Festival de Ópera de Pernambuco tem La Traviata
O IV Festival de Ópera de Pernambuco (FOPE), ocorrido entre 4 e 21 de agosto deste ano, contou com uma superprodução de La Traviata. Considerada uma das peças mais importantes do repertório operístico mundial, o evento esteve no Teatro de Santa Isabel.
A composição do italiano Giuseppe Verdi (1813-1901), cujos 210 anos de nascimento são comemorados este ano, teve realização e a produção são da Academia de Ópera e Repertório (AOR) e Sinfonieta UFPE, sob a batuta do maestro Wendell Kettle, diretor executivo e artístico do evento.
Com base no romance A Dama das Camélias, de Alexandre Dumas Filho, La Traviata ganhou a estreia em 6 de março de 1853 no Teatro La Fenice, em Veneza. Em Recife, o público poderá assisti-la nos próximos dias 17, 18 e 19/08, às 19h, e no dia 20/08 (domingo), às 18h.
O FOPE articula a valorização dos profissionais pernambucanos de ópera, a formação de público para as artes líricas, bem como da inserção de Pernambuco no roteiro dos grandes festivais de canto operístico do país. A AOR e a Sinfonieta UFPE vêm sendo responsáveis não apenas pelo ressurgimento da cena operística local, mas também por executar obras de verdadeiro e ousado ineditismo nos palcos nordestinos.
Serviço
Evento: IV FESTIVAL DE ÓPERA DE PERNAMBUCO;
Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, s/n, Recife-PE);
Dia/Horário: 04 a 21 de agosto de 2023;
Ingressos: A venda no Sympla.