Connect with us

Jardim Botânico Recife: Vale A Pena? Nossa Resenha

Jardim Botânico Recife

Turismo

Jardim Botânico Recife: Vale A Pena? Nossa Resenha

Jardim Botânico Recife vale a pena? Sabia que já se encontra disponibilizado o tour virtual pelo jardim Botânico do Recife? Tal app pode ser baixado gratuitamente e assim poder proporcionar uma experiência sem igual.  Pois, traz informações sobre as trilhas, as plantas, as paisagens e os monumentos, além de um mapa que possui a localização dos principais atrativos e os pontos de interesse do local.

 

Veja Melhores Atrações No Jardim Botânico jardim botânico recife


Pela tela do seu dispositivo móvel você pode visitar ao espaço por meio de um app que foi criado para fazer uma visita ao espaço por meio de um aplicativo, e quem criou foi os alunos da universidade federal rural de Pernambuco, que é disponibilizado para fazer download no Google Play.

O app que leva o mesmo nome do Jardim Botânico Recife guia você em uma visita virtual com o auxilio de textos, bem como áudios, mapa, localização e também imagens. O JBR é um equipamento ambiental que é ligado a prefeitura do Recife e através da secretaria de meio ambiente e sustentabilidade.

 

Jardim Botânico Recife app

Esse período de isolamento pode ser aproveitado de várias formas e uma delas é por meio do passeio virtual do aplicativo que possibilita isso. Pois, o Jardim Botânico Recife vai além da apresentação de plantas é considerado um museu vivo. A área que é protegida de mata Atlântica conta com coleções cientificas, como: sete jardins temáticos e caminhadas ambientais.

E, além disso, o Jardim Botânico Recife está entre os cinco melhores do Brasil, classificação dada pelo Ministério do Meio Ambiente em 2015 que reconhece a importância do acervo e também do desenvolvimento  no local visando a preservação da flora do Brasil.

 

Jardim Botânico Recife Tour

Jardim Botânico Recife

O passeio pode ser realizado pelos jardins temáticos e pelas trilhas do espaço. O aplicativo também contem uma galeria de fotos que por sua vez conta com várias espécies de flores, frutas e animais que são presentes no local, além de um compilado com todas as  noticias publicadas.Já as trilhas são guiadas e você pode usar como auxilio um mapa interno com todos os pontos no jardim.

 

Jardim Botânico Recife história

O Jardim Botânico Recife possui mais de 40 anos e atingiu a marca de meio milhão de visitantes em 2014, quando foi requalificado pelo prefeito Geraldo Júlio. Na época, ganhou acessibilidade e o jardim dedicado aos estudos científicos das espécies de maracujá.

Fica localizado nas margens da BR 232, no bairro do Curado, o Jardim Botânico Recife está inserido em uma unidade protegida com 10,7 hectares de mata Atlântica. Ela disponibiliza de coleções botânicas, jardins, além de remanescente da floresta.

Lembrando que todo esse momento que não está sendo fácil que foi causado pelo surto do covid-19 passa e você voltará com segurança as suas viagens, lembrando se for visitar pessoalmente deverá fazer as suas reservas pelo site.

 

Jardim Botânico Recife horário de funcionamento

Jardim Botânico Recife

Jardim Botânico Recife fica aberto ao público das 09 hs as 15 hs, e de terça a domingo. A entrada é gratuita, e você e os demais visitantes poderão usufruir da beleza do local seguindo a todas as normas de higienização e recomendações das autoridades sanitárias.

Tanto a trilha a reforma da trilha que é acessível quanto do anfiteatro que será usado na obra piso intertravado antiderrapante que permite maior poder de drenagem evitando, assim, áreas de retenção das águas das chuvas.

O anfiteatro trata-se de um espaço que possui aproximadamente 50 m² e uma capacidade para 30 pessoas sentadas, que é destinado para as atividades variadas. Como as contações de histórias, bem como encontros teatrais, monitorias sobre os jardins temáticos e que permite atividades bucólicas de contemplação da natureza.

A trilha acessível consiste em uma passarela no nível do solo natural que possui extensão de 50 metros, que foi projetada pela equipe de arquitetos da Secretaria de Meio ambiente e sustentabilidade, de forma que acompanha na natureza.

A sua entrada está localizada próxima a casa de vegetação e atravessa a mata até chegar ao eixo principal, a avenida das sapucaias. Através dela, os visitantes com mobilidade reduzida têm a oportunidade de vivenciar a mais com o meio ambiente.

Já o Jardim Botânico Recife está inserido em uma unidade que é protegida com 11,44 hectares de mata Atlântica, sendo hoje em dia a única reserva ambiental totalmente estruturada para receber os visitantes, os turistas, e recifenses, com o objetivo de estreitar os laços das pessoas com a natureza.

O espaço público municipal vinculado à secretaria de meio ambiente e sustentabilidade, o jardim botânico do Recife abre de terça a domingo, das 9 hs as 15 horas. A entrada é gratuita e disponibilizada de jardins temáticos, como: cactos, orquídeas, Palmeiras, Palmeiras, plantas medicinais, sensorial e plantas tropicais.

Há trilhas monitoradas e exposições. Além de área pública de lazer e contemplação, o espaço abriga um corpo técnico que realiza pesquisas voltadas à botânica, restauração florestal e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.

Em 2015, o equipamento entrou para a lista dos cinco melhores do país, segundo os critérios estabelecidos pelo Ministério do Meio Ambiente. A medida reconheceu a importância do acervo e do trabalho desenvolvido no local visando à preservação da flora brasileira.

Dentre as atrações que prometem animar o público estão caminhadas ecológicas, oficinas de plantio e brinquedos, bem como contação de histórias e muito mais. Durante a tarde, o público poderá conferir de culinária saudável e sustentável que tem inicio às 16 horas.

O Jardim Botânico Recife ministrada pela gestora ambiental, Angélica Nobre, a atividade ensinará as receitas baseada no aproveitamento integral dos alimentos, com enfoque na importância do uso de partes não convencionais na alimentação como as cascas, os talos e as folhas que normalmente são descartados, mas que podem ser utilizados na alimentação.

 

O visitante ainda poderá conferir a caminhada ecológica trilha cega, às 10 hs onde o visitante conhece a fauna do espaço de olhos vendados e a contação de histórias a gota d’água às 14 hs 30, que versará sobre a importância de nosso rios e os mares.

 

O Jardim Botânico do Recife também se dedicará a diversão do visitante,  promovendo bastante contato com a natureza.  A atividade vai ensinar a montar um jardim em miniatura em casa ou no apartamento e também mostrar as técnicas de plantio, construção, acabamento e irrigação de jardins em miniatura que podem ser plantados em vasos sustentáveis.

 

Há trilhas monitoradas e exposições. Além de área pública de lazer e contemplação, o espaço abriga um corpo técnico que realiza pesquisas voltadas à botânica, restauração florestal e conservação da biodiversidade da Mata Atlântica.

 

Em 2015, o equipamento entrou para a lista dos cinco melhores do país, segundo os critérios estabelecidos pelo Ministério do Meio Ambiente. A medida reconheceu a importância do acervo e do trabalho desenvolvido no local visando à preservação da flora brasileira.

 

Dentre as atrações que prometem animar o público estão caminhadas ecológicas, oficinas de plantio e brinquedos, bem como contação de histórias e muito mais. Durante a tarde, o público poderá conferir de culinária saudável e sustentável que tem inicio às 16 horas.

 

Como você conferiu o Jardim Botânico Recife que é ministrada pela gestora ambiental, Angélica Nobre, a atividade ensinará as receitas baseada no aproveitamento integral dos alimentos, com enfoque na importância do uso de partes não convencionais na alimentação como as cascas, os talos e as folhas que normalmente são descartados, mas que podem ser utilizados na alimentação.

 

Vale a pena, porque ao fim da atividade, você vai poder usar os conhecimentos adquiridos para decorar o ambiente de casa com os objetos. O Jardim Botânico Recife ainda sedia uma caminhada ecológica conhecendo a mata as 10 h, e a contação de história a maior flor do mundo dentre outras atrações.

 

Vale ressaltar que todas as atividades são totalmente gratuitas e são voltadas para as crianças entre 7 e 12 anos, como também para os jovens entre 15 e 29 anos. As inscrições são realizadas nos locais, um pouco antes do inicio das práticas do turno da manhã e de tarde, com o número máximo de 30 participantes. As crianças devem estar acompanhadas pelos pais ou até mesmo pelos responsáveis durante todas as atividades.

 

Vale a pena porque há trilha que é acessível e que consiste em uma passarela no nível do solo natural que possui extensão de 50 metros, que foi projetada pela equipe de arquitetos da Secretaria de Meio ambiente e sustentabilidade, de forma que acompanha na natureza.

 

A sua entrada ela fica localizada próxima a casa de vegetação e por sua vez atravessa a mata até chegar ao eixo principal, a avenida das sapucaias. E é através dela que os visitantes com mobilidade reduzida têm a oportunidade de vivenciar a mais com o meio ambiente.

 

E caso você não possa ir pessoalmente por meio do passeio virtual do aplicativo que possibilita isso. Ou seja, o Jardim Botânico Recife vai além da apresentação de plantas é considerado um museu vivo e você pode visitar virtualmente.

 

Jardim Botânico Recife confira outras matérias aqui no nosso blog!

Continue Reading

Mais em Turismo

To Top