Connect with us

Tábua De Maré: Previsão Da Maré Em Recife

Tábua De Maré

Turismo

Tábua De Maré: Previsão Da Maré Em Recife

Se você é uma pessoa que costuma escolher destinos de praias para viajar, sem dúvidas já se deparou com indicações sobre tábua de maré.

Talvez, você esteja indo para Recife nas próximas semanas e, ao ler algumas dicas e informações sobre roteiro de viagens, tanto agora, quanto na hora que estava escolhendo ainda o seu destino, percebeu muita gente falando para que você checasse antes a tal tábua de maré.

Só que, você sabe do que se trata? Sabe como ler uma tábua de maré? Já consegui visualizar a previsão da maré em Recife, mas não entendeu muito bem aqueles gráficos, números e um monte de informações sem muitas explicações?

Vou ter que confessar que eu já passei por isso! Uma vez, em uma das minhas primeiras viagens, eu escolhi o Nordeste como destino.

Ainda não tinha decidido exatamente a cidade, nem o Estado, mas já tinha ouvido falar maravilhas da região e então logo me animei para conhecer esse pedacinho de paraíso que todos falam.

Então estava tudo ok, comecei a pesquisar sobre dicas, roteiros e tudo mais e me deparei com uma dica que não entendi muito bem.

Ela falava mais ou menos assim: “Antes de definir a data da sua viagem, é muito importante que você verifique a tábua de maré”.

Eu fiquei pensando: O que seria isso?

Logicamente, por curiosidade, abri a famosa previsão e aí que não entendi mesmo nada. Passei alguns minutos tentando decifrar aquela enxurrada de dados e fiz suposições, mas nenhuma constatação.

Depois de um bom tempo, conversando com amigos mais próximos, que não iam me julgar por não saber, eu contei sobre o ocorrido e aí sim, recebi uma aula.

Posso te dizer que, depois dessa experiência, eu concordo, verificar a tábua de maré é muito importante para que a sua viagem seja ainda melhor e você defina os melhores períodos de acordo com as suas expectativas de passeios.

Vem comigo, que eu vou te explicar tudo que você precisa saber sobre essa previsão de maré em Recife ou qualquer outro destino litorâneo.

Eu garanto, você nunca mais vai viajar para praia, sem antes ver a tábua de marés. Pode confiar!

Tábua de Maré – O Que É?

Antes de te ensinar como ler a tábua ou o que cada número ali na tabela pode significar, eu quero te contar do que se trata exatamente esse termo tão usado quando o assunto é viajar. Assim, não sobram dúvidas sobre a utilidade dessa informação.

Sem dúvidas, você já ouviu falar da previsão do tempo. Certo? Aquela que é informada nos principais jornais da televisão, em nossos celulares e sites.

A previsão do tempo mostra para nós como os meteorologistas prognosticam as temperaturas dos próximos dias. Se haverá chuva, se terá sol, qual a quantidade de chuva deve cair, em qual período do dia, em qual localização, enfim.

A partir da previsão do tempo, nós podemos nos preparar adequadamente ao clima, caso precisamos sair de casa ou até mesmo viajar.

Você pode estar se perguntando agora: Ok, mas o que tem a ver previsão do tempo com a tábua de marés?

Na verdade, absolutamente tudo. Inclusive, a previsão do tempo está automaticamente atrelada a tábua de maré.

Isso porque, a Tábua de Maré é a previsão do “tempo” do mar. A tabela indica quais serão os horários em que as marés vão subir ou descer. Além de marcar exatamente o horário em que atingirá o maior pico de subida e o menor.

A previsão de maré em Recife e em outros litorais, levam em consideração a lua, a temperatura, a previsão de ventos e chuvas, entre outras variações climáticas. Por isso, a previsão do tempo está intimamente relacionada com ela.

Ok, agora você já sabe o que é, mas vamos entender para que serve a tábua de maré nas viagens?

Tábua de Maré – Para o Que Serve?

Como você pôde notar, a Tábua de Maré tem relação com o clima, por isso, quando vemos dicas que dizem para nós olharmos as previsões de maré, antes de programar as datas das nossas viagens, é como se estivessem falando: “Veja se não vai chover na praia na data pretendida”.

A previsão da maré serve para você entender o comportamento do mar no período em que você estiver no destino escolhido.

Por exemplo, se você quiser fazer passeio às piscinas naturais, necessariamente, vai precisar de um mar calmo, com a maré baixa. Isso garante a boa visibilidade, o acesso seguro e, claro, um cenário e fotos mais bonitas.

Sem checar a tábua de marés com antecedência, você pode ter suas expectativas frustradas, caso a maré esteja muito alta no período.

Em Recife, por exemplo, existem passeios que só ocorrem se a maré estiver baixa, por isso, a recomendação.

Além disso, é a partir da tábua de maré que, geralmente, saem as indicações de melhor período para visitar um local.

Só que é muito importante salientar que o Nordeste é uma das regiões, senão a única, que tem mais variação de maré e interferências marítimas nesse sentido.

Os próprios pescadores utilizam a tábua de maré para se orientarem quanto as suas atividades. Os surfistas também, pois a partir das informações da tabela, é possível entender se o mar vai proporcionar ondas adequadas a prática do esporte. Interessante, não é mesmo?

Tábua de Maré – Como Funciona?

Resumidamente, a tábua de maré é a “previsão do tempo no mar”. É por ela que conseguimos entender se a maré ficará alta ou baixa, em que momentos o mar atingirá seu ponto mais cheio e menos cheio.

Logicamente, precisamos considerar que a maré influencia muitas coisas no oceano, como a formação das ondas, a visibilidade em relação a profundidade das águas, a formação de piscinas naturais, o aparecimento dos arrecifes, barreira de corais, entre outros aspectos.

As condições do mar implicam diretamente em como você pode curtir um dia de praia, por exemplo. Se for fazer um passeio, se deseja curtir as piscinas naturais que se formam na maré baixa, se quer pegar ondas ou praticar esportes aquáticos radicais que necessitam de ventos fortes, enfim.

A depender do seu estilo de viagem, será necessário encontrar, na previsão, o período adequado do mar para a realização dessas atividades.

Se quiser mergulhar com os peixinhos nas piscinas naturais, precisará da maré baixa. Se quiser praticar surf, o ideal é a maré alta com ventos fortes soprando a favor.

Para ler uma tábua de maré adequadamente, você vai precisar acessar o site oficial da marinha (https://www.marinha.mil.br/chm/tabuas-de-mare) e escolher o porto da região que deseja visitar.

Uma vez escolhido o porto específico, uma tabela cheia de número se abrirá. Geralmente, são apresentadas colunas dividas por mês (Janeiro/Fevereiro/Março) e assim por diante.

Nessas colunas, você poderá visualizar os dias da semana, sempre indicados pelo número e o dia correspondente seguindo mais ou menos o exemplo (17-Segunda).

Assim que você encontrar o dia, você vai encontrar índices em uma coluna logo abaixo: Hora ALT (m). E em seguida, alguns números.

Esses são os números de referência da tábua da maré e a hora que ela vai atingir os pontos indicados em metros.

Por exemplo:

  • 0221 2.1

Isso significa que as 02h21 da manhã, a maré estará com 2.1 metros.

Geralmente, no mesmo dia, existem 4 indicações. Elas se referem aos horários em que a maré atingirá o seu maior ponto e o seu menor.

Um exemplo:

  • 0221 2.1
  • 0836 0.3
  • 1438 2.1
  • 2058 0.1

 

Nessa tábua, nós podemos ver que teremos maré alta, em seu maior índice do dia, às 02h21 da manhã e às 14h38 da tarde. Nos dois horários, ela atingirá 2,1 metros.

Assim que ela atingir a sua maior marca, automaticamente começa a baixar até o seu menor nível e o contrário também é verdadeiro. Segundo o exemplo, a maré atingirá o seu menor ponto a partir das 08h36 da manhã, chegando a 0.3 metros. E então começará a subir novamente.

Após as 14h38, a maré volta a baixar e atinge 0.1 metros às 20h58 da noite.

Ou seja, nesse dia, você teria condições favoráveis de curtir um mar calmo, fazer passeios para piscinas de manhã ou à tarde.

Mas qual o valor de referência para saber se a maré está baixa ou alta?

Simples, se você observar na tabela um número abaixo de 1 pode considerar que a maré está baixa. Logicamente, quanto menor for o número, melhor.

Os passeios às piscinas naturais, geralmente, ocorrem quando a maré está em 0,5 ou menos.

Acima de 1, já é considerado maré cheia ou alta.

Previsão de Maré em Recife

As previsões de maré em Recife, especificamente, podem ser checadas no site oficial da marinha, na sessão correspondente a Pernambuco.

No link abaixo, você tem acesso direto a tabela de indicação de todo o ano de 2022, separado por meses e dias.

(https://www.marinha.mil.br/chm/sites/www.marinha.mil.br.chm/files/dados_de_mare/24-porto_de_recife.pdf)

No mês de setembro, por exemplo, teremos marés baixas pelo menos nos primeiros 15 dias. Haverão dias que a maré chegará ao índice 0.0, às 10h da manhã.

Então, sempre verifique a tábua de maré, antes de estabelecer as datas da sua viagem para Recife. Combinado?

Continue Reading

Mais em Turismo

To Top