Connect with us

Camisa Sport Recife: Qual é a Melhor? | Ranking Completo

Camisa Sport Recife

Esportes

Camisa Sport Recife: Qual é a Melhor? | Ranking Completo

Camisa Sport Recife: Qual é a Melhor? | Ranking Completo

O Sport Clube do Recife já teve diversas camisas. Algumas muito bacanas, outras menos. Os torcedores se perguntam: afinal, que é a melhor camisa Sport Recife? Nós preparamos um ranking completo, avaliando as camisas.

Sobre o Sport Recife

Fundado em 13 de maio de 1905 pelo engenheiro Guilherme de Aquino , juntos de seus ardentes seguidores no salão da associação dos empregados do comércio de Pernambuco, o Leão do Norte – Nordeste teve sua estreia nos campos em 22 de junho de 1905, em um amistoso contra o English Eleven, um time formado por funcionários ingleses que apesar do favoritismo, se contentou com o empate de 2×2.

A partir daí, o Sport Clube do Recife teve uma trajetória marcada por grandes momentos. Momentos esses escritos por grandes homens que se mostraram verdadeiros visionários em sua liderança, sem esquecer dos anônimos que também mostraram sua paixão pelo Leão do Recife através de suas incontáveis contribuições.

Tendo o Leão como seu símbolo sobre o Vermelhe e Preto do Brasão, o time também conta com Nossa Senhora de Fátima como padroeira  por ter sido fundado no mesmo dia em que a virgem apareceu para 3 crianças portuguesas. E além disso, o Leão ainda conta com mais de 2,4 milhões de apaixonados Rubro-negros, vibrando com o time em seus momentos diversos.

Sport Recife: As principais conquistas do Leão da Ilha

Veja a seguir algumas das conquistas que consagraram o Sport durante a sua trajetória.

Brasileiro de 1987

Comandado pelo técnico Émerson Leão, o Sport escreveu uma das páginas mais importantes de sua história no ano de 1987, quando levou o campeonato brasileiro, contra tudo e contra todos. Um título conquistado dentro de campo e ratificado ano após o ano nos Tribunais, em todas as esferas possíveis.

Em 18 de abril de 2017, o STF decidiu que o Sport era o único e legítimo campeão de 1987 – após várias tentativas de recorrer contra a decisão, pelo Flamengo e dando o caso como encerrado. Em meados de março de 2018, um ponto final na discussão: a decisão da STF transitou em julgado e os cariocas não têm mais como recorrer. Em campo: por conta do imbróglio jurídico durante o campeonato, a decisão do título só aconteceu no ano seguinte. O Rubro-negro Pernambucano disputou a taça com o Guarani. No primeiro jogo, em Campinas, empate por 1×1. Na volta, em 7 de fevereiro de 1988, em uma Ilha do Retiro lotada, o Leão venceu por 1×0, com gol do zagueiro Marco Antônio, aos 19 minutos do segundo tempo.

Copa do Brasil de 2008

Em 11 de junho de 2008, o Sport sagrava-se campeão da Copa do Brasil. A Ilha do Retiro ficou conhecida como “La Bombonilha” pela pressão que a torcida fez sobre os adversários em todo o torneio. Na finalíssima, Sport x Corinthians. A primeira partida foi em São Paulo, e o alvinegro venceu por 3×1.

Série B do Brasileiro de 1990

Rebaixado em 1989, o Sport voltou à elite do futebol brasileiro já no ano seguinte, sendo campeão da Série B de 1990. Mais um troféu para a galeria do Rubro-negro Pernambucano, que vinha de um vice-campeonato da Copa do Brasil. Nas semifinais, o time leonino passou pelo Guarani. Na decisão da Segundona, contra o Atlético-PR, 1×1 em Curitiba e 0x0 na Ilha do Retiro.

Tricampeão da Copa do Nordeste (1994, 2000 e 2014)

No torneio regional mais competitivo do País, o Sport tem seu lugar de destaque. Três vezes campeão da Copa do Nordeste, o Leão da Praça da Bandeira alcançou o primeiro título em 15 de dezembro de 1994, vencendo o CRB na decisão por pênaltis, em Alagoas. Seis anos depois, o Rubro-negro Pernambucano conquistava o bicampeonato. Foi Sangaletti quem marcou, de cabeça, o gol que garantiu o empate por 2×2 contra o Vitória, na Ilha do Retiro. Na ocasião, os leoninos tinham a melhor campanha da competição e jogavam pela igualdade no placar. Em 2014, o terceiro título. Após vencer o Ceará por 2×0 na partida de ida da final, o time rubro-negro empatou por 1×1 no jogo da volta, no Castelão. Com gol de Neto Baiano, de pênalti, o Sport garantiu o tricampeonato da Copa do Nordeste.

Campeão do Torneio Norte e Nordeste (1968)

Reunindo equipes das regiões Norte e Nordeste do Brasil, esta competição foi realizada durante três anos (1968, 1969 e 1970), com o Sport sendo campeão na primeira edição. Com a finalíssima sendo disputada em 1969, o Rubro-negro Pernambucano encarou o Remo. No jogo de ida, no dia 23 de fevereiro, em Belém-PA, o Leão venceu por 3×1. No segundo duelo, em 2 de março, na Ilha do Retiro, mais uma vitória rubro-negra, desta vez por 2×1. No placar agregado, 5×2 para os leoninos, que garantiram a taça do interregional. O torneio foi organizado pela Confederação Brasileira de Desportos (CBD), afim de movimentar os clubes naquela época.

Camisa Sport Recife: A história do Brasão

Apesar do Brasão atual do Sport ser bastante conhecido, ele não foi o único e nem foi criado com o time.

Sua criação veio após um episódio envolvendo um torcedor do Remo-Paysandu, time Paraense, onde o mesmo danificou o troféu Leão do  Norte, conquistado pelo Sport em cima do time rival. Depois disso, o time resolveu adotar o Leão como seu mascote e símbolo máximo.

Já o primeiro Brasão pouco lembra o atual. Ele abraçava um grande número de esportes e acompanhou o Clube nos primeiros anos de fundação. No Estatuto, era definido da seguinte forma: “Sobre uma âncora, tendo no braço a data 13/05/1905, apoiada sobre um par de remos cruzando com um mastro contendo flâmulas descendentes e um croquete, um salva-vidas, tendo no centro uma bola de futebol entre um pau de críquete e uma raquete de tênis, cruzados, e em cima da bola pelas letras SCR, entrelaçados em monograma e, no corpo, escrito Sport Club Recife”.

Camisa Sport Recife: qual o melhor uniforme?

Mantendo sempre seu padrão, o uniforme principal do Sport, não sofreu muitas mudanças desde a sua criação em 1905. Optando por manter as faixas horizontais em preto e vermelho, a variação ocorre apenas no segundo e terceiro uniformes, após uma parceria com a Adidas. Outras variações também ocorreram em uniformes comemorativos. Listamos a seguir as 5 melhores variações pra você torcedor que deseja adquirir o seu uniforme rubro-negro.

1. Camisa Sport Preta 2015

A queridinha da torcida no ano de 2015 inicia essa lista. Com detalhes na cor laranja, ela mantém o designe habitual dos uniformes do Leão: Listras horizontais em um tom mais claro intercalando com o tom mais escuro que predomina no uniforme. O brasão é o emblema da Adidas marcam o peito da camisa.

2. Camisa Sport 2 2016

Servindo como uma alternativa ao branco, o segundo uniforme do Sport n temporada de 2016 foi o dourado,. Uma clara referência ao clássico uniforme usado pelo time em 2009, ocasião em que disputou a taça libertadores da América.

Essa camisa trazia as três Listras da Adidas nos ombros. Com o brasão e o símbolo da marca estampados no peito.

3. Camisa Sport 3 2016

Ainda em 2016, trouxemos mais uma que caiu no gosto da torcida rubro-negra. Essa variação, também na cor preta, possuía um detalhe preto e vermelho estampado no peito, muito chamativa.

4. Camisa Sport laranja 2014

Esse modelo, também querido pelos torcedores, veio em 2014 na cor laranja com Listras pretas nos ombros, marca registrada da até então patrocinadora Adidas. Esse versão do uniforme teve muitos adeptos.

5. Camisa tradicional

Como já era de se esperar, o manto tradicional do Rubro-negro  não poderia ficar de fora dessa lista. No habitual padrão de Listras vermelhas e pretas na horizontal, o uniforme ze mantém fiel em 2022, com um design retro e refinado, a nova camisa do Sport Clube Recife é uma homenagem a sua cidade Natal. Tendo sido apresentada pela Umbro, atual parceira oficial do time, a camisa titular agora trás as faixas rubro-negras mais grossas e faz referências ao símbolo do sol, presente na bandeira tanto na bandeira pernambucana, quanto na recifense. A gola v trás escrito por dentro, na parte de trás “Leão da Ilha”, junto do mascote do time.

6. Camisa bônus

Não poderíamos deixar de falar do clássico uniforme reserva na cor branca, trazendo grafismos em formato do sol e do mar, uma clara referência ao título de “Veneza Brasileira” dado a cidade e Recife. O padrão de estampa da camisa também segue o modelo tradicional.

Qual a melhor camisa do Sport Recife?

Ao falar de qual o melhor modelo de camisa do Leão, é claro que o manto tradicional vai ser sempre a referência máxima para os torcedores mais apaixonados, isso por refletir todo peso que o Sport Clube de Recife tem para o futebol do Norte e Nordeste Brasileiro. É inegável que suas variações de uniforme são extremamente bonitas, e isso é inegável uma vez que a beleza destes é confirmada pelo apreço e adoção pela torcida rubro-negra. E como bem diz o ditado: a voz do povo é a voz de Deus, mas nesse caso, a voz do povo é a voz do Leão!

Mas é aí, o que você achou dessa lista? Achou que faltou algum uniforme que deveria ter seu lugar de honra por aqui? Conta pra gente!

 

Continue Reading

Mais em Esportes



Publicidade

Mais Lidos

Redação

Agenda Cultural

To Top