Connect with us

Grande Recife Carteira De Estudante: Como Pedir a Sua?

Grande Recife Carteira De Estudante

Turismo

Grande Recife Carteira De Estudante: Como Pedir a Sua?

Grande Recife Carteira De Estudante: Como Pedir a Sua?

Quer saber mais sobre as Carteira de Estudante para os alunos da Grande Recife? Confira o nosso texto e descubra tudo sobre esse documento que além de te ajudar a se identificar como estudante em todo o estado, também te garantirá uma série de benefícios.

Confira em nosso texto sobre o que é a carteirinha de estudante, como fazer para emitir esse documento e em quais estabelecimentos ele é aceito.

 

A Carteira De Estudante

Grande Recife Carteira De Estudante

No Brasil, todo mundo regularmente matriculado em uma instituição de ensino têm direito a meia entrada em  cinemas, teatros, shows musicais, eventos educativos, entre outras coisas. Isso significa que todo estudante, independente do tipo de graduação, tem direito a pagar a metade do valor do ingresso em diversos tipos de shows e estabelecimentos.  Este é um serviço garantido pela lei 12.933/13.

Esse é um benefício importante  para que os alunos tenham experiências que impactarão suas vidas, mas sem gastar muito com estudos e exames, você não poderia deixar de contar com essa facilidade.

Além disso, esse é um documento que costuma ser válido em todo o território nacional, então você pode adquirir este documento em qualquer região, estado ou cidade e  ter a oportunidade de aproveitar diversos eventos pela metade do preço.

O cartão de estudante, outro nome  que pode ser atribuído a este documento, é válido para assistir a peças de teatro, concertos musicais, sessões de cinema, jogos de futebol, eventos educativos e muitos outros eventos, que podem ser  pagos com 50% do valor total.

É possível obter descontos em outros serviços e estabelecimentos comerciais como, por exemplo, as livrarias, mas isso  pode variar entre  as empresas que trabalham em conjunto com esse benefício.

O cartão ou carteirinha de estudante também pode ser usado para descontos em passagens de trem, metrô e ônibus em várias cidades brasileiras. No entanto, existem regras especiais para isso. Por isso, descubra como você pode usar essa vantagem.

Outra vantagem, que também é considerada  uma característica do carteira de estudante, é que todos os alunos devidamente matriculados em uma instituição de ensino podem recebê-lo mediante a apresentação do comprovante de matrícula exigido.

Isso se aplica a alunos do jardim de infância, ensino fundamental, ensino médio, bem como cursos  de graduação ou pós-graduação, como especialização, mestrado ou doutorado.

O cartão de estudante é gratuito para estudantes de baixa renda. É possível obter este documento gratuitamente apenas se já estiver inscrito no cartão jovem e desde que seja um jovem entre os 15 e os 29 anos, com renda familiar mensal de até dois salários mínimos e que esteja inscrito no cadastro único, o CadÚnico.

Na década de 1940, a União Nacional dos Estudantes lutou pelo acesso fácil a programas culturais pela metade do preço para  todos os alunos para complementar sua formação acadêmica.

O fato da carteirinha ser um documento oficial de estudantes faz parecer um pouco confuso que ele exista há tantas décadas. Mas o é uma verdade incontestável de que o documento é antigo. Durante todo o período da ditadura militar no  Brasil a meia entrada deixou de ser aplicada em diversos estabelecimentos, pois os carteirinhas eram produzidos livremente e perdiam sua legitimidade.

 

No entanto, ele assegurou que o benefício era garantido por lei em todo o país, então os cartões de estudante certamente seriam emitidos por entidades reconhecidas como a União Nacional dos Estudantes (FNEL), que garantia metade do preço das entradas

 

Desde 2017, o ISIC, em parceria com o FNEL, integra o modelo padronizado do governo a favor do cartão de estudante, o cartão de estudante ISIC, que garante mais de 15.000 descontos e benefícios nacionais e internacionais com empresas colaboradoras.

 

Como solicitar a carteira de estudante na Grande Recife

Estudantes matriculados na pré-escola, ensino fundamental, médio, superior , pré-vestibular e pós-graduação de toda a região metropolitana  de Recife já podem solicitar o cartão de estudante 2022 no site da Grande Recife.

As inscrições para conseguir emitir a carteirinha de estudante na Grande Recife podem ser feitas até  30 de dezembro deste ano, portanto, todas as taxas para isso devem ser pagas até  datas anteriores até este dia.

O estudante requerente ou responsável deve entrar no site da Grande Recife e clicar no link para a solicitação da Carteira de Estudante e clicar em “Solicite Agora”. O estudante então será encaminhado a uma outra página onde deverá criar um login e senha para acessar o sistema de solicitação da carteirinha.

Ao ser encaminhado para a próxima tela, é importante lembrar de verificar as informações exibidas, além de  informar o número do CPF e, se desejar, alterar a foto disponível. Se as informações fornecidas pela escola estiverem corretas, basta emitir o bilhete e efetuar o pagamento nas casas lotéricas.

Caso seja necessário alterar informações, o aluno ou o responsável deve entrar em contato com a instituição de ensino antes de criar o chamado no sistema. Se o aluno ainda não tiver se cadastrado no sistema, o mesmo aluno pode inserir os dados no site e solicitar a confirmação da escola e então emitir o boleto.

 

Como fazer a carteirinha de estudante de maneira gratuita

Para criar seu cartão de estudante, basta se cadastrar no site do DN E, não efetuar nenhum pagamento e enviar o número da inscrição e foto do cartão jovem para [email protected] e aguardar a resposta do DNE. seu aplicativo gratuito. Para obter gratuitamente a carteirinha o aluno deve comprovar renda e possuir o ID Jovem. Acesse o site do DNE para saber mais a respeito.

 

Carteirinha do Estudante Versão Digital

É possível ter a versão digital de sua carteira depois de ter emitido a versão física do documento. O estudante pode baixar o aplicativo CEI PE (Carteira de Identidade do Estudante Pernambucano) em seu smartphone e também ter  uma versão digital do documento.

 

O aplicativo escaneia  QR code no cartão físico e valida os dados para acessar a versão digital no celular.

 

Nome social na carteirinha de Estudante Grande Recife

A região da Grande Recife, desde 2017, permite o uso do nome social na carteira de estudantes. Para isso, as pessoas transgêneras devem fazer a solicitação pessoalmente no setor de Carteira Estudantil, no Parque de Exposições do Cordeiro – Avenida Caxangá, 2200.

 

Grande Recife carteirinha de estudante falsa

A pessoa que falsificar ou comprar a carteira de estudante falsa pode cometer o crime de falsidade ideológica, com  pena de 1 a 5 anos, sendo que o uso do documento falso resulta na penalidade imposta por falsificação ou  alteração deste tipo de documento. Portanto, evite usar um documento falsificado.

 

Quanto tempo demora a carteirinha de estudante Grande Recife

O prazo para que o documento fique pronto é de 30 dias corridos. A carteirinha de estudante garante o direito de utilização  de metade do bilhete comprando créditos para o Vem Estudante e pagando metade do preço para eventos culturais e esportivos.

 

Lugares que aceitam a Carteirinha de Estudante

A Lei 12.933/13, também é conhecida como “lei da meia-entrada”,  e foi  especificamente criada para regular tudo relacionado ao acesso a esse tipo de serviço. Resumindo, a lei ajudou a definir quem teria direito a esse tipo de benefício e como ele seria garantido.

 

Em suma, os alunos dos cursos de ensino fundamental,  médio e  superior,  este último com titulação técnica superior a 420 horas, de cursos de graduação e pós-graduação. A lei exclui os alunos  matriculados em cursos  não exigidos por lei, ou seja, eles não têm acesso ao benefício.

 

A lei da meia entrada garante que os estudantes e outros beneficiários pagam apenas 50% do preço total de um ingresso. De acordo com a mesma lei, 40% do total de ingressos devem ser reservados para meia-entrada.

Essa Lei é aplicada em diversos estabelecimentos e eventos e confira onde você pode conseguir esse tipo de acesso com a sua carteirinha de estudante:

 

  • Acesso ao cinema pela metade do preço: todos os cinemas dentro e fora dos shoppings devem oferecer um contingente de ingressos pela metade do preço e aceitar carteiras de estudante;
  • Shows pela metade do preço: eventos como Rock In Rio e Lollapalooza também devem ser pela metade do preço. Para conseguir esse benefício devem verificar o documento para o benefício da carteira de estudante;
  • Meia entrada e jogos de futebol: para conseguir esse benefício em qualquer partida de qualquer campeonato basta apresentar sua carteira de estudante no ato da compra para receber o benefício. Assim você pode comemorar o gol do seu time em todos os jogos;
  • Meia entrada no teatro: espetáculos teatrais, circenses e educativos também estão incluídos na lei e é possível assistí-los pagando a metade do preço no ingresso.

 

Esses acima são alguns tipo de eventos e estabelecimentos que são obrigados por lei a garantirem uma porcentagem de seus ingressos pela metade do preço.

 

Verifique a agenda de eventos da região para saber quais são as opções de entretenimento disponíveis que podem ser aproveitadas com esse benefício.  E para mais informações sobre como emitir esse importante documento acesse o portal Grande Recife.

 

 

 

Continue Reading

Mais em Turismo

To Top