja elevado, os riscos de acidentes e até mesmo morte podem acontecer com assiduidade. 

Esses ataques ocorrem justamente porque o animal confunde os banhistas com possível presa, ou seja, acha que a vítima é uma presa em potencial para a sua alimentação, principalmente, em praias onde a água do mar não é tão cristalina. 

Os tubarões podem desferir ataques contra a vítima também em caso de se sentirem ameaçados, uma vez que ele pensa estar em seu habitat natural, atitude essa muito comum entre os animais irracionais. 

É importante ressaltar que embora os tubarões apreste riscos para os seres-humanos, não devemos de maneira alguma realizar a caça ilegal desses animais, uma vez que sua espécie é de extrema importância para o ecossistema.

Agora que você sabe que realmente acontece o ataque de tubarão em Recife, venha conferir os históricos desses acidentes que ocorreram na cidade, aprenda a como evitar um ataque de tubarão e o que fazer nessa terrível situação.

Ataque de tubarão em Recife: histórico 

Ataque De Tubarão Em Recife ,

 

Os ataques de tubarões em Recife atualmente já somam mais de 27 casos, desde o surgimento do primeiro acidente que ocorreu no ano de 1992, no estado de Pernambuco os números sobem para 68.

Muitas das vítimas desses ataques sobreviveram, mas tiveram que amputar membros do corpo, a região onde se teve mais registros desse tipo de acidente seria a região do Acaiaca, localizado na Praia de Boa Viagem, com um índice de mais de 10% dos casos relatados.

Há mais de 25 anos, o estado de Pernambuco adentrava nas estatísticas de ataques de tubarões, que passavam a registrar oficialmente esse tipo de acidente em praias brasileiras. 

A partir de relatos sobre ataques de tubarões na costa, pessoas começaram a se apavorar com a idéia e evitar as idas as praias. Algumas vítimas tiveram a sorte de ter uma segunda chance, já outras tiveram um destino fatal.

Os avisos de ataques deixou grandes cicatrizes nas praias de Grande Recife, que ficou conhecida pelos brasileiros e mundialmente pela presença frequente de tubarões em suas águas.

A forma como a população local se relacionava desde então com as praias de recife mudou drasticamente após o estado passar a fazer parte da estatística de ataques, o que era motivo de divertimento se transformou em tensão.

O primeiro caso registrado de ataque de tubarão em praias brasileiras, foi no ano de 1992, como citamos acima, na Igrejinha Praia de Piedade-PE. No entanto, a tensão se espalhou quando 10 pessoas foram vítimas de tubarão na costa pernambucana.

A partir desse ataque comunitário, houve uma proibição a fim de conter os acidentes relacionados com o animal predatório, o impedimento consistia em não executar esportes náuticos em 32km, implementado no ano de 1995.

O Que Fazer Em Caso De Ataque

Os ataques de tubarão muitas das vezes que ocorrem podem ser fatal para as vítimas desse incidente, no entanto, se a mesma souber o que fazer nessas horas suas chances de sobreviver podem ser elevadas.

Os tubarões são bem comuns em praias do estado de Pernambuco, se manter sempre atento é um fator primordial que deve ser levado em consideração por todos os banhistas e saber de algumas dicas caso se torne uma vítima, pode fazer com que você não faça parte da estatística. 

Confira abaixo algumas dicas do que fazer em caso de ataque de tubarão em Recife:

  •     Jamais tente se desprender do animal a força, esse tipo de atitude pode tornar ainda mais grave a sua situação;
  •     De acordo com especialistas, o melhor a se fazer nessa hora é atacar o animal diretamente em seus olhos, nariz e guelras de forma agressiva;
  •     Pode parecer insano, mas tente não entrar em pânico em caso de ataque, se mantenha calmo para que haja chances de sobrevivência;
  •     Mantenha sempre o contato visual, tubarões são traiçoeiros, se você desviar o olhar, ele pode te atacar por trás.

Ataque de tubarão em Recife: Como Evitar

Antes de mais nada, sempre busque se informar sobre os destinos escolhidos caso seja a primeira vez que esteja visitando o local.

Se você está visitando regiões com avisos de ataques de tubarão e conhecidas por todos por esses acidentes, tenha em mente é possível se divertir sem que se torne uma vítima desse animal, no entanto, é preciso que saiba como evitar casos como esses.

Alguns cuidados podem te livrar de verdadeiras enrascadas, com possível resultado de morte por ataque de tubarão em Recife.

Confira cuidados recomendados por especialistas:

  • Redobre seus cuidados em mar aberto, jamais se arrisque em mergulhos em regiões como essas se apresentar machucados com sangramento, o sangue pode ser detectado facilmente pelo animal, por menor quantidade que seja;
  • Evite entrar no mar em momentos de maré cheia, evite os finais de tarde e também horários iniciais ao nascer do sol;
  • Prefira sempre praias com águas cristalinas, regiões que o mar apresenta pouca nitidez possuem riscos mais elevados de um possível ataque, justamente pela confusão que o animal faz pela vítima parecer um presa;
  • Jamais desrespeite a sinalização que indica os ataques recorrentes de tubarão naquela determinada área;
  • Não se arrisque em regiões onde os pescadores costumam praticar suas atividades;
  • Evite se arriscar em áreas distantes da costa da praia, quanto mais se afastar e se encaminhar para mar aberto, seus riscos de ataque elevaram e as chances de ser salvo diminuirão, uma vez que se encontra longe demais para ser notado por alguém;
  • Evite regiões onde o esgoto é descartado no mar, áreas como essa são um chamariz para animais como o tubarão, dessa forma, você está se colocando em alto risco, podendo ser vitima fatal por uma desinformação;
  • Evite roupas de banho com excesso de bijuterias, o tubarão pode confundir esses itens facilmente com as escamas encontradas em peixes e achar que você é uma presa.

Além dessas dicas recomendadas por estudiosos do mar, autoridades do estado de Pernambuco que é conhecido pelos ataques desse animal predador, recomendam aos banhistas que busquem regiões onde possuem placas de proteção denominadas “arrecifes”. Em lugares que apresentam essa proteção, as autoridades colocaram barreiras para impedir que tubarões ultrapassem, dessa forma, eles não conseguem se locomover até a costa, sendo um lugar seguro para banhistas e mais protegido de um eventual ataque de tubarão em Recife.

Esperamos que com essas dicas você se mantenha seguro de ataque de tubarão em Recife e aproveite as lindas belezas naturais do Estado de Pernambuco!

Continue Reading

Mais em Turismo

To Top