Uncategorized
Imagina na Copa vai contar 75 histórias de jovens transformadores no Brasil
O Imagina na Copa é o novo parceiro do Agenda do Recife. Um projeto capitaneado por quatro jovens que enxergaram na Copa do Mundo 2014 a oportunidade de transformar o país para melhor. No dia 3 de janeiro, lançaram o site www.imaginanacopa.com.br, em que publicam semanalmente a história de jovens que já estão atuando para mudar a vida das pessoas e das cidades onde moram para melhor. Até a abertura da Copa, serão 75 semanas e 75 histórias.
“Divulgar o que esses jovens estão fazendo é uma forma de a gente inspirar mais pessoas a colocarem a mão na massa, de mostrar que transformação cabe na vida de todo mundo, é só encontrar uma causa em que deseje atuar e começar”, explica Mariana Campanatti, co-fundadora do projeto.
O grupo tem o objetivo de criar uma força-tarefa para mudar o país até 2014. Para isso, optaram por direcionar o projeto para o público jovem, do qual eles mesmos fazem parte. Segundo a pesquisa “O Sonho Brasileiro”, conduzida pela Box 1824, 74% dos jovens brasileiros afirmam se sentir na obrigação de fazer algo pelo coletivo no seu dia a dia, e
79% concordam em utilizar parte do seu tempo para ajudar a sociedade.
Os dados demonstram que existe, entre os jovens, um cenário de muita intenção em colaborar, que muitas vezes o que falta é um passo a mais em direção a começar a atuar de fato.
Pensando nisso, o Imagina na Copa vai promover oficinas presenciais nas 12 cidades-sede da Copa 2014. O objetivo é ajudar os jovens a entenderem o tipo de atuação que querem ter e ajudá-los a se organizar para iniciar seus próprios projetos.
Essas oficinas vão combinar teoria e prática, usando conceitos de design para mudança social. Além de ser um momento para compartilhar conhecimento, elas serão fonte de novas ideias e de novas conexões entre os jovens participantes, de forma a estimular o surgimento de novas iniciativas e projetos.
Com o intuito de aumentar o impacto e fazer muito mais, foram convocados 40 jovens do Brasil inteiro para atuar localmente como “capitães” deste time, realizando missões, oficinas e encontrando histórias inspiradoras para mobilizar e empoderar mais jovens!
Entre em contato com o Imagina na Copa para conhecer o capitão mais próximo de você e junte-se a esta força-tarefa!”