Memórias do Barro: Vitória Vatroi lança o filme Deságue
A origem de suas memórias familiares possibilitou a artista visual pernambucana Vitória Vatroi o reencontro com a sua produção artística. Depois de revisitar a caixa de memórias deixada por sua avó, a artista entendeu que poderia encontrar em Tracunhaém, cidade de origem de parte da sua família, as respostas para aquilo que originou o filme Deságue, lançado na última terça-feira (7).
De modo geral, a produção, que envolve o financiamento do edital Recife Virado 2022 – Secretaria de Cultura do Recife, materializa sonhos que a artista conquistou no decorrer do evento em Tracunhaém que deu origem ao zine “Encruza”, projeto desenvolvido também pela artista em 2022. Em função da imageação, termo utilizado pela artista para explicar a soma entre sua capacidade mental e suas ações, Vitória Vatroi apresenta suas ancestralidades nesta produção.
“A serra Trapuá, organismo que resiste à predação colonial canavieira, é protegida por guerreiros que habitam e se alimentam do barro. Há muito tempo venho sonhando com esses seres que se materializam na modelagem do barro e, após o fogo, irão atravessar o tempo como cerâmica”, pontua a artista.
Serviço
Evento: Lançamento do filme Deságue;
Dia/Horário: 07/02/2023 às 20h;
Local: No perfil oficial da artista no instagram (@vitoria_vatroi);
Exibição: No canal no Youtube da artista.