Distância Entre São Paulo E Recife
Quer saber a distância entre São Paulo e Recife? Continue a leitura deste artigo e descubra qual a distância entre essas duas capitais, uma localizada no sudeste brasileiro e a outra considerada uma das principais cidades de todo o nordeste Brasileiro.
Começaremos esse texto falando um pouco sobre essas duas cidades. A primeira é a cidade de São Paulo, sendo essa a capital do estado de mesmo nome e sede da Região Metropolitana de São Paulo.
A Capital do Recife
A capital paulista possui cerca de 12 milhões de habitantes, isso a faz ser a capital populosa do Brasil. Ela está inserida no bioma Mata Atlântica, tendo clima predominantemente Subtropical Úmido, sendo assim o tempo pode sofrer bruscas variações durante o dia.
A cidade de São Paulo é considerada uma cidade global em função do seu dinamismo econômico e dos serviços de que dispõe, sobretudo no que diz respeito às redes de transporte e de comunicação. São Paulo apresenta, entretanto, muitos desafios estruturais característicos de grandes metrópoles, como problemas com segurança, transporte público e outros.
Falando agora sobre o início de sua história, a fundação da cidade de São Paulo aconteceu no local conhecido como Pátio do Colégio, no dia 25 de janeiro de 1554, há quase 500 anos.
Assim como diversas construções da época foi construída pela missão jesuítica liderada pelos padres José de Anchieta e Manuel da Nóbrega, com a intenção de catequizar as populações indígenas que viviam na região do que hoje é a cidade de São Paulo.
Com isso, São Paulo foi, aos poucos, ganhando centralidade econômica e política na região e tornou-se capital da província em 1815. A intensificação dos fluxos de migrantes e do desenvolvimento econômico de São Paulo aconteceu, principalmente, durante o ciclo do café.
Com o avanço da industrialização, juntamente do fenômeno da urbanização, São Paulo foi consolidando o seu papel na economia regional e nacional, chegando, atualmente, à classificação de cidade global.
Não é atoa abriga cidade de São Paulo abriga a sede do governo do estado, localizado na região Sudeste. São Paulo possui atualmente uma área de 1.521,110 km 2, sendo a 9ª maior cidade em extensão do estado.
O município também é considerado sede da Região Metropolitana de São Paulo, que ao todo é composta, no total, por 39 cidades e conta com mais de 20 milhões de habitantes.
Atualmente, de acordo com a classificação do IBGE, a cidade de São Paulo, capital paulista, é considerada uma grande metrópole nacional.
Em relação aos serviços que concentra em setores variados e do dinamismo econômico, São Paulo é também classificada como cidade global.
O clima predominante é o Subtropical Úmido, caracterizado pelas temperaturas amenas, com média de 22 ºC, e chuvas bem distribuídas ao longo do ano. O município, entretanto, apresenta algumas particularidades com relação ao tempo.
Falando sobre o clima da cidade, a amplitude térmica diária de São Paulo é bastante elevada, podendo apresentar temperaturas muito baixas, nos períodos da manhã e noite, e atingir rapidamente valores máximos durante o dia.
Na cidade ocorre o fenômeno conhecido como ilha de calor, algo característico dos grandes centros urbanos.
A região de São Paulo
No critério população a cidade de São Paulo possui cerca de 12.325.232 habitantes, sendo assim conhecida como a cidade mais povoada do Brasil.
Ao levarmos em consideração os dados do último censo, a densidade demográfica do município é de 7.398,26 hab/km 2, o que o coloca em primeiro lugar entre os municípios mais povoados do país.
Ainda assim, a taxa de crescimento populacional da cidade tem diminuído com o passar dos anos, e na última década (2010-2019) registrou um valor de 0,55%. comparado às décadas anteriores,
Hoje em dia a faixa etária da população da cidade de São Paulo concentra-se na faixa dos 20 aos 49 anos e vem passando por um processo gradual de envelhecimento.
A expectativa de vida média dos habitantes de São Paulo é de 70,1 anos. No entanto, esse número pode ser diferente, de acordo com o distrito. Além disso, nas áreas de periferia, a expectativa de vida bem é menor do que em bairros centrais ou bairros nobres, pois a diferença pode ser de até 23 anos.
Ainda falando sobre a população da cidade, a capital paulista recebe anualmente muitos migrantes de outros estados do Brasil e do mundo.
Com relação aos moradores que vêm de outros países, os principais são oriundos de Portugal, Bolívia,Japão, China e Itália. Além disso, o município também recebe pessoas vindas da Venezuela, do Haiti e de países da África, como Angola, Nigéria e Senegal.
Quando o assunto é economia pode-se citar que o PIB da cidade de São Paulo para 2018 foi de R $714.683.362,46 (IBGE), o que correspondia a 10,2% do PIB brasileiro.
Vale a pena mencionar que a maior parcela desse valor (74,08%) é formada pelas atividades do setor terciário, seguido da indústria (8,12%) e, por fim, com menor participação (0,005%), da agropecuária. Isso faz com que no contexto mundial, São Paulo seja a 21ª economia, e a 3ª maior da América Latina.
O município também tem grande destaque no setor financeiro, abrigando as sedes de alguns dos principais bancos nacionais e internacionais, bem como de grandes indústrias, que vão desde o setor de tecnologia, de comunicação, até montadoras de veículos e empresas do agronegócio mundial.
Sendo assim, no geral, 63% das empresas internacionais com filial no Brasil concentram-se em São Paulo. Em função disso, o município é considerado um importante centro financeiro do país.
Distância Entre São Paulo E Recife
Agora falando sobre Recife, a outra ponta do nosso trajeto, a cidade é a capital do estado de Pernambuco e localiza-se na costa nordestina do litoral brasileiro.
Recife possui um clima tropical fortemente influenciado pela umidade proveniente do oceano. E a história da cidade está atrelada ao processo de colonização brasileiro.
Marca muito forte na cidade, durante o Brasil Colônia, a invasão de tropas holandesas contribuiu para a consolidação da estrutura urbana local.
Hoje em dia Recife possui cerca de 1,6 milhão de habitantes, que são governados por um regime de divisão de poderes. A cidade possui uma forte atividade econômica terciária e tem modernos equipamentos de infraestrutura. Além disso, a cidade de Recife é um dos principais centros culturais do Brasil.
Falando um pouco sobre a história, a origem da cidade de Recife está diretamente relacionada à ocupação da costa brasileira pelas forças portuguesas a partir do processo de colonização do país.
Isso mais a chegada dos portugueses culminou com a ocupação e construção dos primeiros equipamentos urbanos no território recifense. Porém, Recife era apenas uma pequena vila de pescadores e dependia de Olinda, núcleo urbano muito mais desenvolvido da época.
Como já dissemos, o crescimento da cidade de Recife ocorreu de fato a partir da invasão holandesa na cidade. O domínio holandês do território recifense durou entre 1637 e 1654, período no qual houve uma forte expansão de Recife, por meio da construção de equipamentos de infraestrutura urbana pelos invasores, fazendo assim com que a cidade se desenvolvesse rapidamente ao longo dos anos.
Hoje em dia o município de Recife tem cerca de 1,6 milhão de habitantes sendo por isso considerada a maior cidade em população de Pernambuco e a terceira maior de todo o Nordeste. Além disso, ela é a nona cidade mais populosa do Brasil.
Em razão do seu tamanho, Recife também pode ser considerada uma das cidades mais densamente povoadas do Brasil, sendo extremamente urbanizada.
Outro fato sobre a cidade é que a capital pernambucana, junto com os municípios que formam a sua região metropolitana, é uma das principais aglomerações urbanas do país.
Além disso, a formação populacional da cidade está atrelada às origens da própria população brasileira, uma vez que é fruto da miscigenação entre europeus, africanos e indígenas, grupos étnicos que formaram a base da população do Brasil.
Mais um dado interessante da cidade é que em Recife, a tradição religiosa é muito forte entre a população, sendo as religiões mais praticadas o catolicismo e o protestantismo.
Agora falando um pouco sobre a economia do Recife, as atividades da cidade estão ancoradas no setor terciário, com destaque para as atividades de comércio, serviços, turismo e logística.
Além disso, a capital de Pernambuco é um dos principais centros comerciais do estado e oferece uma ampla gama de serviços para a população de toda a região nordestina brasileira.
Sendo um dos principais motivos que levam as pessoas a visitarem Recife, a atividade turística na cidade também é muito forte, com destaque para o turismo histórico e praiano.
Na cidade há também o Porto Digital, um dos mais importantes centros de tecnologia do Brasil, que se consolidou como uma referência na produção de softwares.
Para aqueles que estão pensando em visitar uma das duas cidades, a distância entre São Paulo e Recife é de 2613 km. Sendo assim, o tempo estima-se que o percurso da viagem entre as duas cidades leve aproximadamente 34 horas. Já em linha reta a distância entre São Paulo e Recife é de 2130 km.
Se você gostou do nosso texto sobre a distância entre Recife e São Paulo e deseja mais conteúdos como esse é só continuar nos acompanhando.