Juliana Notari faz show surpreendente nesta quinta
Nesta quinta-feira (15), a artista visual Juliana vai realizar um show com a performance “Symbebekospiral”. No evento, ela atravessa, trajada de branco e descalça, um caminho com formato circular, integrado por 2.500 garrafas de vidro quebradas espalhadas sobre o chão. O show está previsto para acontecer às 19h, no vão Livre do Museu Cais do Sertão, no Recife Antigo.
Com acesso gratuito, a apresentação também é transmitida em tempo real pelas redes sociais da artista. A dedicação dentro do palco configura um tipo de evolução da primeira versão, de 2002, intitulada “Symbebekos”. Nesse sentido, a artista atravessava descalça e vestida de preto um caminho linear, composto de 500 garrafas de vidro transparente quebradas.
Para ela, a passagem pelo caminho de vidro retrata o oposto a sacrifício ou automutilação. O objetivo é expor o método “o paciente e cauteloso desvio do perigo, afastando cuidadosamente a ameaça da dor”. Juliana ainda ressalta que “o foco está no risco, na resistência e na insistência em não ceder às barreiras (o que equivaleria a desviar do caminho), desafiando aquilo que se coloca como impedimento, criando possibilidades onde elas aparentemente não existiam”.
Após 20 anos da versão inicial, a artista apresentou a atual “Symbebekospiral”, para ser agendada em espaço público. “Transhistoricamente, articulando épocas e contextos distintos, a obra propõe uma reflexão sobre geopolítica e gênero num momento em que o debate do feminismo, da exacerbação dos nacionalismos e, com eles, do conservadorismo, se demonstram prementes”, garante.
Serviço
Evento: Performance “Symbebekospiral”, de Juliana Notari;
Data e horário: Quarta-feira (15), às 19h;
Local: Vão Livre do Museu Cais do Sertão – Av. Alfredo Lisboa, s/n, Bairro do Recife;
Ingressos: Acesso gratuito.