Vacina Recife Agendamento: Locais e Calendário
Para a ampliação e para facilitar também o acesso da população a vacina contra o covid-19 no Recife, a prefeitura da cidade passou a oferecer a demanda espontânea. Essa medida que foi tomada vale para todos a partir dos 12 anos de idade. Outros centros e também drive-thrus seguem aplicando o imunizante através de agendamento, ou seja, a vacina Recife agendamento.
Vacina recife agendamento
Conforme a explicação da secretaria de saúde do Recife (SESAU), a lista com os pontos de vacinação com agendamento e sem agendamento é atualizada todos os dias. Você que é cidadão da região pode acessar o portal da secretaria de saúde de Recife. O documento mostrará o local para sua vacinação, o endereço completo e o horário de funcionamento.
A vacinação sem o agendamento se concentra em Upinhas e Unidades de saúde da família que são espalhadas pela capital do Pernambuco. Nas policlínicas e nas unidades básicas tradicionais, a vacinação segue acontecendo por vacina Recife agendamento assim como também nos pontos de drive-trhu. A SESAU amplia gradualmente os pontos de vacinação, saltando de 27 para 172 locais que servem como ponto de vacinação.
Por enquanto, devido a baixa da quantidade da vacina Pfizer pediátrica que foram enviadas pelo Ministério da Saúde, as crianças entre 5 e 11 anos precisarão continuar fazendo o vacina Recife agendamento para imunização em todos os locais.
Vacina Recife agendamento doses de reforço
As doses de reforço podem receber a primeira dose de reforço (terceira dose) as pessoas a partir de 12 anos que tomaram a segunda dose há pelo menos quatro meses. Já os cidadãos com 40 anos ou mais, imunossuprimidas, as pessoas com o índice de massa corporal igual ou maior a 40 assim como também os trabalhadores da saúde que tomaram a primeira dose de reforço há, pelo menos, quatro meses também poderão receber a segunda dose adicional (quarta dose).
A vacina Recife agendamento pode ser realizado no site do conecta Recife ou pelo app. As crianças com idade de 8 a 9 anos sem comorbidades podem efetuar o agendamento e ter a vacinação contra o covid-19. A nova etapa da imunização infantil na capital do estado do Pernambuco teve a divulgação pela prefeitura. A vacina Recife agendamento é realizada na internet ou através do aplicativo do conecta Recife.
Existem quatro centros de vacinação infantil no Recife, onde as vagas foram disponibilizadas. A ampliação acontece no dia seguinte a autorização do governo do Estado do Pernambuco para as prefeituras utilizarem a vacina coronavac para a vacinação das crianças de 6 anos a 11 anos contra a doença covid-19.
O imunizante foi liberado pela Agência Nacional de vigilância sanitária e foi incorporado pelo Ministério da Saúde no plano nacional de operacionalização. Antes da ampliação da imunização para essa nova faixa etária, o Recife vacinava crianças entre 5 e 11 anos com doenças neurológicas crônicas, deficiências permanentes, bem como que possua comorbidades, síndrome down e também autismo, além de todas as crianças que têm a partir de 10 anos. A vacinação infantil acontece nos seguintes locais:
- No Sest Senat no porto da madeira;
- Na universidade federal de Pernambuco na cidade universitária;
- Faculdade universo, na Imbiribeira;
- Universidade Católica de Pernambuco na Boa Vista.
A vacinação a aplicação é realizada de domingo a domingo, das 7 horas e 30 minutos às 18 horas e 30 minutos. A prefeitura ressaltou que é preciso que cumpra com um intervalo de 15 dias, antes ou depois, entre as vacinas do calendário de imunização do público infantil e também da covid 19.
Foram vacinados cerca de 2.291 crianças e três 5 e 11 anos com o imunizante da Pfizer o que representa 1,44% de cobertura vacinal. Na cidade, a estimativa do Ministério da Saúde que é baseada no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é de que há 159.558 mil crianças nessa faixa etária dos 5 anos aos 11 anos. A vacinação infantil contra a covid-19 teve início no Recife no dia 15 de janeiro. As crianças por sua vez que são vacinadas na capital recebem um livro de literatura infantil e um certificado de criança super vacinada.
Vacina Recife agendamento quais os documentos necessários
Os documentos que são necessários durante o cadastro para efetuar o agendamento de vacinação, é necessário que você anexe um documento oficial da criança e também um documento oficial que comprove filiação responsabilidade. Para a comprovação de comorbidade ou da deficiência permanente, é obrigatório o anexo um laudo ou uma declaração informando a condição da criança. O modelo da declaração está disponibilizado no conecta e deve ser preenchido e assinado por um médico.
O laudo médico deve conter a respectiva classificação internacional de doenças da doença e condição da criança. Os documentos que são anexados no conecta também precisam ser levados no dia que você agendou para a vacinação. Pois, eles devem ser apresentados o original e a cópia que por sua vez fica retida no local que você irá vacinar juntamente com a declaração ou o laudo.
Segundo a prefeitura, os pais ou os responsáveis devem estar presentes no momento em que a criança está sendo vacinada, bem como apresentar os documentos de identificação do adulto e da criança, além do comprovante de residência na capital do estado de Pernambuco. E na ausência dos pais ou de um responsável que devem estar presentes no momento da vacinação das crianças, a imunização deverá ser autorizada por um termo de consentimento por inscrito.
E para esses casos, além do termo de autorização, a pessoa que for acompanhar a criança deve levar documento que comprove a relação de parentesco, além de portar o documento da criança e também de um comprovante de residência.
A vacinação contra o covid-19 na capital do estado de Pernambuco agora será por demanda espontânea, isso quer dizer que a necessidade de agendamento, nas unidades de saúde da família. Nas policlínicas e nas unidades básicas tradicionais a vacinação está seguindo a vacinação por agendamento.
Então medida da prefeitura do Recife é válida para as pessoas a partir de 12 e que tem como objetivo a ampliação e também poder facilitar o acesso da população aos imunizantes. Além disso, a secretaria de saúde do município está ampliando e facilitando o acesso da população aos imunizantes gradualmente, já os pontos de vacinação, saltou de 27 locais para 172 locais, sendo um aumento de 537%.
Foram oferecido 71 novos pontos de vacinação , com salas de vacinas das USFs funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 08 horas às 16 horas e a secretaria de saúde do Recife orienta que a população procure aquela mais próxima da sua residência. E devido a baixa quantidade de Pfizer pediátrica que foi enviada pelo Ministério da Saúde, as crianças com idade entre 5 anos e 11 anos precisarão continuar agendando a imunização em todos os locais.
O Recife já vem aplicando mais de 4 milhões de vacinas anti covid 19 entre as primeiras e segundas doses, além da primeira dose de reforço e a segunda dose adicional. Hoje em dia a cidade tem 86,72% da sua população a partir de 12 anos com o esquema vacinal completo e 61, 75% com ao menos uma dose e 37,09% estão com o esquema completo.
Eles podem receber a primeira dose de reforço que é a terceira dose as pessoas a partir de 12 anos que tomaram a segunda dose há quatro meses pelo menos. E aquelas que têm idade de 50 anos ou mais, os imunossuprimidas, e com índice de massa corporal igual ou maior a 40 e também os trabalhadores da saúde que tomaram a sua primeira dose de reforço há pelo menos há quatro meses, também podem receber a segunda dose adicional que é a quarta dose.
Já a vacinação sem a necessidade de agendamento se soma a outras estratégias previamente adotadas na capital para assim fazer a ampliação da cobertura vacinal contra a covid-19 na cidade. Pois, desde o mês de agosto do ano de 2021 a secretaria vem cada vez mais intensificando a vacinação com as ações itinerantes, sem agendamento, de busca ativa nas comunidades, em creches e em escolas. A PCR também ofereceu a vacinação em cinco shoppings da cidade e também promoveu ações de estimulo como o carro da vacina, o caldinho da vacina e o parquinho da vacina.
A vacina Recife agendamento, como você viu possui a opção de vacinação sem a necessidade de agendamento que por sua vez se soma a outras estratégias previamente adotadas na capital para assim fazer a ampliação da cobertura vacinal contra a covid-19 na cidade.
E tudo isso vem acontecendo desde o mês de agosto do ano de 2021, pois, a secretaria vem cada vez mais intensificando a vacinação com as ações itinerantes, sem agendamento, de busca ativa nas comunidades, em creches e em escolas. E assim vem promovendo ações de estimulo, como, por exemplo: o carro da vacina, o caldinho da vacina e o parquinho da vacina.
Para saber mais informações sobre vacina Recife agendamento confira em outras matérias aqui no nosso blog!