Connect with us

Qual é a População de Recife?

População Recife

Turismo

Qual é a População de Recife?

Qual é a População de Recife?

Os números da população em Recife estão em constante atualização, afinal, a cidade não para de crescer!

Um dos destinos turísticos mais procurados pelos viajantes sem dúvidas é o município de Recife, localizado no estado de Pernambuco, seja por suas praias paradisíacas como a famosa praia de Boa Viagem e Porto Seguro ou também pela gastronomia nordestina que mistura sabores brasileiros.

No entanto, a capital pernambucana também chama a atenção pelo o índice notório em sua população, possuindo uma estimativa de mais de 1,5 milhão de habitantes, conseguindo o nono lugar no ranking de cidade mais populosa do Brasil, sendo a terceira maior cidade do Nordeste.

Conhecida por grande parte dos brasileiros como “Capital do Nordeste”, a cidade de Recife teve seu crescimento em conjunto com grandes exportações de produtos típicos do Brasil, como a cana-de-açúcar.

Ademais, a cidade do frevo está entre os seis maiores pólos de tecnologia com propensão de liderança em um futuro bem próximo.

Segundo pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE, a cidade de Recife  teve um crescimento populacional de 0,772 no ultimo IDHM realizado no ano de 2010.

Qual a população de Recife em 2021?

A Veneza Brasileira, assim conhecida carinhosamente, apresenta um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano registrado pelo IBGE, além de se encontrar em quarto lugar na hierarquia de gestão federal, ficando atrás somente das capitais Brasília localizada na região centro-oeste, São Paulo e Rio de Janeiro na região sudeste.

De acordo com dados fornecidos pelo último censo no ano de 2010 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE, a cidade de Recife, localizada no estado de Pernambuco, possuía uma população equivalente a 1.537.704 recifenses. Com uma densidade demográfica calculada em mais de 7 mil habitantes por metro quadrado.

Sua população se dá pela cultura imersa em sua cidade, os habitantes de Recife mantém os costumes nordestinos vivos e compartilhados de geração em geração, rico em diversidade e a mistura dos brasileiros.

São diversas as belezas culturais mantidas pelos habitantes recifenses, dentre elas podemos destacar a sua famosa gastronomia, que apresenta uma vasta variedade em seus pratos.

Afim de misturar temperos brasileiros existentes país afora, o cardápio presente na cidade do frevo pode ser encontrado facilmente, seja em bares, restaurantes sofisticados ou botecos, mostrando que o dom de agradar qualquer paladar está em todos da população.

O sabor dos temperos considerado por muitos exótico tem como influência diferentes povos, como indígenas e portugueses, por exemplo. Fazendo com que a cidade se encontre no primeiro topo da gastronomia Nordestina.

Assim como citamos acima, a população recifense tem como costume preservar suas tradições e perpetuar para as futuras gerações, um bom exemplo disso, são as refeições feitas na Semana Santa que tem como o principal ingrediente o leite de coco.

Dessa forma, todos os pratos servidos nessa semana sagrada possuem a base de coco, transformando o feijão, peixe e arroz em uma verdadeira iguaria.

Na data que acontece os eventos de São João, as mesas da população recifense dão lugar aos pratos típicos à base de milho, como as deliciosas pamonhas e canjicas, típicas da temporada.

Encontrar pratos culturais de Recife é muito fácil, tanto para os turistas que visitam a região, quanto para a própria população, em cada canto da cidade tem uma iguaria excepcional para ser degustada.

Os diversos bares distribuídos estrategicamente pelos pontos principais de Recife dá para provar pratos saborosos, sendo eles: agulha frita, deliciosos caldinhos, bobó de camarão, entre outros. Como se você estivesse em uma das praias mais famosas, como a praia de Boa Viagem. 

Para o almoço uma das iguarias recifenses é sem dúvidas a mais pedida buchada de bode ou carneiro, preparado lentamente com ingredientes que deixam ainda melhor esse preparo, sendo o hortelã, cebola, alho picadinho e tempero nordestino. Uma comida típica e tradicional da quarta cidade mais populosa do Brasil.

Além da gastronomia muito apreciada por pessoas vindas de todo o lugar do país, a população recifense se diferencia pelo seu acolhimento com os turistas, alegria contagiante e a energia de quem mora em uma das cidades mais apreciadas pelos visitantes. 

Sendo o principal destaque da capital Pernambucana, com uma infra-estrutura de tirar o fôlego, tanto para a sua população, quanto para quem visita a cidade.

Qual a população de Recife em 2022?

População Recife

A cidade de Recife atualmente conta com 1.653.461 habitantes, com um crescimento de mais de 115.757 pessoas, desde o último levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE no ano de 2010.

O município de Recife, capital do estado de Pernambuco, é uma das cidades mais antigas construídas no país, conhecida como Veneza brasileira, possui o nono lugar no ranking de capitais mais populosas do Brasil.

Sua região metropolitana possui mais de 4 milhões de habitantes, moradores esses que estão localizados na capital, mas também em diferentes cidades que compõem a grande Recife, dentre elas Olinda e Guararapes.

Com base em pesquisas recentes, os recifenses fazem parte de mais de 17% presentes entre os habitantes de Pernambuco, além de mais de 40% serem residentes na Grande Recife.

Ademais, a cidade de Recife apresenta uma densidade demográfica superior a 7 mil pessoas por metro quadrado, sendo considerada a segunda maior do estado de Pernambuco, só perdendo para a cidade de Olinda, que possui uma densidade superior a 9 mil habitantes.

Na lista de concentração urbana do Brasil, realizada no ano de 2020, podemos destacar a cidade de Recife-PE com o quarto lugar no ranking com 4 080 658 de pessoas.

Em sua grande maioria, a população recifense compõem mais de 49% dos habitantes da cidade de Recife se autodeclaram-se pardos, já as pessoas que se autodeclaram-se brancas possuem uma porcentagem maior que 41%. A população negra possui uma porcentagem maior que 8%, pessoas que se autodeclaram-se amarelas apresentam uma porcentagem inferior a 1% e indígenas menos de 0.30%. 

Já em seu índice de desenvolvimento humano municipal, a cidade do frevo apresenta uma número de 0,772, sendo considerado o segundo maior dentre as cidades localizadas no estado de Pernambuco.

O líder do índice de desenvolvimento humano municipal atualmente é a ilha Fernando de Noronha, por apenas 0,006 a mais que Recife.

O Que Esperar Para Os Próximos Anos

No futuro, no ano de 2037, a cidade de Recife, capital do estado de Pernambuco perpetuar 5 séculos desde o seu surgimento na história do Brasil, pensando nisso e na melhoria de sua população, a ÁRIES estruturou um plano com foco a longo prazo, para que seus habitantes possam pensar no que desejam para um futuro próximo, para seus netos e filhos.

O plano para a capital de Pernambuco de 500 anos, tem como foco principal traçar melhorias que a própria população almeja para a cidade e seus futuros habitantes.

A Agência Recife para Inovação e Estratégia, deseja entender melhor e saber quais são as projeções que a população recifense deseja para uma das capitais com mais moradores do país.

São diversas as questões instauradas no plano 500 anos, no entanto, dentre as principais podemos destacar quais são os desafios que a cidade se encontra atualmente e o que pode ser mudado daqui a 17 anos.

Além desse plano futuro, a cidade de Recife é considera com um dos destinos turísticos mais escolhidos pelos brasileiros, isso porque, a capital possui as mais belas praias, com águas esverdeadas como a praia de Boa Viagem uma das mais procuradas, Porto de Galinhas com suas piscinas naturais, Praia do Paiva com suas águas cristalinas e tranquilas, Enseada dos Corais, entre muitas outras.

Sua gastronomia é um dos chamariz da cidade, muitos turistas buscam o destino para provar os deliciosos pratos típicos que só os recifenses sabem fazer com maestria.

E por se tratar de uma capital turística, cuja sua economia gira principalmente em torno desse setor, para os próximos anos a perspectiva é de grande aumento nas porcentagens e uma alta demanda consideravelmente.

Dessa forma a população pode se preparar para as altas temporadas e para eventos que ocorrem durante o ano todo, como carnaval, férias escolares, São João, verão, festas de final de ano, entre muitos outros.

Com o aumento da vacinação contra o coronavírus, o setor turístico está aquecendo cada vez mais em toda a parte do mundo e não seria diferente com a cidade de Recife, localizada no estado de Pernambuco.

Com base nesses dados, os habitantes da cidade do frevo podem esperar um dos próximos anos um mercado propício para o setor turístico da cidade, impactando de forma positiva todos que dependem da renda de novos hóspedes.

Dados levantados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas – IBGE apontam um crescimento de mais de 18% somente no mês de julho do ano atual, desde a retomada do turismo, acima da média de outras cidades brasileiras que está abaixo de 5%.

O bom resultado tende a crescer ainda mais com as festas de final de ano, como o Natal e Ano Novo, as redes de hotelaria já apresentam procuras desde já para esses eventos, o que aumenta as expectativas de modo geral, com uma estimativa de mais de 10% para a economia recifense.

 

 

 

 

Continue Reading

Mais em Turismo



Publicidade

Mais Lidos

Redação

Agenda Cultural

To Top