João e Maria chegam a Caixa Cultural Recife
Publicado em
A CAIXA Cultural Recife recebeu, na última sexta-feira (29), às 19h, o musical “João e Maria – A Opereja”. Guiado por Cyntilante Produções, a companhia de Belo Horizonte, o espetáculo prestou homenagem à cultura do sertão brasileiro. Com inspiração no conto dos irmãos Grimm e na ópera alemã de Engelbert Humperdinck, esta adaptação relatou a clássica história dos irmãos que se perdem na floresta.
Refletido no conto da tradição oral, com origem na idade média, João e Maria conquistou várias versões na literatura, no cinema e na ópera. “São poucas as montagens no Brasil, da ópera alemã, que é muito popular em países como Estados Unidos, Alemanha e Inglaterra, durante as festas natalinas”, cita Fernando Bustamante, diretor artístico do musical.
Originalmente, uma família, em momento de escassez de alimentos, abandona os filhos na floresta. Os dois irmãos perdem o apreço do pai, um lenhador. Na tentativa de volta para casa, as crianças se perdem, e se encontram com a famosa bruxa da casa de doces.
De modo a recontar a história europeia dentro do universo e estética do sertão brasileiro, a cenografia recebeu confecção com materiais utilizados nos artesanatos nordestino e mineiro, como a juta, o vime e o sisal.