Cais do Sertão sedia exposição de artes em metais
No último dia 13, a exposição Metamorfoseando o Metal, do Martelo ao Cinzel-Arte, de Jorge Guendler, chegou até o Museu Cais do Sertão, no Bairro do Recife. Disponível ao público até 28 de janeiro, o trabalho contempla obras executadas a partir da técnica conhecida como “Chasing and Repoussé” (cinzelando e repuxando), aplicada de forma inédita pelo artista em peças de grandes dimensões em alumínio e aço inox.
De modo a alcançar essas obras e em tantas outras já elaboradas, Jorge Guendler fez muitas pesquisas e estudos sobre o assunto. Com isso, ele fabricou suas próprias ferramentas para trabalhar com o metal em grandes dimensões, de maneira a moldá-lo na forma da expressão desejada.
Durante a elaboração, o artista emplacou martelos especiais, cinzéis e ponteiros, além do maçarico. Suas obras nasceram de visões imaginativas e as cores da pintura servem de complemento às suas obras. O figurativo e o abstrato passeiam por vezes nas obras e se juntam a componentes simbolistas e geométricos.